• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas do dia a dia que podem te causar uma lesão

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      24/09/18 às 14h40

Viver é um ato perigoso. Essa afirmação parece loucura, coisa de gente paranoica, mas como dizem nossos avós: para morrer, basta estar vivo. E essa é a maior verdade que existe. Coisas extremamente básicas do dia a dia podem nos causar lesões trágicas.

Nós estamos falando muito sério, você pode acabar em um hospital por conta de algo muito simples, como por exemplo: abrir uma embalagem. É por essas e outras que é preciso estar atento a tudo que fazemos diariamente. Um pouco de atenção evitaria muitos dos acidentes a seguir.

Confira agora quais são as coisas simples do nosso dia a dia que podem te causar uma lesão.

1 - Espirrar

Aquela história de não segurar espirro não é balela. Prender o espirro pode causar lesões na coluna, estourar os tímpanos e até mesmo rasgar sua garganta. Foi isso que aconteceu com um inglês no início desse ano. Ele ficou quase sem fala e precisou ficar internado por uma semana, recebendo alimentação por um tubo, já que não conseguia se alimentar. Em casos extremos, segurar um espirro pode até causar uma hemorragia cerebral, por isso se você costuma fazer isso é melhor parar.

2 - Subir escadas

Nós sabemos que ser baixo tem suas limitações, mas usar escadas pode provocar acidentes graves. Um levantamento realizado nos EUA, mostrou que 17,2% das fatalidades envolvendo acidentes, era provocada pelas escadas. Por isso é preciso sempre tomar muito cuidado quando estiver manuseando uma delas. Conferir se o objeto esta bem afixado e firme, além de também usar calçados seguros e que não deslizem.

3 - Banheiro

O que parece  uma atividade simples e prazerosa, pode ser muito arriscada. Centenas de fraturas ocorrem todos os anos durante o banho. Os idosos são os que mais sofrem com isso, estudos apontam que cerca de 18% deles se acidentam durante o banho. E quando quedas ocorrem com pessoas de idade avançada, a recuperação pode ser mais lenta. Em alguns casos extremos podem até causar amputações. Por isso é importante estar atento e equipar o banheiro com ferramentas que evitem a queda, como por exemplo, os pisos antiderrapantes.

4 - Abrir embalagens

 

Abrir uma embalagem parece uma atividade muito simples, mas pode causar lesões, que vão além de um corte superficial. Abrir algum compartimento pode ocasionar cortes na mãos, torção do punho e também tensionar os ombros. Inúmeras pessoas visitam o hospital diariamente por conta de algum desses problemas. Para evitar problemas é preciso apenas um pouco de paciência e de uma tesoura. As vezes só de ter um pouco de calma, já se pode evitar que você algum problema maior.

5 - Usar o telefone

Essa lesão é ocasionada pelo uso do telefone ou do computador. Sabe aquela dor no pescoço, nas costas e nos ombros que sempre chega no fim do dia? Ela pode estar sendo causada pela posição em que ficamos enquanto usamos o celular. Pode parecer besteira, mas isso pode até causar artrite, que é a inflamação dos nervos. Por isso, tome cuidado e preste atenção ao usar o celular, procure sempre manter o pescoço e a coluna retos.

6 - Água sanitária

Misturar produtos de limpeza entre si ou com água sanitária pode causar a emissões de gases que podem ser tóxicos. E em alguns casos, pode provocar queimaduras químicas graves. Por isso não é recomendado a mistura de produtos, de nenhum tipo.

7 - Usar chinelos

Pode parecer besteira, mas usar chinelos frequentemente pode ser perigoso. Isso porque os sapatos não dão estabilidade durante as caminhadas e isso pode causar quedas, fraturas nos dedos dos pés, dores no calcanhar e tendinite. Por isso é bom variar o uso de calçados para evitar as lesões.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+