7 animais que possuem comportamentos humanos

POR Mateus Graff    EM Mundo Animal      21/03/18 às 17h32

Vocês já devem ter rido bastante de alguns comportamentos dos seus pets bem parecidos com o dos humanos, certo? Não podemos negar que alguns animais são extremamente inteligentes, como algumas raças de cachorros que aprendem em uma rapidez impressionante. Mas e comportamentos de humanos em animais, vocês já viram alguma vez na vida?

Pois bem, acreditem, isso acontece. Já viram baratas trapaceando? Como se fingindo de mortas, por exemplo? Elas fazem mais que isso e são coisas assim que a Fatos Desconhecidos vai mostrar nessa matéria com os 7 animais que possuem comportamentos humanos, confiram:

1 - Baratas trapaceiam para conseguir comida

Se vocês já não gostam de baratas, vão odiá-las mais ainda quando souberem que elas são trapaceiras. As batatas machos são tão espertas que fingem os comportamentos das fêmeas para serem cortejados com comida por outros machos. Pelo fato de que visualmente as baratas não tem distinção de sexo, os macho não percebem que estão alimentando outro macho. Se você acham que só o homem trapaceia para conseguir as coisas, caro leitor, sabia que você está redondamente enganado.

2 - Ser fiel a vida inteira

Quando estamos falando de fidelidade a um parceiro, as aves são os que mais se aproximam do homem. Quase 90% das espécies são monogâmicas, mas os casais só permanecem juntos durante a reprodução. Os pares podem até se reencontrar e se unir novamente em outra época. As vezes eles também formam outros casais. Mas isso não acontece com os cisnes, que procuram alguém para passar o resto de suas vidas.

Mas como eles fazem a escolha? Geralmente é de acordo com a maturidade sexual, ou seja, o casal se junta por estar na mesma fase de reprodução. As fêmeas são atraídas pelos machos mais fortes. Outras aves fiéis são o papagaio e a arara.

3 - Vacas tem melhores amigos

E se a gente contasse que as vacas tem melhores amigas, vocês acreditariam? Pois pesquisadores descobriram que as vacas criam laços íntimos, tem melhores amigos e odeiam quando ficam sozinhas. Um estudo realizado na Universidade de Northampton, no Reino Unido, estudou o comportamento das vacas, medindo suas frequências cardíacas e os níveis de cortisol.

E não é que eles descobriram algo incrível? As vacas ficam estressadas quando ficam longe de suas amigas. A solidão é tanta que até a produção de leite cai.

4 - Gralhas fazem funerais

Quando os humanos morrem é feito o tão triste e temido funeral. As gralhas também fazem esse ritual, segundo um estudo da Universidade da Califórnia, nos EUA, realizado em 2012. No experimento os pesquisadores colocaram uma gralha morta perto gralhas vivas. Quando uma delas descobriu que havia uma morta entre elas, ela soltou um 'grito' e atraiu os outros pássaros da espécie para que fizessem uma roda ao redor do corpo. Bizarro ou incrível?

5 - Macacos que choram por causa da morte de seus filhos

Essa imagem mostrou muito bem como é a angustia de uma mãe vendo seu filho morrer. O macaco chorando enquanto segura o corpo de seu bebê foi fotografado em Jabalphur, na Índia, por Avinash Lodhi, de 31 anos de idade. O fotógrafo disse que a foto tocou seu coração e que em toda a sua carreira nunca tinha visto algo assim. A boa notícia, caros amigos, é que o jovem macaquinho estava apenas desmaiado e logo depois da foto ser tirada ele se recuperou totalmente. Mesmo assim, a imagem não deixa de ser muito forte.

6 - Ratos dão risadas quando sentem cócegas

Cientistas passaram duas semanas fazendo algo bem divertido: fazendo cócegas em ratos. O curioso é que os ratos adoram carícias e até riem. Mas como descobriram isso? Bom, os pesquisadores condicionaram os ratos a terem medo de um som. Porém, quando eles recebiam cócegas antes do barulho, eles ficavam mais tranquilos e mostravam menos sinais físicos e hormonais de medo ao ouvirem o som.

Ao fazer cócegas nos roedores os pesquisadores também descobriram que eles emitiam o mesmo som de quanto brincavam com seus amigos. Foi então que eles concluíram que esse som equivale a nossa risada.

7 - Chipanzés dizem não

Realmente não quer dizer não para os macacos. Estamos falando isso por que já foi observado em várias espécies movimentos negativos com a cabeça indicando um 'não'.

Bonobos, por exemplo, já foram filmados balançando a cabeça para que suas crias parassem de brincar com a comida ou quando um filhote tentava se afastar. Em um exemplo, uma mãe impedia seu bebê de uma tentativa de subir em uma árvore. O bebê fez esforços contínuos para escalar a árvore, com a mãe puxando-o de volta a cada vez. A tentativa final acabou com a mamãe puxando seu bebê pela perna e balançando a cabeça.

E aí, sabiam que todos esses animais tem 'comportamentos humanos'? Comentem!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+