• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 construções incríveis que estavam submersas

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      13/09/18 às 15h25

Você consegue ter dimensão do tanto de coisa incrível existe debaixo da aguá? Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água, sendo ela líquida, congelada, salgada ou doce. Dentro dessa porcentagem, cerca de 97%, está no oceano em estado líquido. Ou seja, existe tanta água por aí, que nós não sabemos nem metade do que pode existir dentro delas. Uma consequência disso são as inúmeras lendas sobre animais gigantes que vivem nos fundos dos mares. Porém, existe muito mais do que isso debaixo de tanta água. Por exemplo: você sabia que existem variedades de construções submersas pelo mundo?

São várias as construções arquitetônicas que foram imundadas e terminaram submersas pela água. Em alguns casos específicos, elas afundaram e depois voltaram aà superfície por causa de uma seca ou algo parecido. A cada ano que passa, mais delas são encontradas. Apesar de algumas delas nós sabermos exatamente de onde vieram, existem muitas outras que ainda não descobrimos de quando eram. Por isso, listamos 7 construções incríveis que estavam submersas.

1 - Igreja mexicana

De um dia para o outro, uma igreja da era colonial surgiu do fundo das águas. Isso aconteceu em 2015, em um rio no sul do México. A igreja só surgiu porque a bacia hidrográfica do local foi atingida por uma seca na época, o que fez com que o nível da água no reservatório da região diminuísse em 24 metros. Posteriormente, descobriu-se que a igreja foi construída em meados do século 16 por um grupo de monges na região. A construção foi perdida nas águas do reservatório em 1966, quando toda a região foi imundada pela água.

2 -  Cidade de Dwaraka, na Índia

Dwaraka foi a capital do reino de Krishna, que existiu há cerca de 3100 anos antes de Cristo. Ela está no centro da crença indiana. Dwaraka não é nada menos do que uma das cidades mais sagradas da Índia. Após a submersão, que aconteceu há milhares de anos atrás, foram encontradas peças de cerâmica, moedas e ruínas medievais. É a construção de uma cidade inteira submersa - e uma cidade importante culturalmente.

3 - Igreja de Petrolândia submersa

Você acha que essas construções submersas só apareceram fora do Brasil? Pois saiba que você está redondamente enganado e que você pode conhecer pessoalmente uma construção submersa aqui mesmo, no nosso país. Em 1988, a cidade de Petrolândia, em Pernambuco, foi inundada no processo de construção de uma hidroelétrica. Com uma drástica redução no volume de água do Lago de Itaparica, é possível ver a ponta da estrutura de uma igreja da velha da cidade. Já teve até pessoas que fizeram álbum de casamento no local.

4 - Uma cidade argentina inteira submersa

A vila turística chamada Villa Epecuen se estabeleceu ao longo da margem do Lago Epecuen, na Argentina. A população da cidade, em 1970, chegava a mais de 5.000 pessoas. Muitas empresas prosperaram por lá. Durante esse tempo, um evento climático trouxe muita chuva, mais do que o habitual. Com isso o Lago Epecuen começou a inchar. Em 1985, um enorme volume de água rompeu a represa e inundou grande parte da cidade. Em 1993, a inundação lenta consumiu a cidade até que ela foi coberta completamente com 10 metros de água. Em 2009, as águas começaram a recuar. A Villa Epecuen começou a voltar à superfície. Hoje, apenas Pablo Novak, um senhor de 81 anos, mora lá.

5 - Igreja venezuelana

Entre 1985 e 2008, alguns pescadores viajavam ao longo de um grande lago da Venezuela quando notaram uma cruz mofada que se erguia da água. Claramente havia mais daquilo abaixo da água. Até que em 2008, devido a uma baixa da água, revelou-se uma estrutura gótica. Mais foi só em 2010, que a água recuou o suficiente para revelar uma imponente igreja gótica que pertencia a cidade de Potosi. A construção foi, em 1985, propositalmente inundada pelo represamento de um rio próximo, com o intuito de  criar energia hidrelétrica.

6 - Cidade da China surgindo da água

A imagem acima mostra uma aldeia chinesa inteira surgindo de um lago, cinco anos após ter sido completamente inundada após um terremoto. Quase dez edifícios, casas, escritórios e uma escola primária reapareceram da antiga vila de Xuanping, que foi destruída em 2008. Um terremoto de 8 graus de magnitude devastou a vila, fazendo com que ela fosse completamente inundada por um lago de barreira

7 -Igreja inundada de São Nicolau

O Lago Mavrovo, na Macedônia, é famoso por sua igreja semi-submersa. Situado em um cenário de tirar o fôlego em meio a planaltos de grama e picos nevados, a igreja abandonada de São Nicolau foi vítima de um lago artificial, criado para fornecer água a uma usina local. A metade superior de São Nicolau ainda é visível, emergindo do lago claramente. Hoje, as ervas daninhas crescem das ruínas e o telhado da torre está acabado, porém, o edifício em ruínas continua a ser um ponto de interesse na paisagem de São Nicolau.

E aí, curtiu essas construções submersas? Comenta aqui com a gente e compartilha essa lista nas suas redes sociais.

Próxima Matéria
Via   O     V  
Imagens OG
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+