CuriosidadesHistória

18 coisas que você não sabia sobre Alan Turing

0

Alan Mathison Turing foi um matemático e cientista da computação britânico. Turing é bastante conhecido por seus trabalhos como criptoanalista e por sua importantíssima participação na decodificação de mensagens nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. O cientista ainda desenvolveu a máquina de Turing, que é comparada como modelo inicial de um computador de uso geral.

Em 2014, um pouco da história de Turing foi contada no longa metragem O Jogo da Imitação, que trouxe Benedict Cumberbatch para dar vida ao cientista. O filme recebeu 8 indicações ao Oscar. Entretanto, para muitas pessoas, a vida de Alan Turing ainda é um verdadeiro mistério. Pensando nisso, hoje trouxemos para vocês alguns fatos incríveis sobre o matemático e vocês conferem logo abaixo.

A vida e os grandes feitos de Alan Turing

1 – Alan Turing é considerado o pai da inteligência artificial e das teorias da ciência da computação.

2 – No período da Segunda Guerra Mundial, Turing trabalhou para o Code of Government and Cypher School – serviço de inteligência britânico encarregado da segurança, espionagem e contraespionagem nas comunicações.

3 – Turing liderou a divisão Hut8, que era responsável pela criptoanálise naval alemã.

4 – O matemático desenvolveu uma série de técnicas para decifrar mais rapidamente a criptografia alemã e uma máquina eletromecânica que poderia encontrar configurações para a máquina Enigma.

5 – O britânico foi peça fundamental na decodificação das mensagens que permitiram que os Aliados derrotassem os nazistas, o que os ajudou a vencer a guerra.

6 – Seu trabalho teria encurtado a guerra na Europa em mais de dois anos e salvou mais de 14 milhões de vidas.

7 – Em 1952, Turing foi processado por ser homossexual, uma vez que pela Emenda Labouchere, “indecência” era uma ofensa criminal no Reino Unido.

8 – Em 2009, o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, após uma campanha na internet, fez um pedido público de desculpas pela maneira terrível pela qual Turing foi tratado.

9 – A Rainha Elizabeth II concedeu ao cientista um perdão póstumo em 2013.

10 – Turing tinha o costume de acorrentar sua caneca a um radiador para que ninguém a usasse.

11 – Em 1948, Alan Turing escreveu um programa de xadrez para computador que ainda não havia sido inventado.

12 – Uma estátua em homenagem ao cientista está disposta em Whitworth Gardens, em Manchester.

13 – Aos 13 anos, em 1926, devido a sua inteligência, Turing foi enviado para Sherborne School, em Dorset, na Inglaterra.

14 – Em Sherborne, o matemático conheceu Christopher Morcom, que teria sido descrito como seu primeiro amor.

15 – A morte prematura de Morcom, supostamente, seria o motivo pelo qual Turing teria se tornado ateu.

16 – Entre 1931 a 1934, Turing estudou no King’s College, em Cambridge e se graduou em Matemática.

17 – Turing trabalhou com padrões para máquinas inteligentes. O princípio trabalhado por ele é o mesmo usado em testes CAPTCHA online hoje em dia, que determinam se um usuário é uma pessoa ou um robô.

18 – Devido a seu processo por atos homossexuais, para não ir para a prisão, o cientista aceitou o tratamento de castração química.

19- Turing morreu em 1954, por envenenamento por cianeto, há 16 dias de seu 42º aniversário. Segundo investigações, o cientista cometeu suicídio. No entanto, evidências também deram ideia de um possível envenenamento acidental.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

7 séries de TV perturbadoras demais para ver até o final

Matéria anterior

O templo mexicano que era dedicado ao ”Deus do Esfolamento”

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.