• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 maiores cientistas da História

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      14/05/19 às 17h21

Os avanços e descobertas científicas sempre colocaram a humanidade a um passo à frente para uma sociedade melhor. E os maiores e mais famosos cientistas do mundo criaram teorias e objetos que nos permitem viver como vivemos hoje e com as tecnologias que temos.

Fazer uma lista com os 10 maiores cientistas de todos os tempos não é uma coisa fácil. Por mais que tentemos colocar todas as mentes brilhantes que ajudaram a humanidade a evoluir, sempre acabaremos deixando alguns nomes fora da lista. Mas mesmo assim, fizemos uma lista com alguns grandes nomes da ciência que mudaram a história.

1 - Albert Einstein

O nome desse físico e matemático alemão é sinônimo de genialidade. E até hoje é considerado uma dos maiores cientistas do mundo. Mas Einstein não foi visto sempre como um gênio. Ele aprendeu a falar aos quatro anos e seus professores o consideravam um mau aluno.

Aos 26 anos, ele publicou uma das suas maiores descobertas, a Teoria da Relatividade Espacial. Isso foi em 1925, e o mundo da ciência se revolucionou tanto que o ano ficou conhecido como O Ano Miraculoso. Einstein explicou como o espaço e tempo se relacionam e como são relativos. Além disso, ele também provou a existência do átomo e criou a lei do efeito fotoelétrico. E com essa última, ganhou o Nobel em 1921.

2 - Marie Curie

Uma das mulheres mais celebradas na ciência. Ela foi importante para o mundo da física e conseguiu receber duas vezes o Prêmio Nobel, sendo a primeira a ter conquistado isso. Marya Sklodowska Curie nasceu na Polônia e conseguiu mudar a escrita do seu nome quando se mudou para Paris depois de se formar em medicina.

Quando tinha 28 anos, ela conheceu Pierre Curie, que na época trabalhava com pesquisas elétricas e magnéticas. Foi junto com ele que ela ganhou o seu primeiro Nobel por ter descoberto dois elementos químicos: o polônio e o rádio. Depois que seu marido morreu, ela conseguiu a atenção da comunidade científica. Em 1911, com 44 anos, ela ganhou o seu segundo Nobel por trabalhos relacionados à radioatividade.

3 - Isaac Newton

Desde pequeno, Newton realizava seus experimentos. Depois que se formou na Universidade de Cambridge, um de seus professores o incentivou a desenvolver suas habilidades com matemática. E com apenas 24 anos ele já estava dando aulas na universidade em que tinha se formado.

Newton fez várias descobertas e revoluções científicas. As que não podem deixar de ser citadas são as leis da mecânica, a teoria da gravitação universal, a composição da luz, a construção do primeiro telescópio e as leis do movimento, que são conhecidas como as Três Leis de Newton. E foi sua paixão pelo conhecimento e ciências que deu a ele um lugar entre os maiores cientistas de todos os tempos. Ele também é considerado o pai da ciência moderna.

4 - Charles Darwin

Desde pequeno, o homem que fundou a biologia moderna foi interessado pelo campo das Ciências Naturais. Darwin saiu da faculdade de medicina para virar pastor. Mas com 22 anos, embarcou em uma expedição de navio, por cinco anos, onde evoluiu os seus estudos nos campos de história natural. E também começou a escrevera a sua famosa Teoria da Evolução, que publicou com 50 anos.

O livro Origem das Espécies foi publicado em 1859, e esgotou em um dia. Darwin tinha uma saúde muito frágil e quase nunca saía de casa, se dedicando mais aos seus estudos. Ele publicou nove livros que tinham como tema a evolução. E hoje ele é visto como um dos cientistas mais influentes do mundo. E toda a bilogia foi influenciada por ele e suas teorias.

5 - Nikola Tesla

Várias comodidades do nosso cotidiano devemos a esse inventor austríaco. Desde pequeno, Tesla foi incentivado pelo pai a exercitar seu raciocínio e a família materna era feita de inventores. Ele chegou a começar o curso de engenharia elétrica, mas não terminou.

Ele descobriu o campo magnético rotativo, que é fundamental na física e aparelhos que usam correntes alternadas. Assim, Tesla foi convidado para trabalhar na empresa de Thomas Edison. Tesla também inventou tecnologia do laser, comunicação wireless, luzes neon, controles remotos, celulares, o rádio, o sistema de ignição que liga carros e várias outras coisas. Ele é considerado um gênio injustiçado da ciência.

6 - Galileu Galilei

Esse italiano foi matemático, físico, astrônomo e filósofo. Mas foi considerado pela igreja como herege e condenado a viver isolado em sua casa. Sua primeira invenção foi aos 20 anos, quando ele estudava medicina na Universidade de Pisa, que foram teorias que permitiram a construção do relógio de pêndulo. Mas quando ele teve que sair do curso, dedicou-se à matemática, física e astronomia.

Entre as descobertas dele, estão a melhoria do telescópio, que provou que a Terra não era o centro do universo. Com essa descoberta, ele foi julgado pela igreja e depois de sua prisão domiciliar, morreu nove anos depois.

7 - Ada Lovelace

Essa mulher ganhou seu lugar na história como a primeira programadora de computadores, isso um século antes dos computadores surgirem. Ela conseguiu isso com sua colaboração com o inventor e engenheiro britânico Charles Babbage, no começo da década de 1830, quando a mulher tinha apenas 17 anos.

Os dois trabalharam juntos até 1852, quando Lovelace morreu aos 36 anos. O Mecanismo Analítico que eles estavam trabalhando era mais do que uma calculadora, por causa dos seus mecanismos intrincados e pelo fato de que o usuário o alimentava por meio de um cartão perfurado. Esse mecanismo poderia fazer qualquer tarefa matemática que fosse ordenada. Por isso, vários historiadores consideram as instruções que Lovelace escreveu como o primeiro programa de computador.

8 - Pitágoras

Esse filósofo e matemático grego do século VI a.C é considerado o inventor do Teorema de Pitágoras e de várias outras coisas. Alguns matemáticos babilônios e egípcios já tinham usado a equação séculos antes de Pitágoras. Contudo, segundo uma historiadora da Portland State University, foi ele quem desenvolveu a primeira prova.

Pitágoras foi um dos grandes matemáticos da antiguidade e sua influência foi bastante duradoura. E hoje, várias fórmulas sugerem a máxima pitagórica de que "tudo é número". Isso quer dizer que tudo pode ser explicado, organizado e predito com a matemática. O legado deixado por Pitágoras tem as marcas científicas do padrão, ordem, replicação e certeza.

9 - Carl Linnaeus

Esse sueco nos deu o sistema de nomenclatura binominal, que nos trouxe clareza e uma linguagem comum. Na época em que ele viveu, o treinamento científico formal era escasso e não existia um sistema para se referir às coisas vivas. Coisas como plantas e animais tinham nomes comuns que variavam de lugar e idioma.

O século XVIII foi uma época na qual os exploradores europeus estavam espalhados pelo mundo, encontrando cada vez mais plantas e animais novos. Linnaeus, que era um botânico com talento para detalhes, usou o que primeiro chamou de 'nomes triviais'. Ele queria que a construção de duas palavras em latim para cada planta fosse uma espécie de taquigrafia, uma forma fácil de saber o que era. Hoje, ele é considerado o pai da taxonomia, que é usada para classificar todo o mundo vivo em hierarquias evolutivas.

10 - Rosalind Franklin

Esse britânico era um agitador que trabalhava isolado. Ele era um químico brilhante e mestre da cristalografia de raios X. Essa técnica de imagem, que mostra a estrutura molecular da matéria baseado no padrões de feixes dispersos de raios-X.

No começo dos anos 1950, Franklin estava perto de provar a teoria de dupla hélice depois de ter capturado a "fotografia 51". Esta era considerada a melhor imagem da molécula de DNA da época. Mas colegas de Franklin, Watson e Crick, deram uma olhada no trabalho do colega e pegaram para si.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+