Visto que, como diz o ditado, "no mundo nada se cria, tudo se transforma ou copia" é comum encontramos ideias originais que, na verdade, se inspiraram em conceitos já existentes. Sendo assim, não há mal nenhum em utilizar uma referência aqui e acolá para desenvolver um projeto. Contudo, algumas vezes, a DC e a Marvel extrapolaram o limite da inspiração e fizeram cópias quase literais de personagens uma da outra. Pensando nisso, resolvemos listar alguns casos de visuais que a Casa das Ideias escrachadamente copiou da DC e vice-versa, afinal, reciprocidade é importante.

10 - Original: Vespa (Marvel) | Cópia: Abelha (DC)

A similaridade entre essas duas heroínas é inegável. Além das duas partilharem de uma mesma paleta de cores, responsável por referenciar seus respectivos insetos sugadores de mel; o padrão das asas de ambas é super parecido, tornando impossível a DC fugir das alegações de cópia. Enquanto a Vespa fez sua primeira aparição em Tales to Astonish #44, em 1963, Abelha estreou em Teen Titans #45 no ano de 1976.

9 - Original: Arqueiro Verde (DC) | Cópia: Gavião Arqueiro (Marvel)

Surpreendentemente, o Arqueiro Verde foi um dos primeiros super-heróis criados pela DC, tendo estreado em More Fun Comics #73 no ano de 1941. Em contrapartida, outro atirador de arco e flecha foi anunciado pela Marvel em Tales of Suspense #57. Logo, em 1964 o mundo foi apresentado ao Gavião Arqueiro. Embora não tenha como fugir muito do estilo padrão dos praticantes de tiro com arco, a Casa das Ideias podia ter investido em um personagem mais autêntico. Enfim, pelos menos eles optaram por uma cor diferente da utilizada pelo alter ego de Oliver Queen.

8 - Original: Motoqueiro Fantasma (Marvel) | Cópia: Caveira Atômica (DC)

Publicidade
continue a leitura

Diferente dos personagens anteriores, Motoqueiro Fantasma e Caveira Atômica possuem apenas sete de anos de diferença de criação um do outro. Enquanto o primeiro estreou em Marvel Spotlight #5, em 1971, o segundo surgiu em 1978, na HQ Superman #323. Além disso, os dois personagens possuem aparências explicitamente idênticas, afinal, não é todo dia que você pensa em uma caveira flamejante. Logo, é óbvio que a DC perdeu pontos de originalidade aqui.

7 - Original: Tornado Vermelho (DC) | Cópia: Visão (Marvel)

Embora o Visão seja bem mais popular que o Tornado Vermelho, graças ao MCU, ele foi criado oito anos após o personagem da DC. Além de partilharem uma história de origem bem parecida, sua aparência é praticamente idêntica. Ambos possuem a cor vermelha e trajam uma capa com colarinho alto. Embora o Tornado Vermelho tenha sido oficialmente apresentado em Justice League of America #64, em agosto de 1968, ele já havia aparecido como Ulthoon em 1960. Coincidentemente, o Visão estreou em Avengers #57 apenas alguns meses depois, em outubro de 1968. A Marvel literalmente nem esperou a ideia esfriar.

6 - Original: Namor (Marvel) | Cópia: Aquaman (DC)

De um lado temos um dos heróis mais famosos da DC, do outro um personagem cujo potencial a Marvel vem tentando explorar há tempos. Adivinha quem copiou quem? Bom, para nossa surpresa, Aquaman não é tão original assim. Além das idênticas raízes submarinas, ambos são fruto de amores proibidos entre pais humanos e mães da realeza submersa. Até mesmo o visual dos uniformes dos dois é parecido. Enquanto Namor foi criado em 1939, estreando em Marvel Comics #1. Aquaman apareceu pela primeira vez em More Fun Comics #73, no ano de 1941 ao lado do Arqueiro Verde.

Publicidade
continue a leitura

5 - Original: Mulher-Gato (DC) | Cópia: Gata Negra (Marvel)

Além dos nomes felinos, Mulher-Gato e Gata Negra têm um traje extremamente parecido. Ao contrário do caso dos arqueiros acima, é possível ser bem autêntico no visual ladra noturna. Contudo, a Marvel optou por fazer de sua personagem uma cópia genérica da anti-heroína da DC. Nem mesmo a gola de pelo utilizada pela Gata Negra foi suficiente para disfarçar o mesmo traje de elastano que podemos ver sendo usado pela Mulher-Gato. Aliás, enquanto a clássica adversária do Morcego estreou em Batman #1 no ano de 1940, a Gata Negra apareceu em Amazing Spider-Man #194, em 1979.

4 - Original: Pantera Negra (Marvel) | Cópia: Leão Vermelho (DC)

Embora o Leão Vermelho esteja entre os personagens menos familiares dessa lista, saiba que ele é o Pantera Negra da DC. Embora essa última tenha tentando dar uma disfarçada na cópia, mudando a cor do herói e adicionando uma pelagem junto à um cinto de utilidades, a semelhança das máscaras é inegável. Os dois parecem parentes, sendo o alter ego de T'Challa bem mais velho. Enquanto ele estreou em Fantastic Four #52, no ano de 1966, o Leão Vermelho surgiu mais recententemente, durante o Deathstroke: Rebirth #1 em 2016.

3 - Original: Exterminador (DC) | Cópia: Deadpool (Marvel)

Publicidade
continue a leitura

Embora a essas duas figuras tenham personalidades bem diferentes, sendo o Exterminador bem mais sério e cruel, encontramos diversas semelhanças entre eles. Até porque ele foi criado para ser uma paródia mesmo. Pra começar, Wade Wilson e Slade Wilson tem o mesmo sobrenome. Em relação ao visual, Deadpool conta com as mesmas cores quentes do uniforme do Exterminador e porta as mesmas katanas duplas em suas costas. Na verdade, até suas máscaras são parecidas. Enquanto o Exterminador estreou em The New Teen Titans #2 no ano de 1980; seu imitador bem-humorado surgiu em The New Mutants #98, em 1991.

2 - Original: Capitão América (Marvel) | Cópia: Guardião (DC)

Sem dúvidas o Capitão América é anos luz mais conhecido que o Guardião. Contudo, precisamos visibilizar a tentativa da DC de criar seu próprio super-soldado. Todavia, a editora poderia ter sido menos óbvia na cópia. Logo de início notamos a semelhança entre as máscaras de ambos. Além disso, em seus anos iniciais, o Guardião exibiu um capacete militar semelhante ao usado pelo Capitão. Ademais, para amplificar a obviedade, o herói da DC porta um escudo como arma. Isso te lembra alguém? Enquanto o alter ego de Steve Rogers estreou em 1941, na HQ Captain America Comics #1; o Guardião foi criado em 1942 e apareceu em Star-Spangled Comics #7.

1 - Original: Darkseid (DC) | Cópia: Thanos (Marvel)

Por último, mas não menos importante, temos aqui a "chocante" revelação de que Thanos, o maior antagonista de 2019, é uma cópia de Darkseid. Além de partilharem os mesmos problemas epiteliais, os dois vilões são nomes respeitados em seus respectivos universos. Além disso, os trajes de ambos possuem algumas semelhanças, sendo da cor azul e contando com ombreiras e capacetes que cobrem parcialmente o rosto. Por fim, Darkseid apareceu pela primeira vem em Forever People #1, no ano de 1971. Enquanto isso, Thanos fez sua estreia em 1973, na revista The Invincible Iron Man #55.

Publicado em: 16/04/20 15h21