• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

5 momentos nos filmes de Harry Potter que foram melhores que nos livros

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      08/06/17 às 18h39

A adaptação cinematográfica é constantemente discutida, seja no meio nerd/geek ou não. Normalmente, a conclusão chegada é a mesma: o livro é melhor que o filme. Acontece que adaptação não é algo tão simples como muitas pessoas imaginam. O processo é delicado e envolve duas artes completamente diferentes, ao contrário do que o senso comum acredita, adaptação cinematográfica é um seguimento que merece e deve ser respeitado. Claro, existe muitos filmes baseados em obras literárias que são horríveis, no entanto, há centenas de filmes com roteiro original que também são ruins.

Adaptações podem ser muito boas, inclusive, existe casos em que determinados acontecimentos da história, ficam melhores representados no filme. Um exemplo é a Harry Potter, sete livros e oito filmes, sem dúvidas foram diversas alterações realizadas, entretanto, mesmo na saga do menino bruxo, algumas cenas no longa ficaram mais adequada que no livro. Separamos algumas delas.

5 - Neville entrega a Harry o Guelricho

Nos livros, Dobby é quem entrega o Guelricho a Harry, embora o fato seja uma alteração, na narrativa do filme ela é importante para o desenvolvimento de Neville. A partir desse momento que o personagem começa sua transição "de zero à herói". No livro, o elfo doméstico chega minutos antes da tarefa começar e entrega a planta para Harry. Já no filme, Neville é o especialista em herbologia e, por isso, tem confiança em ajudar Harry.

4 - O soco de Hermione em Malfoy

Em uma escola na qual os alunos aprendem a voar, lançar feitiços, fazer poções e mais outras bruxarias, um soco no rosto de alguém chega a ser chocante. O trio do mal está espionando a casa de Hadrig para poder ver a execução de Bicuço. Entre Hermione, Harry e Rony, é ela quem fica mais furiosa com a situação e, depois de ameaça-lo com a varinha e fingir que vai embora, ela não resiste a uma ofensa soltada por Malfoy e lasca um soco bem no meio do seu rosto.

3 - Hermione apaga da memória de seus pais

Uma das cenas mais emocionantes e delicadas de Harry Potter e as Relíquias da Morte. Hermione está prestes a abandonar sua casa e ir para o mundo bruxo lutar uma guerra. Ela não sabe como voltará e se voltará, por isso, ela quer garantir que seus pais tenham uma vida boa e saudável. Como o livro mostra, o ponto de vista apenas de seu protagonista, então há apenas o relato da personagem comentando o que fez. No filme, a cena foi acrescentada de uma forma tocante e sensível.

2 - A luta com o Basilisco

Esta parte é o clímax da história no filme Harry Potter e a Câmara Secreta, por isso, foi desenvolvida de maneira tensa, mais elaborada e cheia de ação. O resultado ficou muito bom, inclusive os efeitos com o Basilisco. Já no livro, toda a cena parece acabar rápido demais.

1 - A primeira aparição de Hogwarts

Por mais que a imaginação do leitor não tenha limites, ver a concretização do que foi imagino é algo mágico! Assim como foi a primeira aparição da Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts. Testemunhar, em uma tela grande, o gigantesco castelo é emocionante. Suas torres, seu formato, a paisagem que o cerca, suas luzes e o anoitecer que o envolve. Podemos dizer que é um dos momentos mais memoráveis de toda a saga. O início de toda a ventura.

Por mais erros de adaptação que Harry Potter tenha, não podemos desmerecer o que foi acertado nas alterações. Esse foi alguns exemplos. Quais alterações realizadas pelo filme que você considera melhor que no livro? Compartilhe sua opinião com a gente.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+