• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas comuns que você faz na cozinha e que representam grande perigo

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      25/09/18 às 16h12

A cozinha talvez seja um dos locais mais visitados por todas as pessoas de uma casa. É um local de união, de relaxamento, e claro, de comer. Para muitos, o local favorito da casa. No entanto, esse cômodo pode ser mais perigoso do que se imagina.

Na cozinha preparamos toda a nossa alimentação. Lavamos, limpamos e preparamos nossos alimentos. Para isso usamos utensílios pontiagudos, fogo, óleo quente e inúmeras outras fontes de perigos. Algumas opções que você talvez nunca tenha parado para refletir a respeito.

Confira agora 7 hábitos comuns que você tem na sua cozinha e que podem te colocar em perigo.

1 - Guardar as sobras

Guardar as sobras é um hábito comum. Todos nós já fizemos e é um bom hábito, pois evita o desperdício de alimentos. No entanto, o problema está no tempo que as sobras permanecem guardadas. Isso pode contribuir para a proliferação de bactérias e pode causar até casos extremos de intoxicação alimentar. Por isso o recomendado é que as sobras de carnes fiquem na geladeira apenas por alguns dias. Já os pacotes fechados podem ser usados em até duas semanas. Os demais itens podem ser guardados por cerca de 3/4 dias.

2 - Lavar o frango

Todos nós já presenciamos nossas mães ou avós lavando frango na pia. É um hábito comum. No entanto, isso pode facilitar a dispersão de bactérias pela cozinha. Os respingos podem chegar a outros alimentos e superfícies. Por isso, é preciso tomar cuidado nesse processo. Em todo o caso, apenas cozinhar a carne já é o suficiente para matar todas as bactérias. Assim não é preciso lavar o frango.

3 - Deixar a cozinha enquanto prepara seus alimentos

Outro hábito muito comum e pouco recomendado: abandonar a cozinha enquanto está cozinhando. Isso é um erro comum e frequente. Apesar de todos sabermos sobre os perigos, muitos continuam a repeti-lo. Além do risco de queimar a comida e estragar toda a refeição, há um problema ainda maior. Trata-se do risco de incêndios e de explosões de panelas de pressão. Por isso, tome cuidado e na hora de cozinhar, foque nessa tarefa.

4 - Comer massa crua

Todos nós sempre ouvimos isso que "massa crua faz mal" e que "vai dar dor no estômago." E tudo isso é verdade. Ou até pior, você pode até contrair uma bactéria e uma doença alimentar. Isso porque os ingredientes estão crus e podem estar contaminados com salmonela, por exemplo. O processo de cozimento da massa é essencial para matar essas bactérias.

5 - Colocar comida gelada em água quente

Não só água quente, como também o óleo quente. Quando algo gelado entra em um recipiente de água quente, a água tenta entrar na comida gelada o mais rápido possível. E essa fusão tão rápida que faz com que espirre água fervente. Ou na pior das hipóteses, pode espalhar óleo quente por todo lado, o que pode causar queimaduras graves.

6 - Usar sacolas reutilizáveis nas compras

Calma, não estamos dizendo para usar sacolas plásticas. Muito menos para não usar as sacolas reutilizáveis. O importante é mantê-las limpas. Principalmente se você transporta carnes nessas sacolas. O líquido que sai desses alimentos podem contaminar outros que são transportados na mesma sacola. Por isso sempre que possível, lave sua sacola de compras.

7 - Não lavar as mãos após uso do celular

É muito comum que as pessoas utilizem o celular enquanto cozinham. O problema é a quantidade de bactérias que o aparelho possui e passa para a sua mão. Por isso é extremamente importante manter as mãos limpas, sempre. Todas as vezes que usar o celular, tente lavar as mãos, para não correr o risco de contaminar a comida.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+