icone menu logo logo-fatosnerd.png


7 detalhes que você precisa reparar no novo uniforme do Batman

POR Letícia Dias EM Fatos Nerd 12/03/20 às 16h19

capa do post 7 detalhes que você precisa reparar no novo uniforme do Batman

Há quase um ano atrás a Warner Bros. oficializou Robert Pattinson como seu novo Batman. O astro conhecido por sua performance na saga Crepúsculo, embarcou como protagonista no novo projeto dirigido por Matt Reeves. Intitulado pragmaticamente como The Batman, o novo filme do Homem-Morcego buscará apresentá-lo em seus primeiros anos de combate ao crime. Em suma, veremos Bruce Wayne consolidando seu alter ego como o Cavaleiro das Trevas de Gotham. Surpreendentemente, apesar das primeiras reações adversas à escalação de Pattinson, aos poucos o público foi se mostrando bem receptivo. Inclusive, um fator responsável por corroborar com a mudança de perspectiva foi a divulgação que Reeves fez do traje do herói. Pensando nisso, resolvemos apontar alguns detalhes que você pode ter deixado passar despercebido.

7 - A capa provavelmente contará com CGI

Há algum tempo atrás listamos coisas aparentemente simples nos games que levaram anos para ficarem prontas. Surpreendentemente, no topo da nossa seleção está a capa do Batman em Arkham Asylum. Acontece que, visando tornar o herói o mais detalhado e dinâmico possível, a Rocksteady precisou trabalhar individualmente na capa do Bat-Traje. Em suma, o desenvolvedor não queria que o tecido parecesse rigidamente preso atrás do uniforme do Morcego. Então, esse é apenas um exemplo de algo que poderemos ver em The Batman. Embora as imagens promocionais do Batmóvel mostrem o herói trajando a capa, nas fotos das gravações, onde o dublê pilotava uma motocicleta, o vimos sem capa. Isso significa que, provavelmente, a peça de vestuário, nesse caso contará com uma ajuda do CGI.

6 - Pode ter sido feito pelo próprio Batman

Em Batman: O Cavaleiro das Trevas vimos um Bat-Traje militar altamente refinado. Em contrapartida, as imagens de The Batman sugerem um vestuário mais primitivo, algo meio Mad Max. Sendo assim, é bem possível que esse tenha sido um uniforme feito em casa. Se olharmos bem, o uniforme parece ser constituído por peças independentes que foram reaproveitadas de materiais esportivos. Além disso, existem rebites e botões segurando elas juntas. Logo, é assertivo afirmar que esse traje não foi feito sob medida para Bruce Wayne, mas montado pelo mesmo. Embora não seja tão bem projetado quanto o traje de Christian Bale, seguindo o conceito de Reeves, faz sentido vermos um figurino mais rudimentar. Afinal, ele acaba representando a inexperiência do herói de Pattinson, algo contrastante com o Morcego veterano de Ben Affleck.

5 - Terá novos acessórios

Voltando a comentar sobre as imagens do dublê da Pattinson, um das coisas que mais chamou nossa atenção nas mesmas foram os adornos no braço do Morcego. Apesar de não sabermos ao certo para que servem, os fãs não tardaram em encontrar referências relacionadas aos acessórios. Dessa forma, descobrimos que a resposta mais provável para a funcionalidade do que parecem ser projéteis, está no armamento braçal do assassino da Corte das Corujas. Agora, a maior pergunta é: Será que a sociedade secreta aparecerá no filme? Ademais, não podemos ignorar a possibilidade de que, mesmo sendo baseado num design conhecido, o novo apetrecho desempenhe uma função totalmente autêntica.

4 - Foi inspirado na série de jogos Arkham

Assim que tivemos o primeiro vislumbre do traje do Batman as comparações foram imediatas. Enquanto alguns enxergaram semelhanças com o uniforme do Demolidor, outros tiveram uma visão mais assertiva e apontaram correspondências com a série de jogos Batman: Arkham. O design fragmentado mencionado acima - principalmente ao redor dos ombros - e a placa peitoral amarrada por uma gola protetora parecem uma referência bastante direta. Não sabemos se foi proposital, mas caso tenha sido, Reeves foi genial. Batman: Arkham é uma da das séries mais famosas de games e isso certamente agradará o público.

3 - Ele usa lentes

Morcegos são conhecidos por sua visão adaptada aos ambientes com pouca luminosidade. Aliás, algumas espécies enxergam até dez vezes melhor que os seres humanos. Tais características são bastante compatíveis com os hábitos noturnos de combate ao crime do Batman. Contudo, ao longo dos anos a questão dos olhos do herói levantou discussões. Por exemplo, na maioria das vezes o vimos com a visão descoberta. Embora o Batman de Zack Snyder tenha usado óculos e o de Christopher Nolan, portasse lentes solares, esses itens não eram utilizados de forma recorrente. Contudo, ao que tudo indica, o Homem-Morcego de Matt Reeves terá em seu traje lentes fixas. Apesar delas provavelmente serem retráteis, esperamos que sejam bastante utilizadas. De qualquer forma, essa novidade é entusiasmante.

2 - O cinto de utilidades realmente terá utilidades

Para os fãs mais tradicionalistas do Batman, nada é mais decepcionante do que um cinto de utilidades inutilizado. Por exemplo, no Batfleck vimos que o acessório não passava de um ornamento, sendo que ele poderia ter contado com diversas funcionalidades. O uso prático do cinto era limitado e o design também não era dos mais favoráveis, os pequenos compartimentos quadrados pareciam mais porta moedas do que alojamento de gadgets. Felizmente, o caso do Batinson parece ser diferente. Assim como na imagem acima, no cinto de Pattinson vemos muita informação. Apesar de não conseguirmos definir do que os objetos se tratam, é certo que o cinto de utilidades não será descartável.

1 - Esse traje simboliza mais a perda do que o medo

Assim que Matt Reeves liberou as primeiras imagens de Robert Pattinson caracterizado como Batman, teorias sobre o traje do herói começaram a circular. Contudo, diante de todos os detalhes presentes no uniforme do herói, um em especial atraiu mais atenção. Estamos falando do clássico símbolo do morcego que fica posicionado no peitoral da armadura utilizada por por Bruce Wayne. Visto que normalmente consideramos essa insígnia algo simbólico, Reeves parece ter dado à ela uma intensa ressignificação.

De acordo com especulações que vêm circulando entre os internautas o morcego no traje do Batinson é constituído por peças da arma que matou seus pais, Thomas e Martha Wayne. Esse é um recurso narrativo bastante simbólico. Então, se o mesmo realmente vier a ser confirmado, podemos esperar uma mudança na retratação do personagem. Nos acostumamos a enxergar o traje do Batman como uma forma de provocar medo em seus adversários, pode ser que dessa vez o intuito seja mostrá-lo lidando com a dor ocasionada pelo sentimento de perda.


Próxima Matéria
avatar Letícia Dias
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest