CuriosidadesHistória

4 animais que ajudaram a mudar a história

0

Durante o curso da história, o homem realizou inúmeros feitos que beneficiaram a humanidade. O processo evolutivo é constante, e o ser humano nunca para de se reinventar e de descobrir o mundo ao seu redor. Entretanto, nem sempre o homem conseguiu essas façanhas sozinho.

Por muitas vezes, a ajuda de um animalzinho (isso mesmo, um bicho), foi totalmente essencial para mudar o curso da história como a conhecemos. Sem eles, com certeza, o mundo não seria tal como o vemos hoje em dia. De quatro patas à penas, o empurrãozinho animal foi decisivo para o ser humano por várias vezes.

Pois é, precisamos (e muito) dos bichos. Por isso, o Ultra Curioso vai te mostrar os 4 animais que ajudaram a mudar a história. Leia e se surpreenda com o que esses bichinhos conseguiram (por própria vontade ou não).

1. O macaco responsável pela morte de um rei e uma guerra

macaco_SAPO

 

Em outubro de 1920, O rei da Grécia Alexander estava caminhando por um jardim com seu cão quando este entrou numa briga com uma macaco. Ao tentar separar a briga, outro macaco pulou e mordeu o monarca. As feridas do rei infeccionaram, e ele morreu em 25 de outubro, aos 27 anos. Alexander tinha sido coroado em junho de 1917 durante a 1ª Guerra Mundial, depois que seu pai, o rei Constantino I, abdicou do trono. Este, tomou posse novamente em 1920. Durante seu segundo governo como rei, Constantino colocou sua nação grega na Guerra Greco-Turca (1919-1922), e ela perdeu. Da cadeia de eventos que se seguiram à morte de Alexandre, Winston Churchill da Grã-Bretanha depois comentou: “Talvez não seja exagero observar que um quarto de um milhão de pessoas morreram de mordida deste macaco.

2. Cairo, o cão que denunciou Osama Bin Laden

cachorro-noite-1

 

Na madrugada do dia 2 de maio de 2011, o cachorro da raça Pastor Belga Malinois, Cairo, embarcou em uma operação ultra-secreta e ajudou a capturar um dos terroristass mais procurados de todos os tempos, Osama bin Laden. O cachorro adentrou o esconderijo de Bin Laden e ajudou a farejá-lo.

 

Assim como os 23 militares que participaram da operação, Cairo vestia um colete à prova de balas com um sistema integrado de comunicação audiovisual. Cairo também gravava a sua versão da ação e podia receber sinais que o ajudassem a se guiar pela casa.

3. O pombo que salvou soldados na 1ª Guerra Mundial

cher-ami-war-pigeon

Cher Ami (“querido amigo” em francês), foi um das centenas de pombos correio usados pelo Signal Corps do Exército dos Estados Unidos na França para o transporte de mensagens secretas dos comandantes no campo de batalha. Em 1918, Cher Ami, apesar de ter sido gravemente ferido por tiros inimigos, entregou uma mensagem para as forças americanas do major Charles Whittlesey, da Divisão de Infantaria 77, que ficou preso no nordeste da França durante a ofensiva Meuse-Argonne, cercado por soldados inimigos enquanto eram bombardeados por fogo amigo dos americanos, que não tinham certeza da localização do batalhão. Embora os alemães tivessem baleado Cher Ami depois que ele tomou o voo, o pombo conseguiu voltar para sua casa e entregar uma mensagem de Whittlesey contendo a localização de seus homens. Como resultado, o batalhão perdido foi salvo, e Cher Ami mais tarde foi condecorado com a Croix de Guerre pelo governo francês.

4. Laika, a vira-lata espacial

Laika

 

Em novembro do ano de 1957, Laika (que significa “camelô” em russo) entrou em órbita na nave soviética Sputnik II, tornando-se o primeiro animal a ir para o espaço e preparando o caminho para o voo espacial humano. A cadela espacial fez sua missão histórica de apenas um mês após o lançamento do satélite da União Soviética não tripulada artificial, o Sputnik I, que sinalizou a entrada do mundo para a era espacial. A vira lata Laika era uma cadela de rua antes de ser capturada e treinada junto com outros cães; os soviéticos preferiam usar animais abandonados, porque eles tendem a ser mais substanciosos do que cães domésticos.

 

 

Os 5 psicopatas mais famosos do cinema

Artigo anterior

5 animais marinhos que vão te deixar assustado

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido