7 coisas absurdas que não acontecem apenas no Brasil

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Mundo Afora      14/10/15 às 19h03

Que o Brasil possui uma série de problemas, não se pode negar. No entanto, o nosso país pode não ser o único a sofrer com eles. Muitas vezes temos uma visão um pouco negativa sobre as coisas que acontecem por aqui e pensamos que em países considerados mais desenvolvidos as coisas são diferentes. Será mesmo?

Ao contrário do que alguns brasileiros imaginam, crise na economia, trânsito caótico e até a corrupção não são coisas exclusivas do Brasil. Duvida? Então confira alguns problemas que os países considerados mais ricos também enfrentam, assim como nós. Você vai ficar surpreso ao perceber que, literalmente, não estamos sozinhos no mundo. Veja só:

1 - Transporte público lotado

Roma

O transporte público no Brasil deixa muito a desejar e complica bastante a vida de quem precisa dele para se locomover pela cidade. No entanto, esse não é um problema exclusivo das terras brasileiras. Se atravessarmos o Oceano Atlântico, em direção a Europa, poderemos perceber situações parecidas. Um grande exemplo disso é Roma, a capital italiana. Por lá os ônibus também podem demorar a passar e quando finalmente chegam, pode ser um verdadeiro desafio conseguir entrar neles, por causa da lotação.

2 - Corrupção

corrpuo

A corrupção pode ser considerada praticamente um símbolo nacional, não é mesmo? Muito dinheiro público acaba indo para o bolso de governantes através de irregularidades. Apesar do problema ser bastante presente em nosso país, outros também passam pelo mesmo. Apenas no início do ano de 2015, 150 casos de corrupção estavam em julgamento e cerca de 2.000 parlamentares foram indiciados por corrupção na Espanha.

3 - Fila nos aeroportos

aeroportos

O Brasil recebeu muitas críticas em relação ao tempo de espera em seus aeroportos, especialmente durante a copa do mundo. Aparentemente, nem mesmo a reforma e ampliação dos aeroportos de algumas cidades foram suficientes para dar conta do contingente de turistas que vieram assistir aos jogos. Acontece que não são apenas os aeroportos brasileiros que oferecem esse tipo de problema. Durante a Liga do Campeões em Berlim no mês passado, por exemplo, o aeroporto da cidade também ficou lotado, com filas imensas e os velhos transtornos conhecidos pelos brasileiros.

4 - "Favela"

barracos

A distribuição desigual de renda não é algo exclusivo do Brasil, claro que no nosso país o problema é mais grave do que outros espalhados pelo mundo. No entanto, a existência de periferias nas cidades é algo que há em praticamente todos os países. Até mesmo nos Estados Unidos é possível ver pessoas desfavorecidas economicamente vivendo em barracos, muitos deles improvisados, nas periferias das cidades, já que não têm onde morar.

5 - Crise econômica

crise

Nos últimos tempos a economia brasileira tem passado por maus bocados, mas é interessante lembrar que ela não é a única. A crise econômica é de caráter mundial e tem afetado boa parte dos países do Globo. Até mesmo nações consideradas "de primeiro mundo" estão sofrendo com o momento de recessão. Nem mesmo os países do continente europeu e os Estados Unidos escaparam da crise, que diminuiu o número de empregos e fez a inflação subir bastante.

6 - Engarrafamento

frança

Outro grande problema que os brasileiros enfrentam é o trânsito ruim. Como se não bastasse o transporte público com qualidade a desejar, a opção de seguir pelas vias das cidades com o seu próprio veículo também não ajuda muito. O que pouca gente sabe é que assim como as estradas brasileiras, as francesas também sofrem com longos engarrafamentos. No início de agosto do ano passado, quando as férias iniciaram na França, foram registrados engarrafamentos de até mil quilômetros. As cidades francesas e brasileiras chegam a ser consideradas as mais engarrafadas do mundo.

7 - Brigas entre torcidas

É indiscutível o fato de que o futebol é uma paixão nacional, mas às vezes alguns excessos acontecem, como é o caso das brigas entre torcidas organizadas. Infelizmente, a prática não ocorre apenas no nosso país. Ao que parece a tendência é mundial. Vale relembrar os chamados "hooligans", torcedores ingleses que fizeram com que as equipes do país fossem expulsas de competições internacionais por anos, por provocarem brigas.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+