• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 efeitos pouco conhecidos da bebida alcoólica no corpo humano

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      02/09/15 às 16h21

As bebidas alcoólicas pertencem ao grupo das drogas lícitas mais consumidas no Brasil. O própio comportamento festivo do brasileiro sempre foi regado a muito álcool. Dentre eles, a caipirinha num encontro de amigos, cerveja no futebol e aquele coquetel na balada. O problema é que os jovens estão começando a beber cada vez mais cedo, e em quantidades maiores que o normal.

Muitos já acordaram naquela terrível ressaca que ocorre quando há uma intoxicação no corpo por causa da bebida alcoólica e vários órgãos do corpo precisam redobrar o trabalho para eliminar o álcool ingerido. Você acorda com dor de cabeça, dor nos olhos, enjoo e a única vontade é de ficar na cama o dia inteiro até os efeitos passarem, não é verdade? Esses sintomas são os mais comuns. Mas será que você realmente conhece os efeitos que o álcool pode trazer para o seu corpo?

Veja os 7 efeitos que o álcool pode trazer para você. Tenho certeza que muitos deles você não sabia que existia. E não se esqueça, beba com moderação!

Ausência de frio

ressaca1Já se sentiu com muito frio e decidiu tomar um shot para se aquecer? Dá uma sensação boa, não é? Isso porque o consumo elevado de álcool diminui a sensação de frio. Mas deve-se tomar cuidado! Na realidade, o álcool abaixa sua temperatura corporal. Ele só te faz sentir aquecido - o corpo e a mente.

Quando você sente frio, o sangue na verdade foge das partes superficiais e membros para manter a temperatura dos órgãos vitais alta e eles, funcionando. O álcool faz os vasos sanguíneos superficiais na sua pele dilatarem, abrindo os portões de inundação para que o sangue retorne. Quando aquele sangue retorna para as suas extremidades frias, a parte central fica mais gelada, o que baixa sua temperatura média. Isso pode levar um risco maior de hipotermia, que pode ser fatal. Tenha cuidado quando estiver com frio e continuar bebendo em um ambiente gelado!

Aumento das mamas masculinas

Dica-1-Para-Peitoral-De-Aço-Varie-Os-Planos-De-Movimento

Você imaginaria que o álcool seria capaz de aumentar as glândulas mamárias? Isso ocorre porque a maioria das cervejas leva lúpulo em sua composição - essa substância exerce papel essencial por conferir o amargor e o aroma a muitas cervejas. A forma de utilização do lúpulo no processo produtivo varia de acordo com o estilo de cerveja fabricada, já que a quantidade e sua característica alteram o aroma e sabor do produto final. O lúpulo contém altas doses de fitoestrogênio, que é o estrogênio vegetal.

Para as mulheres é uma maravilha, já que alivia as cólicas menstruais. O fitoestrogênio também é bom para enfrentar a insônia. Porém, um de seus possíveis efeitos é o aumento das mamas masculinas. Isso mesmo! Acontece porque quando homens tomam altas doses de estrogênio, hormônio principalmente feminino, o corpo pode não entender esse desequilíbrio hormonal. O resultado é o crescimento das mamas.

Queimaduras

IMG155A exposição ao sol após o contato com o limão ou qualquer fruta ácida e algumas plantas, provoca manchas na pele com tonalidades marrons. Por isso as bebidas que levam limão e sua composição devem ter cuidado redobrado em seu preparo.

O contato do suco da fruta com a pele exposta e raios ultravioletas do sol pode causar fitofotodermatite, que são queimaduras de segundo grau bastante dolorosas. As manchas podem ter tamanho e coloração variada de acordo com a quantidade do suco em contato com a pele. Existem casos em que a quantidade do suco é tão grande que atinge a camada mais profunda da pele (a derme) e provoca manchas avermelhadas e bolhas. Cuidado ao preparar uma caipirinha!

Bêbado mais rápido

drinks-afrodisiacosAlgumas pessoas tem verdadeiro vício por refrigerantes diet (ou light). Mas fique em alerta quando for preparar os drinks. O refrigerante diet deixa o indivíduo bêbado mais rápido. Isso mesmo! Testes mostraram que pessoas que beberam vodca com limonada diet eram mais propensas a ultrapassar o limite de embriaguez para dirigir, apesar de não se sentirem bêbadas.

Isso acontece porque estômago reage a bebidas açucaradas como se fosse comida, trabalhando para digerir calorias. Assim, o organismo mantem o álcool no estômago por mais tempo e retarda sua liberação para a corrente sanguínea. Já com o refrigerante diet acontece o contrário, o estômago não reconhece que precisa fazer qualquer coisa com a bebida porque não tem açúcar. Ele vai direito para o intestino delgado, onde a maior parte do álcool é absorvida pela corrente sanguínea.

Cansaço mesmo depois de dormir

eliminar-o-cansaco-rapidamente2De fato bebidas alcoólicas antes de dormir pode prejudicar o sono. Porém, o álcool atrasa seu sono REM - a fase do sono em que temos sonho, nos desligamos do mundo. E é totalmente importante para o nosso bem-estar físico e emocional. Sendo assim, o álcool faz você sentir um cansaço mesmo depois de ter dormido horas e horas.

E tem mais! Por mais que você durma rapidamente, a sua frequência cardíaca estará elevada, fazendo seu sistema nervoso trabalhar como se você estivesse acordado. Por isso, não exagere na dose!

Boa forma

barrigaPara você que passa a semana toda com uma alimentação balanceada, exercícios físicos constantemente, o esforço é inválido quando extrapola-se no final de semana. Isso porque, a bebida alcoólica tem muitas calorias. Isso mesmo!

Beber muito ou mesmo ocasionalmente aumenta a liberação de cortisol no corpo - o hormônio que quebra músculos e retém gordura. Essa perda de músculo pode significar uma grande desaceleração no metabolismo, fazendo com que seja mais fácil ganhar peso, e por isso afirma-se que o álcool engorda. Além disso, o álcool causa uma queda na testosterona nos homens, um hormônio que ajuda a queimar gordura.

Doenças

bebida-alcool-onu-20110211-original O consumo prolongado de bebidas alcoólicas pode afetar praticamente todos os órgãos do organismo, provocando desde gastrite, pancreatite, hepatite, impotência, infertilidade e até cirrose hepática, que podem levar à morte.

Existem uma série de doenças que são desconhecidas pelos consumidores. Assim como a própia miocardiopatia alcoólica - uma doença cardíaca causada pelo álcool que surge aproximadamente 10 anos depois do consumo excessivo de álcool e o prognóstico agrava-se à medida que as paredes do coração se tornam mais finas e a função cardíaca diminui. Por isso o ideal é manter um equilíbrio, sem exageros.

Fonte: UOL 

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+