4 significados assustadores de logotipos famosos

POR A redação    EM Curiosidades      02/09/15 às 19h01

Você não precisa ter estudado muito sobre mitologia grega ou romana para saber uma coisa ou outra sobre a Medusa, Pandora ou os troianos, não é verdade? Alguns mitos e personagens lendários são usados há tanto tempo e por tantos games, filmes e até mesmo marcas que é quase como se os conhecêssemos bem. Afinal, ninguém pode ter os direitos autorais de lendas. Se você vai abrir uma empresa, uma boa ideia é resgatar um destes mitos. Os nomes são bem interessantes, e ainda acompanham símbolos bastante estéticos. Perfeito, não?

Um pequeno conselho antes de sair por aí dando nomes. Pesquise BEM sobre as referências que você pretende usar. Antes de fuçar mitologias atrás de nomes e imagens interessantes para logotipos, saiba que algumas delas escondem significados obscuros, que podem dar à sua marca uma estranha impressão. Duvida? Veja 4 logotipos famosos que escondem significados bizarros e contraditórios!

Starbucks

Starbuck

O logotipo da Starbucks é uma sereia que confere uma aparência bem elegante para o seu copo de café. Isso você já sabe, mas o que as sereias significam no contexto da mitologia grega? Bom, basicamente obsessão, vício e morte. Isto mesmo. De acordo com o site da empresa, a sereia foi escolhida como logotipo porque eles estavam procurando um tema náutico que capturasse a essência de Seattle. Durante a década de 70, a cidade era mais conhecida pelos velejadores e os portos marinhos, muito antes do grunge estourar.

Na mitologia, as sereias são constantemente vistas como a personificação do oceano - e isso não é uma coisa boa. Elas são psicopatas brutais que te assassinariam apenas por você ser atraente. Segundo a mitologia, as sereias entoavam canções encantadoras que atraiam marinheiros para uma morte certa, uma vez que seus navios eram levados direto para as rochas.

Versace

Versace

Vaidade e promiscuidade irá arruinar você. Provavelmente você está familiarizado com o nome "Versace", nem que seja estampado em coisas que quase ninguém pode comprar. A logotipo também é bem conhecida: uma Medusa da mitologia grega. E por Medusa eu quero dizer uma mulher tão horrível que transforma os homens em pedra apenas olhando para eles.

Claro, a figura lendária sempre foi descrita como uma mulher incrivelmente bela que conseguiu atrair até mesmo Poseidon, o deus dos mares. O problema é que eles se envolveram no interior de um templo da deusa Athena, que não gostou nada disto e amaldiçoou Medusa, dando-lhe o famoso cabelo com fios de cobras e a aparência bizarra. O mais interessante aqui é que a marca de moda praticamente baseou sua logo em uma advertência de como a beleza e a luxúria podem ser perigosas. Medusa aprendeu a lição.

Trojan

Trojan

A marca de preservativos optou por um logotipo que projeta força e masculinidade, mas será que foi uma boa escolha? Os troianos foram guerreiros nada fáceis de lidar, uma vez que a cidade de Troia resistiu aos ataques gregos por dez anos consecutivos. Eles eram fortes e resistentes: tudo que você precisa para uma boa camisinha. Mas pergunte a qualquer um sobre Troia que a primeira coisa que vem a mente é sempre o famoso Cavalo de Troia.

Você conhece a história, certo? Os gregos construíram um enorme cavalo de madeira, encheram seu interior com soldados e o enviou até os troianos, que estupidamente colocaram a coisa toda dentro da cidade. Os guerreiros então tomaram a cidade por dentro e Troia perdeu a guerra. Por isso o termo também é usado para o vírus de computador: você baixa alguma coisa, abre e pronto, seu computador fica infestado de porcarias. Então, este provavelmente não foi um bom nome para uma marca de camisinhas: um recipiente que se abre e libera um enxame de guerreiros... não sei não.

O símbolo da Medicina

Medicina

Você provavelmente está ciente do símbolo universal da medicina, mas quando o vê na parte de trás de uma ambulância sabe o que realmente significa as duas cobras sob um par de asas? Bom, o símbolo, que é chamado de caduceu tem fortes conotações envolvendo engano, trapaça e ganância. Ele é, na verdade, o cajado de Mercúrio, deus romano dos mentirosos e ladrões. Para falar a verdade, parece que o símbolo se encaixaria melhor às companhias de plano de saúde.

O uso do caduceu como um símbolo para a medicina entrou em voga na década de 1850 muito provavelmente por um hilariante mal-entendido: uma outra imagem, a haste de Asclepius, é na verdade o verdadeiro antigo símbolo para o deus da cura, mas ele só tem uma serpente e nenhuma asa. Quando eles estavam procurando por um logotipo adequado para a classe médica, simplesmente confundiram os símbolos. Aparentemente varas com cobras eram bem mais comuns na mitologia do que eles esperavam.

Fonte: Cracked

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+