• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre John F. Kennedy

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      07/03/19 às 17h59

Mesmo após mais de 50 anos de sua morte, John F. Kennedy ainda é um dos maiores nomes da história dos Estados Unidos e segundo o portal Gallup, ele foi o presidente favorito dos norte americanos. Nascido em 29 de maio de 1917, Kennedy era filho de pais politicamente influentes e de boas condições financeiras.

Em 1960, ele foi eleito o 35º presidente dos EUA e o primeiro presidente diretamente eleito no país no século XX. Porém, seu legado foi interrompido em 22 de novembro de 1963, quando foi assassinado. Pensando na história deste importante nome, listamos algumas coisas que vocês podem não conhecer sobre ele logo abaixo. Confira!

1 - Ele recebeu quatro ritos finais

John F. Kennedy, desde a sua infância, enfrentou diversos problemas de saúde. Alguns tão sérios que me ameaçaram a sua vida, tanto que ele chegou a receber os últimos ritos sacramentais por quatro vezes. O primeiro deles em 1947, quando ficou muito doente e foi diagnosticado com a doença de Addison.

A segunda vez, em 1951, quando ele teve um febre extremamente alta em uma viagem ao Japão. A terceira vez em 1954, quando entrou em coma depois de passar por uma cirurgia e a última delas em 22 de novembro de 1963, quando foi assassinado, em Dallas, no Texas.

2 - Ele se tornou um herói da guerra

Durante seu período na marinha, Kennedy conseguiu provar suas habilidades como oficial quando estava por lá. Em 1943, foi eleito comandante do barco de patrulha PT-109 que foi atacado próximo às Ilhas Salomão. O embarcação em que estavam afundou e Kennedy liderou sua tripulação para que que nadassem aproximadamente 5,6 km até uma ilha próxima a eles.

Kennedy precisou nadar e ao mesmo tempo ajudar um tripulante que não estava bem para tal. Depois que chegaram ao local, os homens ficaram presos na ilha por cerca de 7 dias, até que um outra embarcação conseguiu chegar até o local para resgatá-los.

3 - Um souvenir interessante

Kennedy precisava de alguma forma informar outros oficiais de uma base próxima que eles estavam naufragados. Para isso, ele escreveu uma mensagem com um pedido de socorro em uma casca de coco e entregou a dois nativos para que assim o resgate fosse providenciado.

Como uma lembrança, Kennedy guardou o pedaço de coco que continha a mensagem, que foi envolto em madeira e plástico, e o utilizava como um peso de papel. O objeto ficava disposto em sua mesa no escritório oval.

4 - Ele ganhou um Prêmio Pulitzer

John F. Kennedy recebeu um Prêmio Pulitzer pelo livro Profiles in Courage. Uma polêmica envolveu a publicação alguns anos após a premiação de Kennedy. As pessoas levantaram dúvidas a respeito do presidente dos EUA ter sido o único a escrever o livro. Um nome, Ted Sorenson, foi apontado como 'escritor fantasma' do livro.

Em 2008,inclusive, Sorenson em entrevista ao The Wall Street Journal afirmou que "fez um primeiro rascunho da maioria dos capítulos", "ajudou a escolher as palavras de muitas de suas frases".

5 - Primeiro presidente católico

Ao concorrer a presidência em 1960, um dos temas da campanha de Kennedy foi o catolicismo. Ele discutiu abertamente sobre sua religião. No entanto, ele fez questão de deixar algo bem transparente em seus discursos: "Eu não sou o candidato católico para presidente, eu sou o candidato do Partido Democrata para presidência que também acontece de ser católico".

6 - A família Kennedy

John F. Kennedy se casou com Jacqueline Lee Bouvier em 12 de setembro de 1953, em Newport, Rhode Island. Juntos tiveram quatro filhos. Em 1956, Jacqueline deu à luz a um bebê natimorto que se chamaria Arabella. Em 27 de novembro de 1957, nasce Caroline B. Kennedy e em 25 de novembro de 1960, nasceu John Fitzgerald Kennedy Jr. Em 7  de agosto de 1963, nasceu Patrick B. Kennedy. No entanto, o bebê morreu dois dias após seu nascimento.

7 - Ele foi o último a usar cartola

Por muitos anos, ao menos desde a cerimônia de posse de James Garfield, em 1881, era uma tradição que os presidentes utilizassem uma cartola como parte do traje no dia da cerimônia de posse. John F. Kennedy nunca foi muito adepto deste tipo de adereço, no entanto, para não desapontar as pessoas, ele concordou em utilizá-lo. John F. Kennedy foi o último presidente a utilizar uma cartola em sua cerimônia de posse.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+