Curiosidades

5 erros comuns que todos acreditam a respeito das gorduras

0

Todos sabemos que uma boa alimentação pode influenciar sim na nossa saúde e na disposição que temos para enfrentar o dia-a-dia. O segredo não está em apenas comer frutas e legumes. Mas sim fazer uma dieta equilibrada com todos os alimentos em quantidades certas. Isso porque o nosso corpo precisa de um pouco de cada alimento para que tenhamos uma vida saudável.

Contudo, a gordura é vista como uma grande vilã nos dias de hoje. A maioria das pessoas vive querendo queimá-la por completo de sua vida. No entanto, algumas percepções que as pessoas tem com relação à gordura podem ser erradas. Seja por ser um senso comum passado de geração para geração, ou algum conhecimento que foi obtido mais recentemente. O fato é que a gordura pode não ser tão má assim como as pessoas pensam. Mostramos aqui alguns dos erros comuns a respeito dela.

1 – Óleos vegetais engordam menos

Independente de qual for a procedência do óleo, todos eles são gorduras e fornecem nove calorias por grama. Por conta disso, seja ele de origem animal ou vegetal, o óleo vai engordar se for consumido em excesso.

2 – Margarina é melhor do que manteiga

Essa é uma outra concepção bem difundida. Por conta da margarina ser de origem vegetal, há quem acredite que ela seja uma opção melhor. Entretanto, para que uma gordura vegetal seja solidificada é preciso que ela passe por um procedimento de hidrogenação. Esse processo converte as gorduras “cis”, que são consideradas saudáveis, em gorduras “trans”, que não trazem benefício para a saúde.

3 – Azeite mais escuro é mais puro

Muita gente acredita e passa essa informação adiante como se fosse verdade, de que quanto mais escuro for um azeite, mais puro ele é. Contudo, a cor dele não é indício da sua qualidade. Até porque o que faz com que a cor do azeite varie é o tipo de azeitona e o momento em que ela foi colhida.

4 – Gorduras são prejudiciais à saúde

É muito comum ouvirmos várias pessoas falarem que para se ter uma vida mais saudável é preciso cortar a gordura porque ela faz mal para nossa saúde. Entretanto, as gorduras são necessárias para o bom funcionamento do organismo, já que elas participam da produção de hormônios que absorvem vitaminas lipossolúveis e de várias outras funções do organismo.

Claro que algumas pessoas tem problemas de saúde, ou então outros fatores que fazem com que elas precisem consumir menos gorduras. Mas isso deve ser orientado por um nutricionista. E mesmo nesses casos é bem difícil que as gorduras sejam excluídas totalmente.

5 – Precisa diminuir o consumo de gordura para emagrecer

Outro erro com relação às gorduras é achar que elas são o único fator ligado ao emagrecimento. Tudo vai depender do tipo de dieta e dos hábitos que a pessoa segue.

Por exemplo, em dietas low carb, é preciso aumentar um pouco o consumo de gorduras para que a pessoa tenha mais energia. Mas tudo isso é feito de uma forma equilibrada junto com outros nutrientes.

Além disso, pesquisas recente mostram que a gordura saturada, que é aquela que vem de alimentos de origem animal não é a vilã de doenças do coração ou obesidade. E uma coisa que é bom ficar de olho são os produtos “0% de gorduras”. Isso porque eles têm o acréscimo de outros ingredientes para compensar em seu sabor.

Conheça a terrível Maldição de Carmen Winstead

Matéria anterior

Fumantes podem desaparecer dentro de uma geração segundo especialistas

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.