• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 curiosidade sobre Ares, o Deus da Guerra

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      10/12/18 às 17h24

Os deuses mitológicos causam fascínio até os dias de hoje. Por exemplo, a série Vikings é um sucesso tremendo que retrata a vida dos vikings e toda a sua cultura centrada na mitologia nórdica. Poderia ter usado Thor como exemplo, porém, não queria parecer apelativo. Também poderíamos falar de Mitologia Romana, Egípcia e até Celta. Mas precisamos admitir que uma das mais influentes e populares é a mitologia grega.

Zeus, Hades, Poseidon e companhia são parte ativa da nossa cultura ocidental, e até hoje, habitam a nossa mente. Mas por que não falamos sobre um dos mais interessantes personagens desse panteão? Sim, estamos falando de Ares, o Deus da Guerra. Se você não está se lembrando muito bem sobre as características desse personagem, está na hora de refrescarmos sua memória. Listamos 7 curiosidades sobre Ares, o Deus da Guerra.

1 - O filho não amado

Ares, o Deus da Guerra, tinha uma posição de muito destaque no panteão dos deuses. Isso não era à toa, uma vez que ele era filho de Hera com Zeus, o principal deus do Olimpo.

Apesar disso, ele não era muito amado pelo seu pai, que criou um segundo deus para estar a frente da guerra: Atena, Deusa da Guerra, Justiça e Estratégica. Ela fazia contraste com Ares, que representava uma guerra violenta e sanguinária.

2 - O deus não amado

Ares era visto como um Deus hediondo e completamente truculento. Muitas vezes, ele era descrito como sendo uma criatura imensa e muito forte. Quando ia para a batalha, ele dava gritos horrendos para assustar os seus inimigos.

O problema disso tudo é que ele causava mais medo do que realmente fascínio.  Ele muito pouco adorado na Grécia Antiga, sendo cultuado em pontos específicos - principalmente em cidades guerreiras - como Esparta.

3 - Amor

Afrodite, a Deusa do Amor, teve um caso romântico com Ares. O problema do romance entre os dois foi que ela era esposa de Hefesto. Infelizmente, a traição foi descoberta após o casal cair em uma arapuca, terminando com os dois sendo presos nus e ridicularizados por todo o Olimpo.

Mas a parte mais marcante dessa união mitológica é que surgiu uma simbologia usada até hoje. Um círculo com um seta na diagonal para cima representando Ares, ícone da masculinidade, enquanto um círculo com uma cruz para baixo, representa Afrodite, o feminino.

4 - Batalhas

No clássico da literatura, Ilíada, Homero conta que Ares e Atena batalharam entre si duas vezes. Na primeira, o Deus da Guerra foi gravemente ferido pela lança de Atena e fugiu para o Olimpo. Na revanche, foi novamente ferido por uma enorme rocha lançada por Atena. Depois disso, Ares, que lutava ao lado dos troianos, mudou de lado e passou a ajudar os gregos.

Ele também já lutou contra Hércules. Na ocasião, o forte semi-deus batalhava contra Cygnus, um dos filhos de Ares. Vendo que seu filho estava prestes a ser liquidado, Ares resolveu intervir. Hércules não só terminou de aniquilar Cygnus, como também feriu gravemente o senhor da guerra que novamente fugiu para o Olimpo.

5 - Oferendas

Segundo as lendas da Grécia Antiga, nas noites que antecediam as grandes guerras, os gregos sacrificavam animais e ofereciam a Ares para obterem sucesso nas batalhas.

6 - Substituído

Zeus já substitui seu próprio filho, definindo outro Deus da Guerra. Se tratava de Cratos, o Deus da Força. Ele foi escolhido como substituto de Ares na função de Deus da Guerra. Sentindo-se ameaçado em perder seu posto, Ares jogou seu suplente para sempre no tártaro. A história inspirou os criadores dos games God of War.

7 - Representatividade

Representado por Marte em Roma, seus símbolos são a lança, o elmo, o abutre e o círculo com uma seta em diagonal para cima. Ainda hoje, ele é bastante representado na cultura pop. Ele foi um vilão de destaque no jogo God of War, o vilão principal de Mulher Maravilha e também esteve presente no anime Cavaleiros do Zodíaco e nos livros Percy Jackson.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que tem medo do Ares, aquele abraço.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+