7 mentiras que os brasileiros acreditaram que eram verdades
Tempo de leitura:3 Minutos, 56 Segundos

7 mentiras que os brasileiros acreditaram que eram verdades

Frequentemente ficamos fascinados por histórias incríveis e bizarras que acontecem no Brasil e no mundo. Tanto que, esse nicho de conteúdos estranhos cresce cada vez mais e movimenta milhares de veículos e jornais ao redor do mundo. Por causa disso, podemos acabar caindo em farsas sem nem mesmo perceber.

Ao longo dos anos, diversas histórias que deixaram todo mundo fascinado acabaram se revelando como mentiras. Pessoas que se aproveitam de situações para se dar bem ou mesmo histórias que acabam sendo distorcidas ao longo dos anos podem ser responsáveis por nossa crença em farsas e mentiras.

Nós brasileiros já acreditamos em algumas dessas histórias que, olhando hoje parecem absurdas de terem sido cogitadas a serem verdade, mas que na época pareciam verídicas. Mostramos algumas delas.

1 – O homem do Rá

Thomas Green Morton, mais conhecido como Homem do Rá, fez muita gente acreditar que ele tinha super poderes. O “Fantástico” fez uma reportagem com ele mostrando que ele, supostamente, conseguia entortar e quebrar talheres. Além de também conseguir extrair óleos perfumados das próprias mãos, e fazer aparecer luzes quando gritava.

Entre os anos 1980 e 1990, o homem foi até considerado o maior paranormal do mundo. Vários amigos, jornalistas e conhecidos fizeram relatos sobre os fenômenos. E em seu livro, Thomas disse que os poderes foram dados a ele depois que um raio o atingiu.

Contudo, Thomas foi desmascarado por Padre Quevedo. A realidade era que os “poderes” de Thomas nada mais eram do que simples truques de mágica.

2 – Grávida de Taubaté

Um clássico das mentiras que todos acreditavam ser verdade é o caso da grávida de Taubaté. O caso ganhou o Brasil através da reportagem da Record. A emissora se empenhou em um projeto para ajudar Maria Verônica Aparecida, que dizia esta grávida de quadrigêmeos.

A falsa grávida ficou famosa no país inteiro. E em algumas entrevistas fazia até mesmo os apresentadores se emocionarem. Seu caso comoveu o país e logo ela ganhou tudo o que envolvia a chegada das quatro filhas.

No entanto, algumas coisas estranhas chamaram atenção no caso. A futura mãe parecia não sentir o peso da barriga e nem apresentava os inchaços que são comuns durante a gravidez. Foi a apresentadora Chris Flores que levantou algumas incoerências e acabou descobrindo toda a farsa.

3 – Menina que chorava cristais

Em 1996, o “Fantástico” mostrou o caso de uma menina no Líbano que chorava cristais. O caso intrigou muito toda a comunidade médica, que até chegou a dizer que ele poderia ser uma coisa divina.

Contudo, a menina fez inúmeros exames para se saber o que causava aquilo. Até que ela confessou para a psicóloga que tudo não passava de uma armação que ela fez com a ajuda do pai.

4 – Chupa Cabra

Todo mundo que cresceu nos anos 1990 lembra da história do Chupa Cabra. Foi no “Programa do Gugu” que a história começou. O apresentador até reuniu especialistas para comprovar a existência desse animal estranho e ameaçador.

Na época, toda a imprensa embarcou na ideia e começaram até a colher depoimentos de pessoas que diziam ter encontrado o animal. De acordo com estudiosos, essa lenda ganhou o mundo com supostos registros na América do Norte, América Central, no Brasil e na Rússia.

Várias teorias foram criadas a respeito dessa lenda. E depois de quase 20 anos não se chegou a nenhuma conclusão a respeito da veracidade dela.

5 – ET Bilu

A existência de um extraterrestre no interior do Mato Grosso do Sul foi notícia nacional. Chamado de ET Bilu, ele era um ser que gostava de se esconder na mata e dizer ensinamentos para a pessoa que se aproximasse.

O que não foi previsto foi que os equipamentos de TV capturariam as imagens do ufólogo Urandir Fernandes manipulando o ET e fazendo a voz que era inconfundível.

6 – Médium Edelarzil Cardoso

Essa médium dizia que conseguia falar com os espíritos e que tinha o poder de identificar magias que atrapalhavam a vida das pessoas. Os sinais da médium vinham de um grande chumaço de algodão que sempre era revirado.

Quem a desmascarou também foi o Padre Quevedo. Era a própria médium que colocava os objetos dentro do algodão e os tirava de lá.

7 – Boneco do Fofão

No final dos anos 1980, o boneco do Fofão era um grande sucesso entre as crianças. Até que surgiu uma lenda de que dentro da cabeça do boneco tinha uma adaga do demônio.

Contudo, a realidade era que o objeto nada mais era do que a estrutura que segurava a cabeça do boneco junto com o corpo.

Fonte: https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/o-homem-do-r%c3%a1-e-outras-mentiras-que-os-brasileiros-acreditaram/ss-AAOD4eU?li=BB1clQGu#image=25

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Fatos Desconhecidos
Adicione o atalho da Fatos na sua home
Install
See this post in...
Fatos Desconhecidos
Chrome
Add Fatos Desconhecidos to Home Screen
Close

For an optimized experience on mobile, add Fatos Desconhecidos shortcut to your mobile device's home screen

1) Press the share button on your browser's menu bar
2) Press 'Add to Home Screen'.