São Paulo é uma cidade de excessos e que pode assustar aqueles que não estão acostumados com seu ritmo acelerado. Cenário de várias músicas, pode-se até dizer que não existe amor em SP, mas talvez não achou esse amor quem não soube onde procurar.

A maior cidade da América Latina oferece inúmeras atrações para seus visitantes, desde gastronomia, arte, cultura e claro, negócios que movem os executivos de cima para baixo na Avenida Paulista. Falar dos defeitos dessa selva de pedra é uma coisa fácil, reclamar do trânsito e da poluição, tão fácil que parece fazer suas qualidades diminuírem. Se engana quem pensa assim. E não por acaso, a capital é um dos principais destinos da América do Sul e até aqueles que dizem que encontrar o amor é difícil, também concordam que São Paulo é um buquê. Se você tem vontade de conhecer a cidade e não sabe ainda se vai ou não, aqui estão 10 motivos para sua mala já estar pronta e você a caminho do aeroporto.

1 - Avenida Paulista

A avenida mais famosa da cidade realmente vale a visita. Executivos subindo e descendo suas calçadas no que realmente é o coração financeiro da cidade é de se impressionar. Além de nela estarem museus, restaurantes e parques. E se você ficar para um final de semana, aos domingos a avenida fecha para os carros e é tomada por pedestres fazendo as mais variadas intervenções artísticas.

2 - Beco do Batman

Na era de redes sociais uma boa foto é tudo. O Beco do Batman fica escondido nas vielas da Vila Madalena e é o paraíso para os amantes de arte de rua. Cada pedaço de parede é um grafite que te impressionará mais que o outro. Dá para garantir fotos para o ano todo passando uma tarde lá.

3 - Augusta

Essa rua é famosa por sua excentricidade e por receber todo tipo de público. Durante o dia você pode achar várias opções de compras e durante a noite você achará as mais diversas baladas. O baixo Augusta, trecho que liga a Avenida Paulista à Praça Franklin Roosevelt, é o lugar para quem gosta de baladas e não tem preconceito. Se você acha que já viu de tudo nessa vida é porque ainda não caminhou por essas calçadas.

4 - Ibirapuera

Se você acha que São Paulo é inteira cinza, se enganou. O Ibirapuera é o parque mais famoso da cidade. Além de ser um descanso para quem já não aguenta mais tantos prédios. Trata-se de um passeio cultural também porque dentro do parque estão alguns museus. Outro parque que vale a visitação é o Parque Villa Lobos, onde você pode alugar bicicletas e patins para curtir seu passeio.

5 - Mercadão

Toda cidade tem o seu Mercado Municipal, mas o de São Paulo virou uma atração turística. Lá você pode encontrar os mais variados produtos, desde o mais simples até o mais sofisticado e excêntrico. E claro, não se pode ir ao mercadão e não provar os famosos pastel de bacalhau e sanduíche de mortadela.

6 - De 8 reais a 8 mil

Se o seu foco são compras, a capital paulista não irá te decepcionar. Seja qual for o seu limite de preço você terá um lugar pra ir. Centro de compras populares como a 25 de Março e o Brás são a pedida se seu orçamento está apertado. Mas agora, se você procura grifes e produtos de alto padrão a Oscar Freire e o shopping JK Iguatemi são os lugares.

7 - Centro histórico

Em meio a uma modernidade latente, São Paulo também preserva sua história. O centro histórico é cheio de construções antigas onde é possível ver a história que aconteceu por lá. A Praça da Sé, o Theatro Municipal, o Mosteiro de São Bento, o Viaduto do Chá e o Vale do Anhangabaú valem a visita.

8 - Volta ao mundo

São Paulo tem a maior população japonesa fora do Japão, tanto que tem um bairro dedicado a essa cultura. Se você gosta da cultura japonesa, o bairro da Liberdade é para onde você deve ir. Além disso a cidade tem outras 70 nacionalidades que a tornam um lugar extremamente cosmopolita e cheio de gastronomias diferentes.

9 - Cultura

Uma coisa que não te faltará serão programas. A vida cultural de São Paulo é grande. Seja qual for a arte que você aprecie sempre será banhado com novidades. Exposições, peças, shows e festivais estão sempre acontecendo, e alguns de graça como a Virada Cultural. Basta se programar para conhecer a cidade quando sua banda preferida ou aquela exposição que você queria muito ver, chegar na capital.

10 - Sem mesmice

A cidade pode até te cansar, mas não pela falta do que fazer. São Paulo está sempre em movimento, sempre em busca da próxima tendência, do que fará a cabeça das pessoas nos próximos meses. Se você não se apaixonou por ela a primeira vista, ela te conquistará com algum de seus muitos charmes.

Publicado em: 10/08/18 18h36