• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 curiosidades sobre as cachalotes, um dos animais mais misteriosos do mundo

POR Leticia Rocha    EM Mundo Animal      15/03/19 às 18h39

As baleias cachalotes, também conhecidas como cacharréus têm características um tanto quanto intrigantes, mesmo quando comparados com outras baleias. O animal pode ser encontrado em todos os oceanos e tem uma estrutura gigantesca. O macho da espécie pode chegar a pesar incríveis 50 toneladas. De cara, a própria estrutura física da baleia já chama a atenção, mas a cabeça gigante em comparação ao resto do corpo é um diferencial.

Aliás, o cérebro do animal também não deixa a desejar, é um dos maiores e mais pesados que existe no mundo animal, pesando em média 7 quilos. Mas isso é só o início das inúmeras curiosidades sobre o animal que é um dos mais excêntricos que existem.

1 - Mergulho

As baleias, como você sabe, são animais mamíferos e por isso elas precisam de ar para respirar! A maioria das baleias passa cerca de 30 minutos embaixo da água, mas a cachalote pode mergulhar por mais de uma hora a uma profundidade de até 3 mil metros de profundidade.

2 - Intestino

As cachalotes têm o intestino mais longo do mundo, prova disso é que tênias de até 30 metros costumam viver dentro do órgão do animal.

3 - Âmbar

O âmbar é um material muito procurado por perfumistas de todo o mundo. A substância de aroma intenso e doce é formado devido a um problema de digestão das lulas que as cachalotes comem.

4 - Dentes

A baleia cachalote têm dentes apenas na parte inferior. A estrutura da mandíbula do animal é capaz de quebrar facilmente um barco.

5 - Dormindo em pé

As baleias dormem de um jeito inusitado. Os animal flutuam na horizontal a cerca de 10 a 15 metros de profundidade. Como precisam retornar à superfície com certa regularidade, elas dormem por apenas 15 minutos, por várias vezes ao dia.

6 - Dieta diária

Um animal dessa estrutura precisa de uma alimentação pesada, por isso o animal ingere alguns quilos de lulas e peixes diariamente.

7 - Cabeça da baleia

A cabeça da cachalote é gigante, dentro dela existe um fluído chamado espermacete, o qual ainda não se conhece bem sua função. Uma das teorias para explicar o fluído é a de que ele teria a capacidade de se solidificar, o que ajudaria o animal na momento de mergulhar. E que quando líquido, ajudaria também na flutuação.

E você, já conhecia as baleias cachalotes? Se sim, nos conte aqui nos comentários o que você já sabia a respeito. Aproveita e compartilha a matéria com aquelas amigos que amam o mar. Aliás, se quiser ler mais matérias parecidas com está não deixe de acessar nossa categoria "Mundo Animal". Lá você vai encontrar mais uma dezena de matérias sobre os mais diversos animais que existem.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Leticia Rocha
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+