• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 enigmas de lógica mais difíceis do mundo

POR Gustavo Camargo    EM Curiosidades      11/09/17 às 17h11

Quem nunca se encontrou na escola ou até mesmo na faculdade, perdido por horas e horas em uma questão de matemática, não é mesmo? E quando o professor foi fazer a correção era simplesmente uma questão de raciocínio lógico, acabamos nos sentindo um tanto quanto frustados.

Pessoas inteligentes muitas das vezes são rotuladas assim, com suas habilidades de resolver problemas difíceis. Então aqui está a sua chance de provar o seu valor, contra alguns dos mais difíceis enigmas de lógica do mundo já criados. Não se preocupe, os enigmas não são exatamente uma cobra de sete cabeças, muito pelo contrário, é bem provável que pelo menos algum desses você já deve ter tentando resolver em sua vida. Se tratam de jogos familiares como o Sudoku e o Calcudoku que era disponibilizados em alguns celulares da geração mais antiga.

Bom, pensando nisso, nós da Fatos Desconhecidos, trouxemos para nossos leitores mais desafiadores alguns dos enigmas de lógica mais difíceis do mundo.

1 - Sudoku mais difícil do mundo

Sudoku talvez seja o enigma mais conhecido nessa lista. Em 2012, o matemático finlandês Arto Inkala, aparecer afirmando ter criado o "Sudoku mais difícil do mundo".

De acordo com o jornal britânico The Telegraph, existe uma escala de dificuldade nas redes de Sudoku na qual eles são classificados: "uma estrela seria o mais simples deles, e as com cinco estrelas os mais difíceis", o da imagem acima está classificado como "onze estrelas".

2 - O problema mais difícil de Bongard

Esse quebra cabeça apareceu pela primeira vez em um livro do cientista russo Mikhail Moissevich Bongard, em 1967. Elas se tornaram mais conhecidas depois que o professor americano de ciência cognitiva, Douglas Hofstadter, os mencionou em seu livro "Godel, Escher, Bach". Para resolver o enigma, você deve encontra uma regra em que os 6 padrões do lado esquerdo estejam iguais. Os 6 padrões à direita não estão relacionados com essa regra. Um exemplo é que todos os padrões à esquerda são triângulos.

3 - O quebra-cabeça Kakuro mais difícil

Esse enigma combina elementos de Sudoku, lógica, palavras cruzadas e matemática básica, tudo em um só problema. O objetivo é preencher todos os quadrados vazios usando números de 1 a 9, de modo que a soma de cada cada bloco horizontal é igual a pista à esquerda e a soma de cada bloco vertical é igual à pista em sua parte superior. Além disso tudo, nenhuma número pode ser usado no mesmo bloco mais de uma vez.

4 - O preenchimento do quebra-cabeça mais difícil

A Fill-a-Pix é um quebra-cabeça de "campo minado" com base em uma grade em uma imagem pixelizada escondida no interior. Usando da lógica, a pessoa determina quais quadrados são pintados e quais devem permanecer vazios até que a imagem escondida esteja completamente visível. A lógica por trás de todo o enigma: como o interior, contém situações em que duas pistas simultaneamente se afetam, bem como os quadrados em torno deles, tornando esses enigmas extremamente difíceis de se resolver.

5 - GO

GO é um jogo de tabuleiro para dois jogadores muito conhecido na China há mais de 2.500 anos. Ele é muito prestigiado por ser rico em estratégias, apesar de suas regras serem bastante simples. O problema é que esse é um dos jogos considerados mais difíceis por algumas pessoas e é dito que foi levado mil horas para ser resolvido por um grupo de estudantes de alto nível.

6 - Puzzle de Calcudoku mais difícil do mundo

Um Calcudoku é muito semelhante a um Sudoku nível"assassino" (nível de estratégia avançada ou dificuldade do modo de jogo), a diferença é que a operação pode ser usada para calcular o resultado de uma "gaiola" (A caixa de espessura limitada, onde são distribuídos os números). O quebra-cabeça pode ter um formato quadrado e a regra de Sudoku de exigir  números de 1 a 9 a cada conjuntos 3x3 de células não se aplica.

7 - O enigma lógico mais difícil

O filósofo americano e lógico George Boolos teve a grande ideia de inventar o enigma acima, que acabou sendo publicado na Harvard Review of Philosophy em 1996, e o nomeou de "The Hasdest Logic Puzzle Ever" (O Quebra-cabeça de lógica mais difícil).

E aí, o que acharam dos enigmas? Consegue resolver algum deles? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Gizmodo  
Imagens Explicalo
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+