• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

10 Ingredientes bizarros que estão na sua comida e você não sabia

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      17/02/15 às 15h44

Devemos estar cientes que dentro do nosso cardápio diário, e de tudo que comemos na nossa mesa, todos os dias, existe algum ingrediente bizarro que você desconhece. O que estamos acostumados a ver no nosso cardápio, na nossa casa e quando saímos ou vamos a um restaurante, ou casa de alguém que nos convida, acontece da mesma forma.

Sempre vamos encontrar alguma substância incomum em nossas refeições. Elas estão ali, dando gosto e sabor a tudo que nós comemos. Descubra quais são e no momento em que estiver fazendo compras, já exclua da sua lista se lhe for conveniente.

Colágeno

10

É possível encontrar colágeno em gelatinas, doces, iorgurte e cereais. De onde ele vêm: especialmente da pele e ossos de bovinos e porcos. O colágeno contém uma série de fragmentos de proteínas que fornecem aminoácidos, fundamentais para a manutenção de ossos e a regeneração de algumas articulações.

Carne processada

11

Carne processada é aquela carne que sobra grudada aos ossos de frango ou porco e é esmagada junto com cartilagens e ossos para se fazer uma espécie de "pasta". Ela era bastante utilizada na produção de salsichas mas devido a "doença da vaca louca", a comercialização foi encerrada.

Monóxido de carbono

12

Sim. Você pode não perceber mas ele está principalmente nas embalagens de carne e peixes. Esse gás ajuda a manter os alimentos conservados. O processo é pouco utilizado atualmente depois de muitas críticas de consumidores.

Goma-laca

13

Se você gosta de jujubas fique sabendo que esse doce é revestido por a goma-laca, uma substância secretada pelo inseto Kerria lacca, nativo da Tailândia.

Água salgada

14

Sim. Muitas das carnes que você encontra no supermercado tem sal injetado nelas. Eis o porquê: realçar o sabor e claro, aumentar o peso do produto para que você pague mais por ele.

Castóreo

15

O castóreo é nada mais, nada menos que uma substância extraída de algumas glândulas localizada perto do ânus dos castores. Mas acalme-se: é uma substância difícil de se adquirir então está mais presente em perfumes que em alimentos. Muitas vezes é chamado somente de "aroma natural" nos rótulos dos alimentos onde é utilizado.

Benzoato de sódio

16

Quando você sente aquele formigamento na garganta ao beber refrigerante é culpa do Benzoato de sódio. Essa substância, apesar de segura, merece uma atenção especial. Segundo um estudo de 2007, publicado no The Lancet, uma mistura de benzoato de sódio e corantes alimentares estava ligada ao comportamento hiperativo em crianças.

Bacteriófagos

19

Bacteriófagos são vírus que se reproduz em massa e que infectam e matam bactérias presentes nos alimentos. Pode ser facilmente encontrado nas carnes que você compra no supermercado. Basta ler o rótulo.

Antibióticos

Antibióticos de frango

Na atividade pecuária alguns animais tomam antibióticos para crescerem rapidamente e serem mais lucrativos para os fornecedores. Carnes de frango e bovina são os alvos mais comuns.

Areia

18

Sim. Areia também pode ser encontrada em alimentos. Ela é utilizada para absorver a umidade dos produtos. Sais e sopas em pó utilizam muito esse método. Não se preocupe: a substância não trará riscos a sua saúde.

 

 

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+