• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Estudo revela porque colocar uvas no microondas gera pequenas explosões de plasma

POR Toni Nascimento    EM Ciência e Tecnologia      20/02/19 às 19h06

O mundo é cercado de mistérios que nós passamos milhares de anos esperando por uma resposta. Hoje em dia, inclusive, mesmo com o avanço tecnológico, científico e com a exploração espacial, ainda existem muito mais perguntas do que respostas. Mas a cada dia que passa, nós conseguimos resolver mais um mistério (um por vez). A última grande dúvida da humanidade (principalmente da internet) era: por que as uvas explodem em plasma quando são colocadas dentro de um microondas?

Você nunca fez esse teste? De verdade? Pois bem, saiba que se você pegar uma uva, cortá-la pela metade, e em seguida colocá-la dentro de um microondas, vão começar a ocorrer micro explosões de plasma.

Durante muito tempo, a internet ficou cheia de conspirações e teorias para descobrir o verdadeiro porquê desse fenômeno. Por que essa pequena fruta explode em plasmas se colocada dentro de um microondas? Apesar disso, nenhuma resposta ao longo do tempo foi dada por alguma pesquisa ou estudo científico de verdade.

A teoria antiga

grapesplosion 1

Finalmente, o pesquisador Aaron Slepkova da Universidade Trent (Canadá) e seus dois colegas, resolveram pesquisar o porquê disso acontecer desta forma. Eles então publicaram recentemente um artigo científico discutindo o assunto mais a fundo. Eles conseguiram mostrar que a teoria mais conhecida sobre o tema estava completamente errada. Ao longo dos últimos anos, várias fontes propuseram que as uvas criam plasma porque a energia no microondas carrega eletrólitos em seus interiores com muita água.

Este pensamento ganhou diversos seguidores porque, para causar um fluxo de energia entre as duas fatias de uva, uma força viaja através da pele como um fio elétrico. Quando se acumula energia suficiente, a coisa toda produz uma centelha de plasma na ponte de pele que liga as duas partes.

O estudo profissional dos três físicos em questão mostrou que essa ponte, para criar o plasma, não é necessária. Logo, eles fizeram o teste com duas uvas inteiras, lado a lado. Mesmo assim, viram que elas criaram explosões de plasma. Então, eles explicaram.

A resposta

Quando a fruta foi substituída por duas esferas de hidrogel sem pele, os pesquisadores viram o mesmo tipo de faíscas explodirem. Segundo os físicos, essa reação aconteceria com qualquer tipo de esfera com água suficiente formando sua massa.  "Observar um pedaço de fruta explodindo em chamas em um forno de microondas é emocionante e memorável. Consequentemente, muita atenção já se concentrou no plasma em si, e não na fonte da centelha", afirma o artigo.

Em outras palavras, nos distraímos com o efeito em vez de procurar a causa. Combinando imagens térmicas com simulações de computador, a nova pesquisa concentrou a atenção na verdade subjacente. As descobertas revelam que quando duas uvas inteiras estão tocando no microondas, cria-se um vínculo entre elas, o que resulta em uma explosão de energia quando elas se tocam. É neste momento que os pesquisadores registraram as maiores temperaturas e maiores distribuições de energia. Isso quer dizer que a energia emitida pelo microondas está sendo direcionada para ambas as uvas no sentido do mesmo local, criando um campo eletromagnético entre elas.

Campo eletromagnético

Esse ponto eletromagnético se baseia em energia, sobrecarregando os eletrólitos próximos, fazendo com que um jato de plasma exploda. "A absorção de microondas pela água serve para suprimir modos internos e permitir que pontos quentes se formem em uma faixa de tamanhos de contas", concluíram os autores. Mas como a maioria das coisas, para cada resposta existe uma nova pergunta. Apesar de entenderem agora porque as uvas explodem em formato de plasma, ainda não foi possível explicar porque elas começam a se balançar e bater uma na outra. Com certeza, essa resposta é o próximo desafio.

E aí, o que você achou dessas respostas? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que só conseguiu pensar nessa experiência como um UFC de uvas, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   Science Alert  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+