Entretenimento

7 curiosidades para celebrarmos a vida de Maradona

0
7 curiosidades para celebrarmos a vida de Maradona

Na última quarta-feira (25/11), Diego Armando Maradona, ou apenas Maradona, nos deixou devido a uma insuficiência cardíaca aguada. Assim, ao perder o maior astro de sua seleção, a sociedade argentina e fãs do esporte do mundo prestaram homenagens das mais diversas formas. E claro, não poderíamos deixar de também prestar a nossa homenagem. Por isso, separamos 7 curiosidades para celebrarmos a vida de Maradona.

Seja dentro ou fora dos campos, a vida de Maradona sempre foi rodeada de polêmicas. No entanto, para além disso, não há como negar a importância de sua trajetória. Na Argentina, Maradona era considerado um deus, ou melhor dizendo “D10S”, em referência a sua camisa 10 e à palavra dios, que significa “deus” em espanhol. Porém, deuses não morrem e nas palavras de Lionel Messi, “Diego é eterno”.

1 – Maradona não tinha papas na língua

7 curiosidades para celebrarmos a vida de Maradona

Ao longo de sua vida, Maradona ameaçou sair de clubes, criticou governantes e se envolveu em uma série de polêmicas. Sem papas na língua, Maradona falava o que pensava e nem mesmo o próprio Papa escapou. Em 1985, por exemplo, o jogador foi recebido pelo Papa João Paulo II, anos mais tarde, pelo Papa Francisco, o atual Papa, e por diversos líderes religiosos em outras situações. Contudo, é válido lembrar que Maradona, de fato, não possui “papas na língua”, uma vez que não media palavras nem com líderes religiosos. Entre suas críticas, podemos citar a vez que Maradona afirmou que a riqueza da Igreja Católica seria melhor utilizada se aplicada em obras de caridade.

2 – Um verdadeiro símbolo argentino

Para Marcos Novarro, professor da Universidade de Buenos Aires, existem alguns motivos para Maradona ser considerado um “deus” no país. “Não temos grandes heróis nacionais, e por isso, os mitos são importantes”, afirma Novarro. Além disso, sua “personalidade apaixonada, talentosa e, ao mesmo tempo, autodestrutiva” se parece com a da Argentina, completa o pesquisador.

3 – Mão de Deus

Em 1986, Maradona definiu o gol decisivo da Copa do Mundo em um episódio que ficou marcado como “mão de Deus”. Na época, ele usou a mão sobre a cabeça para marcar o primeiro gol da vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra. “Marquei um pouco com a minha cabeça e um pouco com a mão de Deus”, afirmou na época. Com isso, o evento entrou para história e hoje, tanto tempo depois, esperamos que os ingleses guardem menos rancor desse jogo.

4 – Ele já trabalhou em outras áreas

7 curiosidades para celebrarmos a vida de Maradona

Já aposentado dos campos, Maradona assumiu o comando da Seleção Argentina como treinador. Isso aconteceu em 2008, permanecendo no cargo até 2010. Contudo, o que muitos não sabem é que, antes disso, em 2005, Maradona apresentou seu próprio talk show. Assim, em La Noche Del 10 ele recebeu convidados como Pelé, Mike Tayson, Fidel Castro e até a Xuxa.

6 – Sua estreia no futebol

Ao longo da vida de Maradona, muita história foi contada através do futebol. Dito isso, tudo começou em 20 de outubro de 1976, quando Maradona pisou pela primeira em um campo profissional jogando pelo Argentinos Juniors. Mas, somente depois de três meses que ele marcou seu primeiro gol. De toda forma, não demorou muito para o jogador alcançar a Seleção Argentina. Isso aconteceu quando ele ainda tinha 16 anos, em 1977.

5 – Um estádio leva o nome de Maradona

Em 2003, o clube Argentinos Juniors, do qual Maradona se tornou a maior jogador de sua história, decidiu homenagear o craque. Assim, o local abriga jogos do clube, um museu, um complexo poliesportivo e até um centro de treinamento.

7 – Seu último jogo

7 curiosidades para celebrarmos a vida de Maradona

Em 1993, Maradona vestiu a camisa da Seleção Argentina pela última vez. Desse modo, ainda que não estando em sua melhor forma, o jogador marcou o gol da vitória contra a Grécia. Depois disso, a seleção seguiu para a Copa do Mundo de 1994, nos EUA. No entanto, sem Maradona na escalação. Isso porque ele foi afastado após um exame antidoping.

Como estão 7 coadjuvantes de Harry Potter

Matéria anterior

8 artefatos do Titanic e as comoventes histórias por trás deles

Próxima matéria

Você pode gostar