• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 animais que possuem hábitos de sono estranhos

POR Bruno Dias    EM Mundo Animal      27/03/19 às 16h50

Dormir pode ser considerado, por várias pessoas, uma das melhores coisas da vida. E mesmo que você seja uma pessoa que não gosta muito de dormir todos nós precisamos de uma boa noite de descanso. E cada um de nós tem os seus hábitos de sono. Seja um cochilo ou uma longa noite de sono todos nós dormimos.

Os animais também é claro. Mas para eles o sono e os hábitos de sono tem mais a ver com a questão da sobrevivência do que com o conforto. No reino animal não é prudente dormir muito, como nós seres humanos. Isso porque um predador pode estar à espreita quando menos se espera. Alguns animais têm uma rotina de sono de 20 ou 30 minutos. Mostramos aqui os hábitos de sono de alguns outros.

1 - Girafa

As girafas conseguem encarar o dia com apenas 20 ou 30 minutos de sono. Mas o interessante é que elas tiram pequenas sonecas de no máximo cinco minutos por vez. Isso para que elas descansem, mas não se distanciem do rebanho.

2 - Suricatos

Esse animais são bastante fofos e se existisse um campeonato de carícias, com certeza, eles ganhariam. Para dormirem, eles cavam buracos e se reúnem em grupo de até 40 animais. Quando eles estão no buraco, eles se amontoam em uma pilha para se manterem aquecidos. E o líder fica sempre na parte inferior da pilha.

3 - Ursos

O hábito de sono dos ursos é bastante conhecido. Mas ele não é tão simples quanto pensamos. Quando eles hibernam, eles evitam a fome durante o inverno. O mecanismo exato de hibernação é bem complexo. A frequência cardíaca, respiração e metabolismo diminuem para que esses animais consigam economizar energia. Quando estão hibernando os ursos vivem da gordura corporal que armazenam antes do início da hibernação. E eles perdem um quarto do seu peso corporal.

4 - Rãs

Os sapos também podem dormir durante o inverno. E eles fazem isso de um jeito diferente dos ursos. Na hibernação de um sapo, o coração deles para de bater completamente e eles param de respirar. E por mais que para muitos isso seja morte, eles têm altas concentrações de glicose nos órgãos, o que os impede de congelar. E quando eles descongelam eles voltam a pular.

5 - Cachalote

Eles são a maior baleia dentada e o maior predador dentado, com até 20,5 metros. E quando eles vão dormir, seu hábito de sono é bastante interessante. Quando dormem, elas ficam com a cabeça erguida. E às vezes, até chegam à superfície. O sono dura no máximo 15 minutos. Nesse tempo, as baleias não se mexem e nem respiram.

6 - Caracóis do deserto

Esse caracol faz a hibernação dos ursos parecer uma soneca. Eles podem dormir por anos. O Museu Britânico tinha um exemplar da espécie que acreditavam que este estava morto, mas depois de quatro anos, ele acordou.

7 - Albatroz

Esse pássaro pode dormir enquanto voa. Essas aves têm envergaduras de asas que podem chegar até 3,6 metros. Eles usam suas asas gigantes para conseguir voar enquanto dormem. Com isso, a tarefa cansativa de decolar e aterrissar várias vezes é evitada.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+