• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

5 ideias bizarras da ficção científica que se tornaram realidade

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      03/12/14 às 14h22

Sabe aquelas tecnologias improváveis e mais futuristas possíveis que costumávamos ver na ficção? Pois então, algumas delas, por mais incrível que pareça, já fazem parte do presente e, uma vez desenvolvidas, esperam somente o mercado se adaptar para recebê-las, sabia?

Como você vai ver na lista abaixo, esses inventos que povoaram o imaginário dos amantes de ficção científica e de outros gêneros de longas de Hollywood passaram por uma releitura e, adaptados, foram reproduzidos por pesquisadores de todo o mundo. Aliás, só para mexer com sua imaginação, fazem parte dessa seleção de ideias bizarras que se tornaram reais a famosa capa da invisibilidade de Harry Potter e outros inventos muito malucos, como os carros voadores.

Confira:

1. Carros voadores

1

Presentes em filmes como O Quinto Elemento, O Vingador do Futuro, Minority Report e Blade Runner, os carros voadores - que sempre pareceram fazer parte de uma época inalcançável de tão tecnológica - já existem hoje em dia. Criado e testado pela empresa AeroMobil, da Eslováquia, o protótipo do carro do futuro voa, é estreito e possui um design cheio de curvas e, basicamente, monocromático. Mas, ao contrário do que muita gente imaginava, esse novo carro ainda precisa de asas para voar e se parece mais com um monomotor.

2. Capa da invisibilidade

2

Todo mundo que passou a infância ao lado dos livros e dos filmes de Harry Potter já sonhou em, um dia, ter a famosa capa da invisibilidade. Aliás, para quem não lembra, o bruxo e seus amigos conseguiam entrar em vários lugares sem serem vistos, graças a esse objeto misterioso, que os tornavam invisíveis aos olhos humanos.

Bom, na vida real o que foi criado não é exatamente um capa, mas o objetivo final foi alcançado: deixar coisas invisíveis ou, mais ou menos isso. Isso porque tudo não passa de um jogo de lentes capaz de "esconder" os objetos por trás delas, enquanto deixam vísível tudo mais que estiver ao seu redor. A tecnologia, aliás, foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos.

3. Homens-máquina ou ciborgues

3

Robôs e meio-humanos como o Robocop - conhecidos também como ciborgues - sempre foram uma sensação nos filmes de ficção científica. Hoje em dia, como todo mundo sabe, já existem inúmeros progressos nesse sentido e várias são as próteses mecânicas presentes no mercado, especialmente aquelas que substituem braços e pernas humanos. Há ainda circuitos eletrônicos para serem inseridos abaixo da pele para controlar aparelhos a distância, sem necessidade de senhas e outras medidas de segurança.

4. O homem de ferro

4

Parece que a armadura projetada por Tony Stark, nos filmes, causou inveja no mundo real. Isso porque a "roupa" do Homem de Ferro já existe por aí e seu protótipo foi desenvolvido para fins militares. Dizem por aí que a armadura vai servir como proteção contra tiros e fogo, vai armazenar energia para aumentar a performance de quem a veste e proporcionar um sistema de comunicação e tela com gráficos. As únicas coisas que o Homem de Ferro da vida real não vai fazer é voar e carregar munição pesada... coisas de ficção científica, não é mesmo?

5. Teletransporte

5

Claro que o que existe hoje em dia não se compara com o que era mostrado em Star Trek, por exemplo, mas já é um grande avanço científico com relação ao teletransporte. Isso porque pesquisadores holandeses conseguiram teletransportar informações entre dois bits quânticos separados a três metros de distância. Em resumo: conseguiram fazer algo sumir e aparecer em um lugar diferente sem que a matéria física fosse movida.

Gosta de ler sobre coisas futuristas? Então não deixe de conferir também 8 tecnologias fantásticas que serão comuns em 2030.

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+