• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

10 lugares mais bem protegidos da Terra

POR Natália Pereira    EM Mundo Afora      11/06/18 às 18h58

A maioria dos lugares do mundo, como as próprias cidades, tem um grave deficit na segurança. Tal problema tem sido debatido e as pessoas tem exigido por um cuidado melhor nos centro habitacionais. Mas, enquanto fazemos isso, alguns pontos específicos acabam ganhando uma força de segurança praticamente sobrenatural, ultrapassando qualquer padrão que possa vir a imaginar.

Mas que lugares seriam esses que exigiriam tanta proteção e segurança assim, a ponto de serem considerados os lugares mais protegidos de toda a Terra? De primeiro, é provável que você acabe pensando em prisões de segurança máxima e cofres extra importantes, e não está errado sobre isso, mas existe muito mais sobre eles e o motivo para serem tão bem guardados. Afinal, toda essa segurança deve ter uma boa justificativa para existir, não acha?

10 - Arquivos Secretos do Vaticano

Todos sabem, ou pelo menos deveriam saber, como a Igreja Católica deteve alguns arquivos secretos durante a sua existência. E este lugar acaba por manter diversas cartas, pergaminhos e diversos outros registros secretos que permanecem desconhecidos para a maioria das pessoas. Isso porque, essa gigantesca biblioteca guarda cuidadosamente cada um de seus pertences, permitindo que apenas aqueles do mais alto escalão possam desfrutar de seus arquivos. Caso o contrário, é preciso uma boa justificativa para velos, como uma pesquisa em andamento, e você terá que se submeter a um longo processo no qual os seus antecedentes serão cuidadosamente verificados.

Além de passar por essa análise minuciosa, a pessoa que desejar ver os arquivos também terá que assinar um acordo de não divulgação. E, caso passe por isso tudo, ainda existiram aqueles arquivos aos quais você não terá acesso e estará em constante vigilância. Para se ter uma ideia, o lugar é repleto de sensores de movimento, câmeras e seguranças. O que será que eles tanto tentam esconder nesses arquivos?

9 - Parksafe Derby

Por incrível que pareça, esse estacionamento da Inglaterra é frequentemente colocado como um dos lugares mais seguros do mundo e merece estar nessa lista. E, se você é uma dessas pessoas extremamente preocupadas com o bem-estar do seu carro então esse lugar é para você. Afinal, a sua segurança é maior do que a maioria dos bancos e prisões espalhados pelo mundo e merece o nosso respeito por isso.

Para se ter uma ideia, é preciso passar por uma entrada especial e digitar o número do compartimento desejado para poder estacionar lá. Assim que isso é feito, um sensor passará sobre o automóvel e, caso ele não esteja no local indicado, um alarme irá soar e impedir a sua passagem. Além disso, todo o lugar possuí cerca de 190 câmeras e sensores de movimento capazes de encontrar qualquer pequena contravenção. E, se for preciso, podem bloquear todas as portas de entrada e saída do lugar.

8 - Prisão ADX Florence

Existem diversos tipos de prisões. Que, no geral, elas costumam variar de acordo com a sua segurança. E, se você acha que as chamadas 'segurança máxima' são realmente as melhores nesse quesito então está enganado. Afinal, existe a ADX e ela supera basicamente qualquer uma. Essa instalação fica no Colorado e, por ter toda essa segurança, acaba sendo o destino de alguns dos piores criminosos, contando com terroristas e serial killers, por exemplo.

Dentre os seus melhores atributos podemos mencionar o fato de que as celas são protegidas de tal forma que os prisioneiros são incapazes de se comunicar uns com os outros, até mesmo por códigos como o morse. E, além disso, ainda são aprisionados sem ter qualquer noção da área em que se encontram. Sem falar de todas as câmeras de segurança e sensores de movimento que estão sob monitoramento 24 horas por dia e que impedem que qualquer um saia de sua cela. E, caso isso aconteça, ainda teriam que enfrentar muros cercados de 3 metros de altura, arames farpados e patrulhas constantes de guardas e cães. Sem falar no sistema de alerta que existe por lá.

7 - Iron Mountain

Por incrível que pareça, o nome desse lugar não é meramente ilustrativo. Afinal, uma de suas propriedades, o Centro de Dados da Pensilvânia se encontra na base de uma montanha que fica a quase 100 km de distância de Pittsburgh. E o fato de ser um dos maiores centros de dados de todo o mundo faz com que ele seja, também, um dos mais protegidos. O local, que tem cerca de 220 acres, é guardado com seguranças armados, câmeras e pontos de verificação que contam com reconhecimento de voz, acesso biométrico e algumas armadilhas. Sem falar no detector de metal que impede que qualquer coisa maior do que um botão entre no local sem permissão.

6 - Baía de Guantánamo

O local, que antes foi uma Base Naval, acabou se transformando em uma prisão para terroristas e outros detentos capturados do Afeganistão e, posteriormente, do Iraque. Essa mudança aconteceu em 2002 e, claramente, acabou exigindo um extremo cuidado e segurança local. O que, de alguma forma, acabou fazendo com que rumores de abusos surgissem. Afinal, a prisão, que se encontra em uma ilha, conta com câmeras de segurança, detectores de movimento, força naval e soldados armados. Além das teorias afirmando que a área estaria repleta de campos minados. Apesar de ser considerada aterrorizante, a prisão reflete muito bem as pessoas detentas por lá.

5 - Zona Desmilitarizada da Coreia

Ao ouvir esse nome, você provavelmente deve acabar imaginando um lugar pacífico, mas a realidade por lá é bem diferente disso. Acontece que, em 1953, quando a guerra terminou, a Coreia acabou sendo dividida em duas partes, sendo estas o Norte e o Sul. E, entre elas, uma zona de aproximadamente 257 km de comprimento e 4 km de largura acabou sendo formada. E, para impedir que qualquer coisa passe por lá sem permissão, os dois lados são patrulhados a todo instante. Além disso, ele também é rodeado por cercas elétricas, câmeras e campos minados.

4 - Cofre do Banco da Inglaterra

Esse banco acaba sendo uma grande reserva de ouro que guarda muito mais do que apenas os pertences do Reino Unido. A instalação se encontra abaixo de Londres e seu espaço interno é maior do que o edifício mais alto da cidade, guardando cerca de 4600 toneladas de barras de outro. Ele é protegido por câmeras de segurança, detector de movimento e guardas que rondam o local. Além disso, ela passou por diversas adaptações durante os anos, sendo que a algumas delas foram realizadas principalmente durante a Segunda Guerra Mundial e permitiram que ela se tornasse resistente a diversos bombardeios. E, para acessar o lugar, é preciso utilizar chaves especiais e até mesmo reconhecimento de voz.

3 - O Cofre Secreto da Igreja Mórmon

Os Mórmons provavelmente não são os primeiros a vir na sua mente quando falamos de ostentação. E, por mais incrível que seja descobrir isso, eles detêm um dos lugares mais seguros de todo o mundo, se colocando em terceiro lugar desta lista. Mas, de alguma forma, eles acabaram conseguindo recursos o suficiente para construir uma instalação de 182 metros de comprimento no Granite Mountain, nos arredores de Salt Lake City. Para acessar o lugar você precisa fazer parte da igreja do LDS e ter diversas das combinações exigidas. Ele é repleto de arquivos importantes e também é guardada por câmeras e guardas.

2 - Área 51

Apesar do seu nome oficial ser 'Groom Lake e Dreamland' ela é comumente conhecida como Área 51. E, como você pode perceber através desse nome suspeito, o local acabou sendo alvo de diversas teorias da conspiração. Isso tudo porque, apesar de ser apenas uma Base Aérea, ela dispõe de uma proteção extremamente rigorosa, sendo que parte dela permanece até mesmo desconhecida. Para se ter uma ideia, até mesmo o seu espaço aéreo é restrito e controlado. Sendo contornada por enorme sigilo, o que só aumenta as teorias sobre ela.

1 - Fort Knox

Apesar de não ser tão grande como já foi um dia, esse ainda é o maior banco do mundo, detendo um total de aproximadamente US $ 180 bilhões em barras de ouro. O que, sem dúvida, acaba fazendo com que ele seja também o mais protegido de todos os tempos. E, para fazer com que o seu conteúdo não seja retirado do local sem uma permissão prévia, o seu edifício foi feito com diversas paredes de granito e portas de segurança que chegam a pesar 25 toneladas.

Além disso, passar pelo lugar exige diversas combinações específicas das quais apenas alguns funcionários selecionados detêm. Sem falar nas outras medidas de segurança como câmeras de segurança, cercas, arames farpados, fios elétricos e um campo minado. E, para melhorar ainda mais, eles ainda contam com uma divisão do exército em sua proximidade.

E aí, o que acharam? Sabiam que existiam locais tão bem protegidos assim? Sem dúvida os assaltantes de 'La Casa de Papel' e o Michael Scofield de 'Prison Break' não conseguiriam entrar nem sair de nenhum desses lugares.

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+