Ciência e Tecnologia

5 truques de psicologia infalíveis para persuadir pessoas

0

Você já viu aqui na Fatos Desconhecidos alguns truques para controlar pessoas. No entanto, existem outras táticas que também podem te ajudar na hora de convencer alguém a fazer algo.

Muita gente não sabe, mas ao seguir algumas dicas é possível influenciar as pessoas em algum aspecto. Algumas dessas maneiras já foram até objeto de estudos científicos.

Quer descobrir como fazer isso? Então confira a seleção que fizemos das cinco maneiras mais eficientes para influenciar qualquer um:

1. Aceno com a cabeça

aceno

Pesquisas científicas apontam que ao acenar para alguém enquanto falamos, a pessoa se torna mais propensa em concordar com quem fala.

Isso acontece porque ao acenar com a cabeça, quem ouve tem uma tendência a repetir o movimento e, dessa maneira, as chances de ela concordar com o que escuta são aumentadas.

2. Escuta reflexiva

reflexiva

Uma das melhores maneiras de influenciar uma pessoa é demonstrar que você realmente entende como eles se sente. É possível fazer isso repetindo para a pessoa o que ela acabou de dizer, mas com outras palavras.

Essa tática também é conhecida como escuta reflexiva. Estudos recentes mostraram que quanto mais os terapeutas usam escuta reflexiva, mais os pacientes tendem a revelar maiores emoções.

3. Ficar quieto

quiet

Dale Carnegie, o autor do livro How to Win Friends and Influence People, “Como fazer amigos e influenciar pessoas em tradução literal”, afirma que é desnecessário dizer a uma pessoa que ela está errada.

Ao invés disso você pode usar a técnica criada por Ray Ransberger e Marshall Fritz, que consiste em ouvir o que a pessoa tem a dizer, sem discutir. Depois disso, você tenta entender como a pessoa se sente e começar a falar usando um argumento em comum que tenha com ela, para só então afirmar o seu ponto de vista.

Isso faz com que a pessoas se torne mais susceptível a te ouvir, de forma que você possa corrigi-la sem criar conflitos e de quebra fazendo com que ela crie uma empatia com você.

4. Oferta irrecusável

oferta

Quando você quiser que alguém faça algo para você, comece aos poucos, com um pedido que a pessoa não possa recusar. Uma vez que alguém faz o compromisso de ajudar você, ele se torna mais propenso em te ajudar em algo maior.

Em um experimento, pesquisadores pediram para que pessoas expressassem o seu apoio para as florestas tropicais e o meio-ambiente, o que é um pedido bastante simples.

Em seguida, eles descobriram que, uma vez que aquelas pessoas tinham começado a manifestar o seu apoio a natureza, era muito mais fácil convencê-las a comprar produtos que apoiassem as florestas tropicais e outras coisas do tipo.

5. Se aproveite do cansaço

can

Outra maneira de fazer com que alguém te faça um favor é pedir enquanto a pessoa esteja cansada. Isso porque quando estamos cansados somos mais suscetíveis a concordar com o que nos dizem.

Com os níveis de energia mentais baixos, não queremos lidar com decisões no momento, então é mais fácil soltar um: “eu vou fazer isso amanhã”.

6 pessoas que morreram jogando video game

Matéria anterior

10 celebridades que eram gays mas nunca assumiram

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.