Curiosidades

Esses são os idiomas mais estranhos do mundo

0

Segundo relatos bíblicos, um dia, os homens já falaram todos um mesmo idioma. Até que, certo dia, enquanto construíam a lendária Torre de Babel de forma extremamente ambiciosa, Deus confundiu seus idiomas e estes acabaram se espalhando. Por mais que essa não seja uma explicação científica para a pluralidade de idiomas, é algo bem aceito por diversas crenças e religiões do mundo.

Ao longo da história, os idiomas sempre estiveram presentes na humanidade. De fato, esse foi um dos principais fatores para nossa civilização. Contudo, por conta da globalização e internacionalização do comércio, as línguas que são faladas no mundo estão ficando cada vez menos diversas e mais homogêneas.

Isso é tão real que, para se ter uma ideia, quase metade de todo mundo fala um dos oito idiomas mais comuns. Entretanto, ainda existem aproximadamente sete mil línguas nativas, tanto faladas como escritas, que mantêm suas características e peculiaridades únicas.

Vários desses idiomas continuaram vivos graças a esforços de conservação, como por exemplo, o irlandês e o nheengatu. Conhecer línguas ajuda na valorização e disseminação de cada uma delas. Veja alguns exemplos.

Mais estranhos

Canaltech

Pirahã

O pirahã ou pirarrã é uma língua falada por algumas centenas de povos originários seminômades que moram nas margens do rio Maici, na Amazônia do Brasil. O idioma tem peculiaridades que chamam a atenção dos linguistas.

Dentre as características está a quantidade baixa de consoantes e vogais. Na língua existem somente oito consoantes e três vogais, essas quantidades são bem baixas em comparação com outros idiomas.

Por conta disso, as pessoas que falam pirahã usam vários tons de voz para se comunicarem. E esses tons são tão importantes quanto as vogais e consoantes. Por exemplo, as palavras amigo e inimigo são a mesma, e o que dita o que ela quer dizer é o tom que ela é dita.

Basco

Essa língua, que é chamada de Euskara pelos falantes, é uma das mais diferentes da Europa. Ela sobrevive no país Basco, que fica na sessão oeste dos montes Pirineus, perto da fronteira com a França. O idioma vem de uma família linguística totalmente diferente de qualquer outra língua, além de não ser associada com o indo-europeu.

Na realidade, o basco é mais antigo do que o português e o russo, o hindu e o norueguês, e possivelmente é o idioma mais antigo falado no continente europeu. O idioma se manteve intocado pelas línguas ao seu redor mesmo com o seu isolamento. Para se ter uma noção, dos 2,2 milhões de habitantes no país Basco, aproximadamente 1/2 fala o idioma.

Silbo Gomero

Essa língua é composta somente por assobios e é usada pelos nativos de La Gomera, nas Ilhas Canárias. A forma de se comunicar é útil para transmitir as mensagens a distâncias longas no meio dos vales estreitos e ravinas profundas da ilha. Através do assobio, o som consegue ir bem mais longe e com um esforço menor do que um grito.

Os assobios são feitos colocando um ou mais dedos na boca. A princípio pode parecer algo simples, mas eles são usados para comunicar uma enorme quantidade de informação pelos falantes habilidosos. E o idioma é usado somente em contextos específicos.

Taa (!Xóõ)

Esse é um dos poucos dialetos africanos que usa sons de estalo no momento de falar. Na realidade, ele é o mais complexo deles. Para se ter uma noção, existem 160 fonemas e 110 deles são sons estalados. Hoje em dia, a língua é falada por somente três mil pessoas em partes de Botsuana e da Namíbia.

Nüshu 

O interessante dessa língua é que ela é entendida somente por mulheres. Ela foi criada há aproximadamente 400 anos por mulheres da etnia Yao, no condado de Jiangyong, no sul da China. Sua criação foi justamente para que os homens não a entendessem e é a única usada e desenhada exclusivamente por mulheres.

De acordo com Zhao Liming, especialista da Universidade Tsinghua de Beijing que estuda o idioma há décadas, ele era usado para confortar uma a outra, falar suas tristezas, admirações e contar histórias.

Idiomas

Canaltech

Alguns podem ser os mais difíceis de ser aprendidos ou mais bizarros, mas você já se perguntou quantos idiomas existem no total?

O número total de línguas está sempre em mudança. Até porque se aprende mais sobre os idiomas do mundo todos os dias. Além disso, as próprias línguas estão sempre em fluxo porque são vivas e dinâmicas e moldadas pelas comunidades, que também se moldam pelo mundo sempre em constante e rápida mudança.

No entanto, atualmente, o número oficial de idiomas no mundo é de 7.151 línguas faladas. Mas esse momento é frágil porque aproximadamente 40% dos idiomas estão ameaçados de extinção, tendo muitos deles menos de mil falantes vivos. Em contrapartida, somente 23 línguas representam mais da metade da população mundial.

O idioma mais falado no mundo é o inglês, se o que for levado em consideração for nativos e não nativos. Agora, se for contado somente os nativos, o chinês mandarim é o maior idioma. Isso acontece por conta da população significativamente grande da China.

Agora, quando se leva em consideração os falantes de segunda, terceira ou mais línguas, o inglês é o maior idioma do mundo. Isso acontece primeiro por conta da influência colonial do Império Britânico, e depois devido à disseminação da cultura americana.

Fonte: Canaltech, Ethnologue

Imagens: Canaltech

Como economizar energia elétrica no verão?

Artigo anterior

Por que os combustíveis terão um aumento absurdo em fevereiro?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido