• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


6 efeitos assombrosos que acontecem quando uma mãe fuma em uma gestação

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      29/02/16 às 17h09

Fumar durante a gravidez é um ato que os médicos recomendam que você que é gestante NÃO faça por conta dos diversos efeitos colaterais possíveis que o tubinho de nicotina causa.

E para que seu bebê tenha uma vida saudável e longe de doenças, é bom que você o proteja da fumaça e os ingredientes contidos no cigarro.

Lábio leporino, deformações no corpo, estruturas cardíacas e cerebrais comprometidas, nascimento pré-maturo, perda de peso, os efeitos devastadores são vários.

Nossa redação separou para você alguns efeitos assombrosos que acontecem quando uma mãe fuma em uma gestação. Confira aí algumas coisas que acontecem caso você mulher em período de gestação decida ou continue fumando:

1 - Cérebro

foto-bebe-cigarro

O cigarro pode afetar, de forma trágica, o cérebro de um bebê que se encontra em estado de formação e desenvolvimento. Mães que fumam durante a gravidez podem levar para os filhos distúrbios de aprendizagem, QI baixo e sérios problemas de comportamento.

2 - Coração

embriao feto fecundação 8

Bebês são afetados durante os primeiros meses de gravidez. Segundo um estudo publicado pelo Disease Control and Prevention Study(CDC), em 2011, os recém-nascidos podem ter defeitos cardíacos congênitos de 20 a 70% no momento do nascimento. O cigarro destroi o fluxo de sangue do lado direito do coração para os pulmões e os orifícios entre as câmaras superiores do coração.

3 - Aborto

GRAVIDA-1

Os primeiros três meses de vida de um bebê são cruciais e decisivos no quesito saúde. E com mães que fumam, eles ficam mais propensos a abortos e mortes fetais por conta dos produtos químicos contidos nos cigarros.

4 - Desenvolvimento do bebê

Figura10

A nicotina e outras substâncias contidas no cigarro podem afetar de forma grave o desenvolvimento do bebê em período inicial de gestação. Podem surgir problemas com a placenta ou até mesmo um processo de lentidão no desenvolvimento fetal.

5 - Nascimento prematuro

NICU Tour

Segundo a pesquisa do US Centers for Disease Control and Prevention(CDC), mães que fumam possuem chances altas de ter partos prematuros seguidos de complicações no organismo que podem chegar a resultar em morte.

6 - Defeitos congênitos

8b85cdae21ea664e

O cigarro destroi de forma agressiva o corpo de um bebê em estado de formação. Uma mãe que fuma, pode causar ao filho defeitos congênitos, cardiopatias, problemas na formação do coração, lábio leporino e até fenda palatina(aquela abertura na parte lateral dos lábios).

Você já fumou cigarro? Mande seu comentário para gente!

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+