13 mitos sobre a Sexta Feira 13 que todo mundo já acreditou

POR Natália Pereira    EM Entretenimento      13/04/18 às 16h57

As superstições a respeito da sexta-feira 13 rondam o mundo inteiro e já causaram medo em muita gente. Eles podem variar de um lugar para o outro mas, em geral, consistem em uma única coisa, um dia inteiramente rodeado de má sorte. E, apesar de grande parte dos mitos a seu respeito também serem "válidos" em outros dias do ano eles se intensificam neste dia assombrado. Apesar de não se saber ao certo quando e onde esses mitos começaram, muitos acreditam que isso se deva ao fato de que Jesus teria sido crucificado em uma sexta-feira de dia 13. Mas, apesar dessa possibilidade, alguns se arriscam a dar outros motivos pelos quais o número 13 seria carregado de azar.

Para você ter uma ideia, o medo gerado por esse dia é tão grande que existe uma palavra específica para designar o temor das pessoas por ela. E, se você conhece alguém que se encaixa nesse perfil já pode dizer que ele(a) tem paraskevidekatriafobia, se você conseguir pronunciar essa palavra, é claro. Mas, mesmo que esse temor tenha passado com os anos, é difícil encontrar alguém que nunca tenha acreditado em pelo menos algum deles ou mesmo se resguardado dos perigos nesse dia. Além disso, não podemos esquecer que as superstições em volta da sexta-feira 13 já deram origem a um filme com esse nome e até mesmo algumas referências soltas por aí. Esses são alguns dos mitos evidenciados nesse dia.

1 - Gatos pretos devem ser evitados nesse dia

Os gatos pretos são associados ao azar desde a Idade Média e acabaram pagando caro por isso. Essa superstição a seu respeito acabou fazendo com que eles fossem rejeitados por muitas pessoas e até maltratados. E, o único motivo para isso é o fato da sua pelagem escura ser ligada às bruxas e às trevas.

2 - Quebrar um espelho te dará anos de azar

Todos já ouviram falar de como quebrar um espelho pode te proporcionar 7 asnos de azar e, com certeza, essa preocupação se intensifica na sexta-feira 13. Quebrar algo já não é agradável, agora imagina carregar todos esses anos de má sorte por causa disso. Alguns afirmam que essa ideia teria se originado com o povo romano e que, de acordo com eles, esse é o tempo para que uma pessoa possa se renovar. Por isso, depois desse tempo, eles se livrariam dessa condição azarada.

3 - Evite números considerados malignos

A sexta-feira 13 já carrega o número do azar junto o ela e, por isso, ele deve ser evitado o máximo possível em outros aspectos. Muitas pessoas acreditam que não se deva fazer nada em uma sequência de 13 ou usar coisas que contenham esse número. Outros números considerados malignos, como o 666, também devem ser evitados durante esse dia.

4 - Não derrubar sal

Derramar sal na sexta-feira 13 não é um bom sinal. Alguns relatos afirmam que essa superstição tenha surgido no Império Romano por ser um ingrediente importante para a conservação de alimentos. Eles teriam inventado essa história para que as pessoas tomassem mais cuidado com ele. Mas, voltando para a superstição que temos hoje a seu respeito, caso você não queira ser afetado pela má sorte por ter derramado sal, alguns dizem que o azar pode ir embora se você jogar um pouco dele por cima do seu ombro.

5 - Sempre sair com o pé direito

Não dá para verificar se você saí com o pé direito em todos os momentos do seu dia, durante todo o ano, mas os supersticiosos afirmam que essa preocupação deve ser evidenciada na sexta-feira 13. E o motivo para isso é claro, o dia em si já é rodeado de azar. Esse costume teria se originado com um anfitrião romano que pedia aos seus convidados que entrassem nos cômodos todas as vezes com o pé direito. Aparentemente ele acreditava que, ao não fazer isso, a casa poderia ser tomada por coisas ruins.

6 - Não passar embaixo de uma escada

Quem nunca desviou de uma escada ao se deparar com ela, não é mesmo? Assim como os demais, fazer isso poderia te proporcionar uma grande má sorte. O motivo para isso seria que, quando está aberta, a escada forma um triangulo que, como você provavelmente já sabe, também é extremamente mal visto. Algumas pessoas supersticiosas acabaram relacionando esse fato a uma questão religiosa. Eles afirmam que o triangulo representa a Santíssima Trindade e que, ao passar por baixo dela, você estaria quebrando o equilíbrio divino entre Pai, Filho e Espírito Santo.

7 - Deixar o chinelo virado não é uma boa opção

Desvirar os chinelos depois de ver que eles acidentalmente ficaram com a sola para cima é algo extremamente normal para muitos. Acredita-se que fazer isso pode trazer sérios problemas para a sua mãe ou até mesmo fazer com que ela faleça. Durante a sexta-feira 13 o mal procura por esses pequenos detalhes ainda mais do que nos outros dias. Parece exagerado que a vida da sua mãe dependa da posição do seu chinelo mas é melhor não arriscar, não é mesmo?

8 - Vestir roupas brancas

A cor branca representa coisas boas e, por isso, muitas pessoas acabam aderindo peças com essa tonalidade na virada do ano. E, aparentemente, usá-la durante a sexta-feira 13 fará com que você fique protegido da má sorte. Será?

9 - Não deixe que varram o seu pé

Ter o seu varrido por alguém é considerado um sinal de má sorte. O que, mais uma vez, seria ainda mais evidenciado nesse dia. Por isso, algumas pessoas acreditam que seja melhor ficar longe de pessoas com vassouras na sexta-feira 13. Ficar um dia sem usá-la não fará mal a ninguém, não é mesmo?

10 - É melhor ficar em casa

Muitas pessoas acabam se resguardando quando estão com medo e isso não é diferente na sexta-feira 13. O conforto da nossa casa sempre parece o local mais seguro e, por isso, alguns acabam preferindo não sair dela durante esse dia. Mas, se você parar para pensar, grande parte dos tópicos mencionados estão dispostos em sua casa. Ou seja, se impedir de sair nesse dia pode não te ajudar tanto assim.

11 - Usar amuletos pode te proteger

Amuletos são considerados um símbolo de sorte e existem diversos tipos deles. A sua função seria atrair coisas boas e, por isso, usá-los nesse dia coberto de coisas ruins pode te proteger da má sorte que o ronda. E, durante a sexta-feira 13, eles acabariam servindo como uma espécie de escudo. Não é algo difícil de se encontrar, o que faz com que as pessoas acabem escolhendo pelo menos algum deles para usar.

12 - Não cruzar facas em cima da mesa

As facas já são por si só algo perigoso e, de acordo com os supersticiosos, cruzá-las em cima da mesa é um simbolo de azar. Aparentemente, elas estariam remetendo a cruz em que Jesus foi crucificado e, consequentemente, em toda a tragédia carregada pro aquele momento.

13 - Bater três vezes na madeira

Muitas pessoas tem o habito de bater três vezes na madeira depois que dizem algo ruim na esperança de que isso faça com que a coisa mencionada não se concretize. Mas, aparentemente, existe uma outra função para ela. A ideia parece ter surgido com os índios norte-americanos e, de acordo com eles, fazer isso é como pedir pela proteção dos deuses. A sexta-feira 13 seria um dia rodeado de espíritos maus e, por isso, ter uma proteção divina nesse momento seria realmente bom.

Em algum momento você provavelmente também já acreditou em coisas como essa, ou acredita nelas até hoje. A superstição faz parte de muitas culturas e acaba transcendendo as gerações. Essas coisas são, de acordo com os supersticiosos, algumas das coisas que você deve evitar no dia de hoje. Afinal, caso alguém ainda não tenha percebido. Hoje é sexta-feira 13.

Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento tem o único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+