Comprar no supermercado é um hábito que todas as pessoas praticam quase que diariamente. Já parou para pensar quantas vezes você já foi ao supermercado, na sua vida?
E existem truques e segredos que os donos desses estabelecimentos de venda de produtos fazem para que você passe mais tempo lá dentro, gaste mais e não tenha nada tirando sua atenção.
Os donos de supermercados projetam suas lojas baseando-se em truques corporativos para que tudo aconteça de forma que você gaste mais. Você sabia que até mesmo um carrinho de compra no formato infantil é feito para um tipo de distração das crianças e fazer com que você compre?
Separamos para você uma listinha feita pelo especialista Martin Lidstrom deu uma entrevista ao site norte-americano MarketWatch explicando sobre como acontece dentro de um supermercado para que as pessoas gastem mais. Confira aí:
1 – Os itens mais comprados são colocados em lugares estratégicos
Já reparou que o arroz está longe da carne, que está longe do pão, que está longe da farinha e assim sucessivamente? Pois a posição de alimentos essenciais para o dia-a-dia é pensado exatamente para que você ande mais pelo supermercado para escolher e levar mais outras coisas pelo caminho que não estão na sua lista de compras.
2 – O carrinho de compras é pensado para você
Até mesmo o carrinho que você anda, coloca o filho dentro enquanto faz suas compras é criado de forma estratégica. Eles fazem o meio de transporte de produtos bem grandes, exatamente para dar a impressão de que gastou com pouca coisa e sinta que o carrinho está vazio.
3 – Coisas frescas como atração
Até a entrada de um supermercado é elaborada de forma estratégica para atrair o cliente. Os donos buscam colocar produtos bem frescos para transmitirem a ideia de que o lugar tenha mais produtos frescos no interior da loja, fazendo com que os clientes pensem que tudo é da natureza que foi apresentada na entrada.
4 – A estratégia com os preços
Todo produto que tem preço baixo fica bem destacado na loja, enquanto que os preços altos ficam escondidos para compensar os que estão expostos. A ideia é mostrar os produtos que estão com preços mais baixos para fazer com que os clientes pensem que todos os produtos do supermercado estão com preços baixos.
5 – O seu filho é um problema
Sim, criança é vista como um contratempo para o faturamento de um dono ou dona de supermercado. Crianças não possuem paciência para compras com os pais e acabam fazendo com que eles se apressem para comprar o que precisam e irem embora rapidamente. E para entreter as crianças, eles criam carrinhos de compra em formatos infantis, com aparência bem atrativa para fazer com que elas se sintam mais à vontade e deixe os pais passarem mais tempo comprando e colocando produtos no carrinho.
6 – O sentido de funcionamento
Até mesmo como você vai andar pela loja é pensado estrategicamente pelos donos de supermercados. Eles projetam o ambiente no sentido anti-horário para que você ande sobre as seções e aprecie os produtos no seu lado direito. E o pensamento é de que as pessoas são destras e por isso acabam pegando os produtos com a mão direita do que com a outra. Se você for uma pessoa canhota, talvez isso te ajude a gastar menos.
Você já imaginou que existiam essas estratégias, quando você vai ao supermercado? Mande seu comentário para gente!
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