11 filmes que são cópias descaradas de outros

POR André Quincas    EM Entretenimento      04/12/15 às 14h42

Você já ouviu falar em plágio? Essa questão é muito comum no mundo da música. Muitos artistas - em especial as cantoras pop - são recorrentemente acusados de copiar outros, inclusive no figurino. Mas essa matéria vai te mostrar que no cinema o plágio é mais comum - e descarado - do que a gente imagina.

Cinema é uma arte amplamente abordada aqui na Fatos. Entre diversos assuntos referentes ao tema, já te mostramos as cenas de horror mais assustadoras do cinema, uma seleção dos filmes com finais mais surpreendentes e uma os segredos que os cinemas (espaço físico) escondem de você.

O plágio rola em todos os gêneros. A relação que mostraremos a você é abrangente e inclui de filmes de ação a animações. Você vai se surpreender ao ver que algumas cenas de filmes icônicos foram "inspiradas" em cenas de outros filmes. Confira:

1- Formiguinhaz / Vida de inseto

O primeiro é da DreamWorks e o segundo é da Pixar. Ambos lançados no mesmo ano com o mesmo argumento. Os filmes tratam da vida de um grupo de formigas que lutam como guerreiros para sobreviver, enfrentando outras espécies que querem dominar seus territórios. A diferença é que o protagonista de Formiguinhaz é Woody Allen.

2- Kill Bill / Lótus

Tarantino é acusado de copiar e ampliar o argumento do filme Lotus, com o lendário Bruce Lee. Nesse breve vídeo você pode notar semelhanças inclusive no figurino. Seria Kill Bill uma homenagem ao clássico da Miramax, protagonizado por Lee?

3- Impacto Profundo / Armagedom

Outro caso de filmes com o mesmo argumento lançados no mesmo ano. O mundo vive a iminência do apocalipse e a solução é enviar pessoas ao espaço para intervir no processo de fim do mundo. A única diferença é que Armagedom é mais dramático, ao passo que impacto profundo vai mais para o lado da ação.

4- Ed TV / Show de Trueman

Muito antes do Big Brother o cinema explorou a temática dos reality shows, mostrando como é ser seguido por câmeras o tempo todo. Não sabemos quem teve a ideia primeiro, mas sem dúvidas, Show de Trueman, com Jim Carey, é melhor.

5- O Grande Truque / O Ilusionista

Ambos os filmes apresentam um drama, um suspense e um final interessantes. Como também são do mesmo ano, não sabemos quem teve a ideia primeiro. Será que fazer filmes com a época de ouro dos truques de mágica como tema central foi tendência em 2006?

6- O Inferno de Dante / Volcano: A Fúria

Dois clássicos da Sessão da Tarde do mesmo ano e idênticos no argumento. Um vulcão perto de um povoado entra em erupção causando acidentes, mortes e outras tragédias. A similaridade continua com os dois filmes tendo um protagonista herói que tenta salvar o máximo de pessoas que puder.

7- Ursinho da Pesada / Kung Fu Panda

Tiveram coragem de fazer um redutivo de Kung Fu Panda. Não só é um plágio descarado como também é uma produção bem inferior em qualidade. A história de Ursinho da Pesada trata sobre um panda que quer ser bailarino, mas acaba se tornando lutador.

8- A inspiração para o filme Inception

A temática de Inception vem do anime Paprika, de Satoshi Kon. Inception, de Christopher Nolan, conta uma história em que cientistas criam uma ferramenta para manipular sonhos. Essa máquina é roubada por gente mal intencionada que começa a matar umas às outras nos sonhos de outras pessoas.

9- Snakes on a Train

No mesmo ano em que foi lançado o filme Snakes on a Plain, com Samuel L. Jackson, lançaram Snakes on a Train que não recebeu tanta atenção. A diferença entre um e outro é só a ambientação mesmo, pois uma história acontece em um avião e a outra em um trem.

10- O argumento de Avatar

Avatar tem o mesmo enredo que Pocahontas. Forçado? Vejamos. Em ambos os filmes existe um novo mundo a ser explorado e um povo nativo que tenta preservá-lo. Nos dois filmes o "desbravador" é pego de surpresa apaixonado pela mocinha nativa e eles passam a lutar juntos para defender o "Novo Mundo".

11- Ratatoing / Ratatouille

Ratatoing é descrito como uma paródia do original Ratatouille. A animação é brasileira - inclusive se passa no Rio - e tem 44 minutos. Foi feita em 2007 pela produtora Vídeo Brinquedo e sua história trata de um rato cheff de cozinha que vai às cozinhas humanas em busca de ingredientes pras suas receitas.

Conhece outros casos de filmes "inspirados" em outros?

 

Via   GizModo     Batanga     Cinemania  
Imagens Oh My Mag
André Quincas
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+