Entretenimento

24 fotos tiradas com uma câmera espiã revelam o cotidiano dos anos 1800

0

A velocidade com que o mundo se transforma é realmente impressionante, não acha? Quando estudamos história dá pra perceber nitidamente que não somos mais os mesmos. Certamente você já deve ter estudado sobre acontecimentos que envolveram o século 19 e percebeu que as coisas eram bem diferentes. Talvez a maior delas esteja nas questões culturais… Será que você já teve a oportunidade de ver fotos das pessoas dessa época?

Estima-se que as fotos tenham surgido por volta da década de 1920. De antemão, podemos pressupor que não era um costume da população ficar tirando mil fotos como fazemos atualmente. Na verdade, essa era uma novidade pra poucos… Apenas os extremamente curiosos e com bom poder aquisitivo poderiam ter uma câmera, afinal… O custo do equipamento era altíssimo. Também vale lembrar que não se tratava apenas de apertar o botão e o clique ser instantâneo. Uma foto poderia demorar minutos para ser registrada.

Normalmente, as pessoas tinham apenas uma oportunidade em toda a vida para tirarem uma foto. Portanto, sempre queriam fazer daquele momento algo bastante especial. É por isso que vemos tantas fotos estranhas e engraçadas da época.

As fotos de Carl Stormer

Aos 19 anos, Carl Stormer (1872-1957) tinha um hobby bem inusitado para a época: fotografar. Ele possuía uma câmera espiã, artigo raro para um período onde  a fotografia ainda estava se desenvolvendo. Dessa forma, foi um dos poucos que conseguiu capturar momentos de descontração entre as pessoas daquele século. Andava pelas ruas de Oslo, na Noruega, na década de 1890, tirando fotos das pessoas sem que percebessem.

Precisamente, foi no ano de 1893 que conseguiu a câmera espiã CP Stirn Concealed Vest (imagem acima), enquanto estudava na Royal Frederick University, que agora é chamada apenas de Universidade de Oslo. Segundo ele: “Era uma garrafa plana redonda escondida sob o colete com a lente saindo através de uma casa de botão. Sob minhas roupas eu tinha uma corda através de um buraco no bolso da minha calça, e quando eu puxava a corda, a câmera tirava uma foto “, contou ao St. Hallvard Journal, no ano de 1942.

A seguir, nós aqui da Fatos Desconhecidos compilamos algumas de suas melhores imagens. O choque cultural é realmente gritante, possibilitando uma reflexão daquelas… Confere aí!

#1

#2

#3

#4

#5

#6

#7

#8

#9

#10

#11

#12

#13

#14

#15

#16

#17

#18

#19

#20

#21

#22

#23

#24

E então pessoal, o que acharam? De qual das fotos mais gostaram? Elas realmente são capazes de traçar a diferença cultural entre as gerações, não é mesmo? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários e não deixem de compartilhar a matéria com seus amigos!

Você pode acertar de qual país é esse personagem de Naruto? [Quiz]

Artigo anterior

Batman possuirá sua própria manopla nos quadrinhos da DC

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido