• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

10 fatos surreais sobre a ida do homem à lua

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      13/09/18 às 14h25

Astronautas são pessoas treinadas para fazer uma viagem espacial, seja qual for sua posição nela. Eles podem comandar, pilotar, servir como membro da tripulação ou estarem ali para fazer serviços fora da nave. Seja como for são eles que vão ao espaço. Viajar para fora de nossa órbita pode ser o sonho de alguns. Com certeza ver o planeta Terra de longe deve ser uma das coisas mais lindas que existem.

Yuri Gargarin, um astronauta soviético, foi a primeira pessoa a ter sido mandada para o espaço. Em 1969, oito anos depois, os Estados Unidos fizeram a primeira viagem até a lua. A missão Apollo 11 fez com que Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisassem no solo lunar junto com a bandeira da nação americana. Entre 1969 e 1972 houve cinco pousos na lua, mas nenhuma pessoa mais foi mandada depois. Será que tem explicação para nenhuma pessoa mais ter voltado à lua? A ida do homem rumo à nosso satélite natural é cheia de segredos e aqui estão mais alguns fatos sobre a ida do homem à lua.

1 - Conspiração

É sabido que uma das teorias conspiratórias mais espalhadas pela internet é a de que o pouso na lua foi forjado. Os conspiradores dizem que tudo foi uma encenação e que as fotos que vemos foram tiradas em um estúdio de Hollywood com atores, iluminação e tudo mais. Mas, segundo os cientistas, seria mais difícil forjar o pouso do que realmente ter ido lá.

2 - Cheiro

Quando crianças imaginávamos que a lua fosse de queijo, e mais que natural que ela cheirasse como um, não é mesmo!? Mas, segundo os astronautas, a lua tem um cheiro que se parecesse ao de pólvora quando disparada. Já o espaço cheira como uma corrida NASCAR, uma mistura de fumaça de diesel, churrasco e metal derretido. Provavelmente o odor é por causa das estrelas moribundas.

3 - Donos

Em 1979, o Tratado da Lua foi assinado e definiu que os recursos que nela existiam são herança comum da humanidade. O problema é que os países que têm programas espaciais, Rússia, EUA e China, não assinaram o contrato.

4 - Motos

A NASA realmente quase mandou motos para o espaço. Protótipos foram construídos e testados em gravidade zero para serem mandadas na missão Apollo 15, caso o rover lunar não ficasse pronto a tempo. As motos não foram enviadas porque o rover ficou pronto, e esse fato ficou só como uma curiosidade da NASA.

5 - Homenagem

Quando Neil Armstrong foi para a lua, a Guerra Fria estava no seu auge, mas ele tinha uma tarefa a ser feita. Deixar um pacote na lua em homenagem aos antigos astronautas soviéticos como Vladimir Komarov, que foi a primeira pessoa a morrer em uma viagem espacial e a primeira pessoa no espaço, Yuri Gagarin.

6 - Poeira

O pó da lua foi descrito como fino como uma farinha e áspero como uma lixa. Esse pó deu um trabalho para os astronautas porque, segundo relatos, ele consegue se agarrar nos trajes espaciais e causa febre se inalado.

7 - Lixo

Quando Neil Armstrong finalmente pousou na lua uma das primeiras coisas que ele fez foi jogar um saco de lixo branco para fora e embaixo da nave. Esse saco pode ser visto nas fotos dos astronautas na lua.

8 - Bandeiras

As imagens lunares confirmam que todas as bandeiras que os astronautas colocaram na lua ainda estão lá e ainda estão de pé. O que se presume é que elas devam estar brancas por causa da radiação solar que o satélite natural recebe sem nenhuma proteção.

9 - História

A história da aeronáutica se fez presente também na ida à lua. Armstrong levou consigo um pedaço de tecido do Wright Flyer, que foi a primeira aeronave construída pelos irmãos Wright em 1903.

10 - Botas

As botas usadas pelos astronautas quando foram para a lua ainda estão por lá. Isso porque eles tiveram que deixá-las para trás para compensar o peso das rochas que estavam trazendo de volta.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+