7 coisas que você não deve fazer antes de dormir

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      01/09/15 às 00h45

Uma revista especializada calculou, recentemente, quanto tempo em média na vida uma pessoa de hábitos 'normais' passa dormindo. O resultado? 23 anos, 9 meses e 7 dias. Ou seja, a sua cama é o alvo de mais de 20 anos de toda a sua existência. Mas não se preocupe: tanto tempo nem de longe está sendo desperdiçado.

Dormir é uma das atividades mais essenciais do ser humano. É durante o sono que o organismo se renova e recompõe as energias, a mente 'se desliga' parcialmente para descarregar todo o conteúdo assimilado durante o dia, e o corpo em geral se prepara  para funcionar normalmente no dia seguinte. Por isso, privar-se dessa atividade pode ser altamente prejudicial ao indivíduo.

Entretanto, existe uma série de coisas que, se feitas antes de "contar carneirinhos", podem atrapalhar o sono e até desestabilizar o organismo humano. O Ultra Curioso vai te mostrar 7 coisas que você não deve fazer antes de dormir, e que com certeza vão te surpreender pela frequência que muitos fazem (inclusive você!).

1. Tomar café

O café é um bebida muito consumida pelo brasileiro e que, além de ser saborosa, pode beneficiar e muito o organismo humano. Ele é rico em cafeína, uma substância estimulante que, em doses moderadas, pode melhorar o rendimento físico e intelectual, deixando o indivíduo mais atento e aumentando sua concentração.

Entretanto, deve-se saber as horas certas do dia para se consumir essa bebida. Tomar café durante a noite - especificamente duas ou três horas antes de dormir - atrapalha o processo natural que deixa o organismo em estado de sonolência, fazendo com que o indivíduo tenha insônia ou muita dificuldade em dormir.

Por isso, se quiser ter uma boa noite de sono, nada de tomar café antes de ir para a cama!

2. Usa eletrônicos

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Utilizar celulares, tablets, iPads ou qualquer outro eletrônico do tipo antes de dormir, pode prejudicar sua noite sono (ou fazer com que você nem tenha uma!).

A luz forte proveniente da telas desses aparelhos provoca um efeito estranho no organismo: ele interrompe a produção de melatonina, uma das substâncias do corpo humano responsáveis pelo sono. Sem contar que, as distrações da internet farão você ficar desperto até o dia amanhecer, se você não se atentar.

Se você, inevitavelmente, tiver que usar esses aparelhos na cama, procure diminuir a intensidade e brilho da luz da tela. A TV é ainda pior, principalmente se você ficar assistindo com o rosto muito perto da tela. A luz forte do aparelho pode acabar com seu sono!

3. Comer chocolate

Você é do tipo que ama chocolate? Pois saiba que comer essa delícia pouco antes de dormir é uma péssima ideia para quem quer cair num sono tranquilo.

O chocolate é outro alimento que possui cafeína, principalmente o chocolate amargo. Esse tipo de chocolate pode ser muito benéfico para o organismo, mas não em algumas coisas. Para se ter uma ideia, uma porção de chocolate ao leite contém cerca de 10 mg de cafeína. Já a mesma porção do chocolate amargo contém 32 mg.

O chocolate também tem uma substância chamada teobromina, outra responsável por grande estímulo do sistema nervoso. Ou seja, para quem quer dormir rápido e bem: fuja do chocolate a noite!

4. Beber álcool

O álcool, quando entra no sangue, deixa o indivíduo relaxado e sonolento. Mas engana-se quem pensa que tomando álcool durante a noite, devido às sua qualidade relaxantes, se obterá uma boa noite de sono. Muito pelo contrário.

Quando você ingere bebidas alcoólicas antes de dormir, além de não deixar seu corpo descansar durante a noite, você acordará ainda mais exausto do que quando adormeceu. Isso acontece pois, ao adormecer sob o efeito do álcool, o organismo começa a trabalhar para remover a substância do sangue, fazendo o trabalhar mais do que o normal. Além do fato de que o álcool tem o poder de desidratar o corpo.

Resultado: você acordará com muita dor de cabeça no outro dia de manhã, sede extrema e corpo dolorido - sim, a famosa ressaca! Portanto, "se for dormir, não beba!".

5. Comer alimentos muito gordurosos ou picantes

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Comer alimentos muito gordurosos ou picantes à noite, pouco antes de ir para a cama, também é outra coisa que você deve evitar ao máximo se quiser ter uma boa noite de sono e acordar recomposto no dia seguinte.

O processo digestivo do ser humano só começa após cerca de duas horas do alimento ingerido. E quando a comida é muita pesada (bacon, batata frita, feijoada, alimentos apimentados por exemplo), o organismo emprega o dobro de esforço e tempo que normalmente empregaria numa digestão normal.

Ou seja: ao comer esse tipo de alimento e ir dormir você estará fazendo com que seu organismo trabalhe em dobro ao invés de descansar, que é o normal durante o sono. Caso sinta fome durante a noite e queira comer algo, opte por comidas e bebidas leves, como frutas ou um copo de leite

6. Fumar

O ato de fumar é outro grande vilão contra o 'bom sono'. Os males que o tabagismo tem para nossa saúde são incontáveis, mas o que muita gente não sabe é que o cigarro também pode atrapalhar, e muito, o sono.

Muitas pessoas fumam antes de dormir, pois acreditam que o cigarro pode deixá-las mais relaxadas e fazê-las adormecer mais rápido. Grande engano! O cigarro possui nicotina, uma substância que age como um grande estimulante sobre o sistema nervoso humano.

Ou seja, quanto mais cigarros você fumar antes de dormir, menos sono você terá. E isso também se aplica a cachimbos, narguilés, mascar tabaco e outros mais. Sem contar nos malefícios que você traz para sua saúde (sobretudo respiratória) a cada tragada que você dá.

7. Tomar refrigerante

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Ele pode ser muito saboroso e até viciante, mas o refrigerante definitivamente uma bebida para não se tomar antes de dormir.

A bebida doce e gaseificada contém uma alta quantidade de açúcar, cafeína e uma série de conservantes que são altamente prejudiciais para o organismo humano. Para o sono então, nem se fala! Ele age como um poderosíssimo estimulante e, caso seja ingerido cerca de duas horas antes de dormir, terá um efeito "boom" no cérebro e no corpo do indivíduo, o que fará com que o mesmo leve muito tempo até pegar no sono.

O refrigerante já é uma bebida desaconselhada por nutricionistas e médicos - devido aos malefícios que ele traz à saúde - , e esta é mais uma razão para você correr dessa bebida!

Fonte: Ladies Talks

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

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