Curiosidades

15 minutos desse exercício podem melhorar a saúde do coração

0

Todos nós sabemos sobre a importância de fazer exercícios físicos constantemente. Isso porque a prática de esportes ou atividades físicas produz melhorias, não somente estéticas, como também condicionamento para o praticante. E claro que os exercícios fazem bem não apenas para o corpo, como também para os órgãos.

Como por exemplo os  exercícios de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), que ficaram bem populares nos últimos anos por vários fatores. Um deles é que esse tipo de exercício não exige tanto tempo quanto um treino regular. Além disso, pesquisas mostraram que eles melhoram o condicionamento, diminuem a pressão arterial e ajudam as pessoas a controlarem os níveis de açúcar no sangue. Isso pode ajudar as pessoas a perderem peso e prevenir doenças como por exemplo, diabetes tipo 2.

Exercício

E uma revisão de estudos descobriu recentemente que uma forma de treino HIIT, chamada HIIT de baixo volume, tem benefícios na saúde cardiometabólica.

Isso quer dizer que o HIIT de baixo volume pode provocar melhorias parecidas, ou até melhores, na aptidão cardiorrespiratória, controle de açúcar no sangue, pressão arterial e função cardíaca se comparados com exercícios aeróbicos contínuos.

O HIIT é caracterizado pela alternância entre os intervalos de exercício de baixa e alta intensidade. Isso é repetido durante a sessão de exercícios com o tempo total gasto em alta intensidade.

Nesse estudo, os pesquisadores fizeram uma revisão tópica das evidências atuais a respeito do HIIT de baixo volume e os seus benefícios para a saúde do coração. Essa revisão deu uma visão geral atualizada das informações mais recentes em um determinado campo ou área de pesquisa que está se desenvolvendo de forma rápida.

Ao todo foram analisados 11 estudos. E os pesquisadores definiram o HIIT de baixo volume com um exercício em que o tempo total gasto em intervalos ativos era menor do que 15 minutos.

Saúde

Eles descobriram que no geral, o HIIT de baixo volume melhorou a capacidade de uma pessoa queimar combustível, como carboidrato e gordura. Isso está diretamente ligado ao controle de açúcar no sangue, e pode ser bem importante na prevenção de doenças como o diabetes tipo 2.

Além disso também foi descoberto que o HIIT supervisionado em pessoas saudáveis e nas que vivem com obesidade tipo 2 é seguro. O HIIT de baixo volume também mostrou melhorar a estrutura do coração como o alargamento da câmara. Isso faz com que o volume de sangue que o coração pode bombear para o resto do corpo a cada batimento também aumente.

Esses benefícios foram verdade para as pessoas sem problemas de saúde subjacentes, assim como para aquelas que tinham insuficiência cardíaca. E o fato dessa revisão ter mostrado que o HIIT de baixo volume também melhora a aptidão cardiorrespiratória é importante.

Benefícios

Com isso ficou demonstrado que mesmo os benefícios moderados na saúde d coração diminuem os eventos cardiovasculares adversos em até 30%, como por exemplo o ataque cardíaco e derrame.

Os resultados mostraram que mesmo um treino curto pode melhorar a saúde. O recomendado pela OMS é que os adultos façam de 150 a 300 minutos de exercícios de intensidade moderada ou entre 75 e 150 minutos de exercícios vigorosos semanalmente.

Contudo, a principal barreira para isso acontecer é a falta de tempo para se exercitar. O HIIT de baixo volume tem o potencial de ser mais eficiente na questão do tempo. E também oferece melhorias parecidas ou maiores para a saúde.

Estudo mostra que a pobreza extrema pode ser enfrentada se o mundo lidar com as mudanças climáticas corretamente

Matéria anterior

Como está o elenco de ”Hoje é dia de Maria” atualmente

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.