• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

10 filmes inspiradores que todo mundo deveria assistir

POR Cristyele Oliveira    EM Entretenimento      05/02/19 às 13h39

Seja você um cinéfilo de carteirinha, aquele que faz questão de ver todos os filmes aclamados pela crítica ou apenas um apreciador da sétima arte em todas as suas facetas, já deve ter visto muitos títulos que mudaram sua visão de vida. Todos gostam de um bom filme, seja uma comédia clichê, um terror assustador, uma aventura alucinante, ou um drama que empurra todas as suas lágrimas.

O fato é que, às vezes, a gente precisa de um pouco mais que só um entretenimento divertido. Dar uma variada pode ser uma boa escolha, assistir algo que te faça pensar, que gere uma reflexão profunda. E nesse intuito, o que não falta no cinema são várias opções. O American Film Institute fez uma lista com 100 filmes mais inspiradores nos últimos 100 anos, e a gente separou 10 deles que para você se inspirar.

1 - A Lista de Schindler (1993)

O filme baseado em fatos reais, conta a história do empresário alemão Oskar Schindler durante Segunda Guerra Mundial. O homem que inicialmente tinha apenas o desejo de lucrar com toda a situação dos judeus, abdicou de toda sua fortuna para salvar vidas judias na luta contra o extermínio alemão. Ele salvou mais de 1.100 judeus durante o holocausto.

O filme chegou a ganhar sete Oscar e sua história de coragem e fé continuam a inspirar gerações.

2 - O Diário de Anne Frank (1959)

Em 1942, Anne Frank e sua família vivem escondidos em um refúgio improvisado. A jovem, com 13 anos, documenta toda a sua vida enquanto se esconde da Gestapo da Holanda. Por dois anos, eles ficaram escondidos, sempre apreensivos com a possibilidade de serem traídos ou descobertos e enviados para campos de concentração. Em meio a essa situação, eles sonham com um futuro melhor.

Com toda essa temática do holocausto, a história toca em temas tristes e consegue comover até os mais fortes. O filme consegue transmitir o espírito sonhador e adolescente de Anne em uma história comovente.

3 - Um Sonho de Liberdade (1994)

O filme conta a trajetória de Andy Dufresne, um jovem bem sucedido que tem a vida totalmente mudada quando é acusado de ter assassinado sua mulher e o amante dela. Ele é enviado para uma penitenciária para cumprir prisão perpétua por um crime que não cometeu. Na prisão, ele faz amizade com Elis Boyd, um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos.

O filme é uma lição de vida sobre redenção e persistência. Uma história tocante e inspiradora que merece ser apreciada e compartilhada.

4 - O Mágico de Oz (1939)

Dorothy e seu cachorro Totó são levados por um tornado para a terra fantástica de Oz, onde tudo é colorido e mágico. Mas o seu maior desejo é voltar para sua casa, ela então entra em uma missão para encontrar um mágico que lhe mostrará o seu caminho de volta. Até chegar lá, ela e seus novos amigos viverão uma aventura inesquecível.

A história clássica e atemporal é uma inspiração para gerações. O filme entrega diversas lições sobre amor, amizade, família e principalmente coragem, de uma forma simples e tocante que nunca perde a sua relevância.

5 - Forrest Gump - O contador de história (1994)

O filme traz quarenta anos da história dos Estados Unidos pelo ponto de vista de Forrest, um rapaz de QI abaixo da média, e que por obra do acaso ou destino, participa de grandes momentos da história, como a Guerra do Vietnã e Watergate.

Uma linda história de vida e superação com um toque de humor. Trabalha, com sensibilidade, a ingenuidade do personagem principal, mostrando que a bondade consegue se sobressair até em momentos trágicos como uma guerra.

6 - A Noviça Rebelde (1965)

No final da década de 1930, um pouco antes do pesadelo nazista se instaurar na Áustria, uma noviça que vive em um convento, mas não consegue se adaptar às rígidas normas de conduta religiosa, vai trabalhar como governanta na casa do capitão Von Trapp. Com a chegada da nova governanta, ela muda drasticamente o padrão da família, trazendo alegria novamente ao lar, conquistando o carinho e respeito das crianças.

O filme é uma obra prima que ultrapassa o tempo. Cativante, emocionante, engraçado, ele utiliza da música como uma forma de escapar de uma realidade opressora e que assusta, trazendo uma mensagem de esperança e que te coloca para pensar sobre a vida.

7 - Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Em 1959, John Keating retorna para o internato onde foi um aluno brilhante, para ser o novo professor de inglês. Em um ambiente totalmente tradicional da respeitada escola, o novo professor gera polêmica com os pais dos alunos, por acender neles uma paixão pela poesia, pela arte e a rebeldia contra as convenções sociais. Os estudantes empolgados revivem a Sociedade dos Poetas Mortos, um grupo de poesia fundando por Keating quando ainda era aluno. A tensão entre disciplina e liberdade aumenta, e os pais dos alunos são contra os novos ideais descobertos pelos filhos.

Quando se fala em filmes inspiradores, não pode faltar esse filme. Uma verdadeira inspiração para aqueles que buscam se sentir completos e seguir os seus sonhos. Pensar por si próprio e seguir o seu coração em busca da sua felicidade genuína e não somente os padrões impostos pela sociedade.

8 - E o Vento Levou (1939)

Em plena Guerra Civil Americana, após as fortunas e famílias serem destruídas, um cínico aventureiro e uma jovem determinada, que foi duramente atingida pela guerra, se envolvem numa relação de amor e ódio.

Acompanhar a trajetória e evolução dos personagens é triste, pesado e doloroso, mas te faz refletir em diversos pontos do filme. Não se trata apenas de uma história de amor, mas sim sobre mudança e adaptação.

9 - Karatê Kid - A Hora da Verdade (1984)

Daniel Larusso e sua mãe recentemente se mudaram para Nova Jersey. Porém, o garoto não consegue se adaptar muito bem na nova morada. Um dia, ele é cercado por uma gangue e é salvo por Miyagi, um veterano japonês mestre em karatê. Disposto a ajudar o jovem rapaz, o mestre resolve passar-lhe os ensinamentos do karatê.

O filme é considerado um clássico e foca na relação entre mestre e aluno, trazendo foco na jornada do herói. Abordando temas como aceitação, superação, aprendizado, disciplina e amizade, é um filme que merece ser visto.

10 - Adivinhe Quem Vem para Jantar (1967)

Joey Drayton foi criada por seus pais, um casal tradicional, mas que a criaram para ter uma mente aberta. Porém, a situação muda quando ela traz um noivo negro para casa. Os pais então tentam de toda forma encontrar defeitos no pretendente da filha, mas só descobrem qualidades morais e profissionais acima da média.

O filme aborda um tema delicado, a questão de preconceito e relacionamento inter-racial e se faz de forma sagaz e inspiradora. Com diálogos inteligentes, o filme se faz muito importante e necessário, não só pela abordagem do racismo, mas também pela história.

E aí, quantos filmes dessa lista você já viu? Qual o melhor na sua opinião? Sugere para gente também outros filmes inspiradores que poderiam fazer parte dessa lista.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   ADME     Filmow  
Imagens Obvious
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+