• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 estereótipos culturais que são completamente falsos

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      11/07/19 às 15h53

Em qualquer sociedade, os estereótipos culturais moldam expectativas e comportamentos. Por exemplo, presume-se que as meninas estejam mais sintonizadas com emoções e relações sociais do que os meninos e, portanto, é mais provável que os pais falem sobre sentimentos com as filhas do que com os filhos. Embora os estereótipos geralmente se baseiem nas características reais do grupo, temos um grave problema quando colocamo-os como verdades absolutas. A consequência disso: generalizações preconceituosas, distorções da memória e tratamento diferenciado. Alguns estereótipos são verdadeiros, mas a maioria deles são apenas rumores sem qualquer mérito crível. Com essa lista, lhe atualizaremos com estereótipos culturais que são completamente falsos.

Precisamos estar preparados para modificar nossa abordagem de maneira a evitar generalizações desnecessárias. No entanto, tudo em nossa vida se perfaz em aprendizado. Se, por um acaso, você já foi preconceituoso em relação às tradições de um país, tudo bem. Nós podemos transformar isso e colher bons frutos. As percepções negativas podem ser um bom ponto de partida para se aprofundar no que realmente importa: a verdade sobre nações diversas.

1- Canadá faz frio o ano todo

Algumas pessoas ainda acham que o Canadá é super frio o ano todo, de costa a costa. De acordo com o The Guardian, a temperatura média diária é de -5.6 C. Porém, não podemos levar essa informação ao pé da letra. As temperaturas variam muito de acordo com o mês e a específica localização. Não é raro ver temperaturas acima de 30ºC no verão, principalmente em certas regiões. Então, não, os iglus não são o lar preferido dos canadenses!

2- Quênia é uma região baseada em parques nacionais, sem infraestrutura ou tecnologia

Quando as pessoas pensam em Quênia, muitas vezes imaginam parques e reservas nacionais. Contudo, Nairóbi, a capital do país, é uma cidade bastante moderna. Em 2016, dos 45 milhões de habitantes do país, 38 milhões tinham celulares. O M-Pesa, um serviço de transferência de dinheiro móvel introduzido em 2007, é atualmente usado por sete em cada 10 adultos. Ao menos nove milhões de transações são realizadas diariamente! Esse é um dos estereótipos culturais que são completamente falsos.

3- Todos os japoneses usam hashi

Aqui está um estereótipo controverso: sushi é feito para ser comido com hashi, certo? De acordo com alguns dos chefs no Japão, esse não é o caso! Alguns chefs preferem que os clientes usem as mãos para virar o sushi de cabeça para baixo e mergulhar o peixe no molho de soja. No entanto, os chopsticks estão disponíveis em todos os restaurantes, caso os clientes prefiram usá-los.

4- Há animais selvagens e safáris em todos os países africanos

Muitas pessoas pensam que se você visitar qualquer país africano, verá grandes savanas e poderá admirar belos animais selvagens. Isso foi destacado por uma postagem da Delta Airlines em 2014, quando associaram uma foto de girafas para representar Gana - onde não há girafas selvagens. Como a África é um grande continente, é melhor fazer alguma pesquisa antes de reservar uma viagem se o seu objetivo for fazer um safári. Esse é um dos estereótipos culturais que são completamente falsos.

5- A tourada é um passatempo de todos os espanhóis

Algumas pessoas acham que as touradas são um passatempo de todos os espanhóis. É verdade? De modo nenhum. Enquanto as imagens das touradas são usadas para retratar a Espanha, algumas das regiões do país repudiam a tradição e não participam de nada associado à prática.

6- Alemães bebem muita cerveja

Se você imaginar a Alemanha, há uma boa chance de que a imagem que aparece na sua cabeça seja da Oktoberfest. Mas os alemães bebem tanta cerveja assim? Não mais! Relatórios recentes do governo mostraram que o consumo de cerveja está em declínio. Esse é um dos estereótipos culturais que são completamente falsos.

7- Os norte americanos são bastante ricos

Segundo Mark Abadi, da Business Insider, um dos estereótipos mais acreditados é o de que todos os estadunidenses são ricos. Isso é alimentado, em parte, pela poderosa posição econômica global dos EUA. Muitos norte-americanos sabem que a riqueza do país nem sempre é transferida para todos os seus cidadãos. Há milhões que lutam para sobreviver em razão da desigualdade social.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+