• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 animais que surpreendentemente já foram usados como "cães de guarda"

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      04/09/18 às 16h16

"O cão é o melhor amigo do homem". A velha sentença se recicla todos os dias, mostrando que não existe amizade mais duradoura. Segundo a ciência, essa união é antiga. Existem indícios arqueológicos, segundo matéria especial do site Terra, que mostram que os cães começaram a ser domesticados pelo ser humano há pelo menos 500 mil anos, no período da Era Glacial. O motivo mais provável que possa ter levado a união das duas espécies seria a caça compartilhada. Pois a caça dos humanos com os cães facilitaria a obtenção de presas.

Além disso, os cachorros já se mostraram ótimos cães de guarda. Eles usam o seu instinto de proteção, herdado dos lobos em suas matilhas, e protegem um território contra ameaças externas. Mas no fim das contas,"quem não tem cão, caça com gato". Não são só os cães podem ser bons guardas. Outros animais conseguem ser tão bons, ou até melhores, na hora de exercerem a função de guarda e proteção. Duvida? Então listamos 7 animais que, acredite se quiser, já foram, ou são, usados como cães de caça.

1 - Ganso

Se você já foi atacado por um ganso, você sabe do que eu estou falando. Os gansos são animais extremamente territoriais, com uma ótima visão tanto de perto, quanto de longe. Quando notam a presença de um intruso, eles fazem barulhos estranhos bem altos e são muito bem capazes de atacar, mesmo que sejam bem pequenos. Além disso, eles não são tão passiveis de suborno, como os cães quando sentem cheiro de carne.

Eles são muito usados como guardas em galinheiros, espantando animais gulosos ou até ladrões de galinha. Porém, na China, cada vez mais os gansos estão substituindo os cães na função de guarda nas delegacias.

2 - Lhama

Lhamas podem fazer um bom trabalho quando o assunto for guardar o gado. Elas são eficazes contra animais que queiram se alimentar do bovinos. Elas fazem muito barulho e batem os pés. Além disso, ela cospe muito bem. As lhamas são capazes de matar um lobo ou uma raposa com os dentes, mostrando o quanto podem ser violentas e territorialistas. O maior problema do animal é se você estiver preocupado com o ataque de seres humanos. Apesar delas serem eficazes contra animais, elas pode facilmente deixar passar uma pessoa pelo gado. Elas não costumam atacar humanos.

Outro problema, é que elas podem se apegar demais ao gado. Elas criam laços sentimentais e irão querer protegê-los a todo momento e de qualquer um. Até mesmo de outros animais da mesma família que se aproximem.

3 - Porco

Você realmente acha que os porcos só servem para lhe fornecer bacon? Você está enganado. Em 2003, o Batalhão Hebraico, uma organização israelense, revelou que iria treinar porcos para servirem de guarda. Eles seriam usados para proteger áreas judaicas na Cisjordânia. A justificativa foi que os suínos possuem um olfato melhor que o dos cães, sendo mais eficazes na identificação de armas e bombas. A iniciativa precisaria da autorização dos rabinos, uma vez que porcos são considerados seres impuros em Israel. Eles conseguiram a aprovação, porém nunca mais se falou do assunto e nem se comentou se os porcos foram realmente usados como "cães de guarda".

Mas se a justificativa do grupo estiver certa, os porcos podem sim ser guardas até melhores que cães dependendo da situação.

4 - Golfinho

O Programa de Mamíferos Marinhos da Marinha dos EUA foi uma das quem mais ousou nessa lista no quesito animal de guarda mais inusitado. Os golfinhos fazem parte da Marinha e são usados para proteger navios, instalações à beira-mar ou outras áreas de interesse no oceano. Eles são capazes de detectar minas perigosas, devido a seu sonar que permite sua ecolocalização.

Entre 1970 e 1971, durante a Guerra do Vietnã, os golfinhos foram usados ??para guardar um depósito de munição na Baía de Cam Ranh, no Vietnã. Em 1987, eles protegeram a frota naval dos EUA no Bahrein, durante a Guerra Irã-Iraque. Em 2003, eles encontraram um raro torpedo de mais de 120 anos de idade no Oceano Pacífico, perto da costa da Califórnia. Ou seja, há anos eles vêm sendo usados e só trazem resultados positivos.

5 - Leão marinho

Os leões marinhos também são treinados pela marinha dos EUA. Eles, assim como o golfinhos, são animais extremamente inteligentes e fáceis de serem treinados. Porém, ganham vantagem com uma ótima visão e com a capacidade de alternar entre a água e a terra. Elas podem servir tanto para identificar mergulhadores inimigos quanto para encontrar minas e outros itens submersos.

6 - Burro

Burros são naturalmente hostis com alguns animais como os cães, coiotes, raposas e outros. Isso, unido ao fato de que ninguém espera que um burro funcione como "cão de guarda", e portanto eles são ideais para cuidar de gados. São animais extremamente nervosos, representando um perigo até para os seus próprios donos. Dessa forma, é recomendado que não se aproxime do animal quando ele estiver próximo ao gado.

Mas existe um problema: não é todo burro que se torna um bom guardador. Vai ser preciso levar em conta a personalidade do animal. Enquanto alguns vão defender o gado com violência, outros irão estar mais preocupados consigo mesmo e ignorar a presença dos invasores.

7 - Cobra

Você, algum dia da sua vida, imaginou que uma cobra poderia ser um ótimo animal de guarda? Pois saiba que na África do Sul isso é cada vez mais comum. Elas são usadas para proteger tanto casas, como empresas, de criminosos e gangues. Algumas empresas possuem até mais de 6 cobras para fazerem a segurança. Elas são, na maioria das vezes, cobras venenosas que atacam invasores distraídos. Mesmo quando não têm cobras no local, muitas pessoas costumam colocar placas na porta informando "Cuidado com as Cobras", um blefe para espantar bandidos.

O que você acha desses animais como guardas? Colocaria eles no lugar do seu cão? Comenta aqui com a gente e compartilha essa matéria nas suas redes sociais.

Próxima Matéria
Via   S     BBC     Terra     L     G1  
Imagens M E NM P
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+