História

7 coisas que você já ouviu sobre a Idade Média que na verdade são mitos

0

Quando falamos sobre Idade Média tendemos a acreditar em certas coisas que vieram até nós através dos filmes hollywoodianos. Mas, muitos desses mitos sobre a Idade Média que, em nenhum momento passou por nossa cabeça que pudesse, na verdade não são reais.

O período inteiro da Idade Média durou mais ou menos mil anos, desde o século V até o século XV (fim do Império Romano em 476 e o descobrimento das Américas em 1492, respectivamente). A ideia de que foi uma época de obscurantismo não nos abandona mas, se estudarmos um pouco mais, veremos que nem tudo foi como nos contam.

Obviamente, a religião tinha um grande peso na vida das pessoas, mas as pessoas viviam, se apaixonavam, comiam normalmente, como veremos a seguir. A probabilidade de termos essa visão por conta dos escritores ligados à Reforma Protestante, que atacaram duramente o catolicismo nessa época.

É importante lembrarmos que não temos o objetivo de julgar, criticar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter, por isso o conteúdo dessa matéria está destinado àqueles que se identificarem.

Para que não estejamos sempre (apenas) de um lado da história, a redação da Fatos Desconhecidos selecionou essa listinha com X coisas que você já ouviu sobre a Idade Média que na verdade são mitos. Confira:

7 – Na Idade Média acreditava-se que a Terra era plana

01

Foi Nicolau Copérnico quem formulou a teoria heliocêntrica do Sistema Sola, ou seja, um conjunto de planetas em órbita ao redor do Sol. Quando morreu, seus livros foram inseridos no Index Librorum Prohibitorum – ou Índice dos Livros Proibidos (em tradução livre), foi uma lista de publicações literárias que durante um período foram proibidas pela Igreja Católica -, como única punição.

Praticamente todos os estudiosos medievais sabiam que a Terra era esférica, conceito esse que fora expresso, na primeira vez, pelos Gregos Antigos. Pelo menos, desde o século XIV, a ideia da Terra plana era inexistente entre as pessoas instruídas – é claro que nem todos podiam ler e escrever. Essa é apenas uma das mentiras históricas que foram se prolongando ao longo dos séculos.

6 – Opressão das Mulheres

02

As mulheres sofreram opressão patriarcal quase sempre, mas é um mito dizer que só isso acontecia a elas, durante a Idade Média. Nessa época, várias mulheres se destacaram por sua inteligência, astúcia e/ou capacidade de governar. Isso é claramente demonstrado pela história de Joana D’arc, a quem foi dado controle total do exército francês – e sua queda teria acontecido de qualquer maneira, mesmo que fosse homem.

Rainha Eleanor de Aquitânia reinou por duas vezes e possuía um território maior que o da França; a Rainha Elizabeth I, da Inglaterra, governou poderosamente por direito próprio. Muitas outras mulheres foram líderes de outras nações e, mesmo que seja verdade, que foram negadas pelo clero, mantiveram uma forte influência sobre os campos e cidades pequenas.

Além disso, as regras de cavalaria influenciaram para que as mulheres fossem tratadas com maior respeito (devemos lembrar que a relação de respeito era apenas com mulheres aristocráticas, camponesas e pobres não eram tratadas da mesma maneira). Certamente, nem todas as mulheres viram mudanças, mas é preciso esclarecer que a mulher não foi por completo oprimida.

5 – Foi uma época de grande violência

03

Verdadeiro e falso. Não podemos esquecer que durante esse período houveram as Cruzadas, seguidas por invasões Islâmicas, Vikings e Cristãs, a Guerra dos Cem Anos entre Inglaterra e França – alguns historiadores igualam os séculos XIV e XX em quesito violência – mas certamente não duraram todos os mil anos. Haviam longos períodos de relativa paz, e a psicopatia geradora de assassinos em série ainda não existia; poderíamos dizer que até agora só dois assassinos em série, medievais, são conhecidos: a húngara Elizabeth Bathory e o francês Gilles de Rais.

4 – Os camponeses tinham uma vida difícil e estressante

05

Em parte sim, não duvidemos de que os trabalhadores agrícolas sempre passaram por dificuldades mas, também, haviam muitas festividades – tanto religiosas quanto seculares – que envolviam danças, jogos, bebidas, torneios, e muitos ainda são bastante praticados como o Xadrez, Dados e a “Cabra-Cega”. Era uma oportunidade que as pessoas tinham para desfrutar e socializar.

3 – As casas tinham cobertura de palha e animais viviam nelas

04

Não necessariamente. para começar, elas eram muito bem construídas e apertadas, ou seja, não eram usadas apenas palhas e varetas para cobrir as casas, também eram colocados de modo com que nenhum tipo de inseto ou qualquer outro animal pudesse entrar. E não apenas os pobres tinha casas assim, muitos castelos e grandes casas também ostentaram telhados de colmo, porque possuíam excelente acabamento. Ainda hoje existem algumas casas que utilizam esse tipo de material.

2 – Os pobres vivam perto da inanição

06

Mais um daqueles mitos da Idade Média que juramos ser verdade. “Só que não”, a questão é que os camponeses, apesar de não terem sido proprietários de terras, tinham à sua disposição uma abundância de mingau e pão fresco, além de cerveja. Também tinham um variado menu de carnes secas ou curadas, queijos, frutas e verduras locais, assim como aves de curral, gansos, patos e pombos. Muitos eram apicultores, sendo assim, também tinham muitos frascos de mel à mesa.

Não apenas, se considerarmos o número de pessoas que viviam em propriedades relativamente pequenas, que havia prosperidade, não é tão descabido pensar que haviam alimentos suficientes. Claro que os ricos tinham acesso a outras variedades de carnes, como de vaca ou ovelha e que, provavelmente, seus pratos eram condimentados com outras espécies e especiarias, mais caras, mas os camponeses não morriam de fome.

1 – A pena de morte era comum

07

Durante a Idade Média fora concebida a democracia moderna, não apenas, nesse momento surgira o sistema de júri, fazendo com que os julgamentos costumassem ser bastante justos. A pena de morte fora usada para crimes graves como: traição, assassinato e incêndios criminosos. Decapitações eram reservadas somente para o rico e nobre, e não eram públicas. O método mais comum para a execução de uma sentença de morte foi a forca.

Então pessoal, será que vocês sabiam que esses são mitos sobre a Idade Média? Concordam com as contra-versões? Conhecem mais algum que acreditam poder fazer parte dessa lista? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!

8 coisas que mostram que a nossa geração é simplesmente bizarra

Artigo anterior

7 invenções hipnotizantes que vão te provar que o futuro é agora

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido