• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 vezes que o folclore brasileiro foi mais assustador que qualquer coisa

POR Gustavo Camargo    EM Mistérios & Horror      21/03/18 às 17h27

Em todas partes do mundo, cada povo tem seu próprio folclore, sua própria forma de manifestar suas crenças e costumes. O folclore pode se manifestar na arte, artesanato, literatura popular, música, mitos e lendas.

Os mitos e lendas se misturam com fatos reais e históricos com o intuito de explicar coisas que até então permaneciam sem qualquer tipo de resposta. Os mitos são tão antigos quanto a humanidade, são contos que possuem um forte simbolismo e foram criados por nossos ancestrais para explicar coisas que não compreendiam.

No Brasil, o folclore regional foi resultado da miscigenação de três povos, indígena, português e africano. É exatamente por esse motivo que existem uma grande variação na tradição folclórica do país.

Se você pensa que o folclore brasileiros só possui lendas que são contadas nas escolas está um pouco enganado, elas podem ser bem mais macabras do que você pensa. Foi pensando nisso que nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 vezes que o folclore brasileiro foi mais assustador que qualquer coisa. Confira:

1 - Bradador

O Bradador é um aspecto que solta gritos assustadores ao redor das casas. Mesmo que não tenha uma forma definida, esse fantasma é diferenciado dos demais pelos berros de lamúria pela sua penitência. O Bradador é uma alma que cometeu muitos pecados e não pode descansar no além.

2 - Capelobo

Originário da região do rio Xingu, o Capelobo causa muito medo em populações indígenas. Andando sobre duas patas, corpo coberto de pelos negros, a criatura é apresenta com a cabeça de uma anta ou de tamanduá. Esse ser sai à noite, anunciando sua chegada por meio de urros. Quando ele pega uma vítima ele o envolve em um abraço mortal, logo em seguida abre um buraco em sua cabeça e enfia a ponta do seu focinho para sua toda a massa encefálica.

3 - Corpo-Seco

Quando a pessoa tem um vida de maldade, principalmente contra os pais, ao morrer sua alma não descansa, ela é amaldiçoada a ficar no corpo. O corpo já morto se ergue, semelhante a uma múmia. Repousando em seu túmulo de dia, esse esqueleto coberto de pele percorre, durante a noite, os lugares que frequentou em vida.

4 - Curacanga

Segundo essa lenda, quando uma mulher tem sete filhas, a mais nova vira uma Curacanga. Seria um tipo de maldição que a cabeça dela iria se soltar do corpo em forma de bola de fogo, percorrendo campos e caminhos assombrando viajantes. Esta criatura tem sua origem na Europa medieval na crença de que a sétima filha seria uma seguidora de Satanás.

5 - Labatut

O Labatut seria um gigante, coberto de pelos, dentes que saem da boca, com presas de elefante e de apenas um olho. Um monstro canibal que se assemelha bastante aos ciclopes da mitologia grega. Costuma parar nas portas das casas para ouvir quem está falando alto ou cantando. Essas são as suas vítimas preferidas.

6 - Mapinguari

O Mapinguari é considerao um dos monstros mais populares da Amazônia. É o terror de caçadores e trabalhadores nas florestas, já que é um monstro que devora tudo que encontra. É descrito como uma criatura grande, coberta de pelos, garras, com apenas um olho e com uma gigantesca boca vertical que vai do nariz até o estômago.

7 - Pisadeira

folclore

A Pisadeira é descrita como uma velha muito magra, cabelos compridos, unhas grandes, pernas curtas e olhos vermelhos. A criatura ataca durante a noite, enquanto as pessoas estão dormindo. Ela desce pelas chaminés pisando no peito das pessoas para provocar pesadelos.

Em outras culturas a criatura assume formas variadas: gigante, anão, mulher ou homem horrendo que, aproveitando o sono, senta-se sobre o estômago da vítima e lhe aperta o peito, dificultando a respiração.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Via   Suapesquisa  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+