Curiosidades

7 coisas que você é obrigado a saber antes de fazer uma refeição em outro país

0

Se costumes mudam de um estado para outro em um mesmo país, imagine o quanto as coisas podem ser diferentes entre países, mesmo que eles estejam em um mesmo continente. Agora, tente imaginar como as coisas mudam se você comparar um país nas Américas com qualquer outro na Ásia. E quando falamos de mudanças e comparações, também estamos falando sobre os costumes que envolvem a culinária em geral.

Assim como o vestuário, entre outras esferas culturais, a alimentação e os costumes que circundam um povo são bastante distintos e, por isso, é muito importante entender que quando visitamos algum local, por mais hospitaleiros que sejam os anfitriões, as coisas que fazemos podem não ser muito bem compreendidas ou até mesmo ofensivas. Hoje, trouxemos algumas coisas que você deveria saber sobre alguns lugares no mundo antes de se sentar para uma xícara de chá. Confira!

1 – Meia xícara de chá

No Cazaquistão e em Dubai é comum que quando você esteja visitando a casa de uma pessoa lhe seja servido uma xícara de chá pela metade. Dessa forma, o anfitrião vai acrescentando a bebida a medida que a prosa vai acontecendo, esticando a conversa. Caso lhe seja servido uma xícara cheia, talvez seja a hora de ir pra casa.

2 – Chaleira sem alma

Para os chineses, uma chaleira limpa é uma chaleira sem alma. Por isso eles não lavam a peça com sabão. Depois de tomarem o chá, a chaleira geralmente é apenas enxuta, ou eles usam areia para ‘limpá-la’. O acúmulo de resíduos ocasionado pelo chá é considerado a ‘alma do chá’. Assim não é bem visto quando alguém decide limpar uma chaleira usando produtos químicos.

3 – Não peça mais queijo

Por mais que seu cérebro te implore, pedir mais queijo na Itália não é educado. E o chefe que lhe preparou o alimento pode se sentir ofendido, uma vez que isso pode ser um claro sinal de que talvez você não tenha gostado do prato e deseja alterar o sabor da comida.

4 – Não use garfos

Para nos americanos, usar garfos é muito comum, no entanto, para os Tailandeses o objeto é considerado de ‘mau gosto’. O talher que pode ser levado à boca na hora de se alimentar é a colher. Neste momento, caso queira, você pode usar o garfo para passar alguma comida do prato para uma colher.

5 –  Não coma tudo

Normalmente, quando algo que estamos comendo está muito gostoso, comemos tudo. Alguns até mesmo lambem o prato, mesmo que para muitas pessoas isso seja considerado um ato que exprima falta de educação à mesa. Entretanto, na China, pratos completamente vazios podem indicar que o convidado não ficou satisfeito com a comida. Então, caso queira agradar seu anfitrião deixe um pouquinho de comida no prato.

6 – Chá com leite

O costume inglês de tomar chá à tarde não é nenhuma novidade. No entanto, o hábito possui suas particularidades. É comum que os britânicos adicionem leite frio ao chá, e geralmente eles o tomam em uma temperatura amena. Diferente de nós brasileiros que comumente tomamos chá quente. Além do mais, a colher usada para mexer o chá não pode, de nenhuma forma, encostar na xícara.

7 – Cuidado com os Hashis

Caso você esteja de férias no Japão e vá a algum lugar para comer é importante que você nunca, sob nenhuma hipótese, espete os Hashis (os famosos pauzinhos que eles usam para comer) na posição vertical sobre os alimentos. Segundo as tradições do país, tal ato só é feito em funerais e, caso você faça isso em um restaurante, provavelmente o dono e os funcionários vão se sentir ofendidos.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

7 lanches mais estranhos do mundo

Matéria anterior

Essa foi a letra do Hino Nacional escrita por Machado de Assis

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.