• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Todos os tributos para Tony Stark em Homem-Aranha: Longe de Casa

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      11/07/19 às 15h58

Há pouco mais de dois meses, Vingadores: Ultimato fazia sua estreia nos cinemas mundiais. O público já esperava uma produção de qualidade vinda da Marvel Studios, porém ninguém contava com a onda de emoções que o filme proporcionou. Ultimato foi descrito como "uma carta de amor aos fãs" e até mesmo aqueles têm suas preferências pela leva de heróis da concorrência se pegaram admitindo a revolução que o longa dos Irmãos Russo trouxe para as adaptações dos quadrinhos.

Diante das incontáveis cenas que geraram comoção, uma se destacou. Após ver Peter Parker não se sentindo bem e desintegrando na frente de Tony Stark em Guerra Infinita, foi a vez do garoto se despedir de seu mentor em Ultimato. O elo entre os dois é tão importante para o MCU que foi um dos fatores pelo qual Homem-Aranha: Longe de Casa foi escolhido para encerrar a Fase 3 do Universo Cinematográfico Marvel. O personagem de Tom Holland foi utilizado para representar a adaptação a um mundo sem o Homem de Ferro. Ele é o reflexo de um período pós-Thanos e sem o saudoso gênio, bilionário, playboy e filantropo.

Mesmo sem aparecer fisicamente no filme, a presença do Vingador de Robert Downey Jr. é constante. O longa de Jon Watts faz um excelente trabalho em estabelecer a continuidade da influência de Stark na vida e carreira de Parker.

O vídeo no colégio

Logo no início do filme, vemos um tributo objetivo. Tony Stark aparece ao lado de Natasha Romanoff e Steve Rogers, outros membros falecidos dos Vingadores. Ao som de I Will Always Love You de Whitney Houston essa imagem é mostrada na escola de Peter, como parte de um relatório. Stark recebe destaque no vídeo memorial, que apresenta os eventos consequentes ao estalo de Thanos. É perceptível que eles saúdam Stark como o responsável por impedir que o Titã Louco exterminasse o universo.

O painel no telhado

Após ser interrogado por repórteres com perguntas invasivas, Peter foge do evento em que estava e vai tomar um ar no telhado. Em uma parede próxima, ele vê um painel do Homem de Ferro (sim, é aquela cena mostrada nos trailers). Isso, obviamente, afeta o garoto emocionalmente. Stark, além de ser seu super-herói, era sua figura paterna, a pessoa que o inspirava a ser alguém melhor.

O documentário no voo

Na falta da introdução do Tio Ben no MCU, apesar de sua existência, Tony cumpria um papel crucial na vida do garoto. Isso não deixou de ser lembrado nem nos pequenos detalhes. Enquanto estava em seu voo para a Europa, Parker vasculhava o catálogo de filmes e acabou encontrando um documentário sobre o Homem de Ferro. A produção, intitulada "Coração de Ferro", parece uma boa distração para Peter, já que MJ estava próxima de Brad.

O memorial em Veneza

A exaltação ao Homem de Ferro não é exclusiva a solo americano. No continente europeu, existem diversos outdoors e murais do herói espalhados por toda parte. Até mesmo quando a turma de Peter desembarca do voo em Veneza, é apresentada uma tela enorme de Tony Stark em sua armadura na portaria do aeroporto. Mais tarde, enquanto andava pela cidade, o aracnídeo encontra uma pintura do capacete de Stark em uma parede, acompanhado de velas e flores.

A música tema do Homem de Ferro

Antes de partir para a Holanda, Happy vê Peter desenvolvendo outro traje e enxerga tudo aquilo que Tony tinha visto desde o início. Com os rumores da nova geração de Vingadores, Stark já deixou seu sucessor escolhido. Enquanto voam em direção ao seu destino, Happy coloca Back in Black do AC/DC, a música que tocou no primeiro filme do Homem de Ferro, quando Tony Stark foi introduzido pela primeira vez.

Essa foi o último tributo explícito ao Homem de Ferro no longa. Contudo, vale lembrar que Longe de Casa possui incontáveis referências e easter eggs relacionados ao herói ao longo do filme. Embora pareçam pequenas referências são, na verdade, um lembrete sobre o impacto que Tony Stark e os Vingadores tiveram no MCU.

A fase 4 vem por aí, sendo liderada pela Viúva Negra. Aproveitando a deixa de prováveis novos Vingadores, pode ser que Romanoff ganhe uma sucessora também. Rogers já passou seu escudo para Sam Wilson. Além disso, novos heróis serão introduzidos ao MCU. Existem rumores sobre o Nova, mas Os Eternos e Shang-Chi já foram confirmados.

E então, o que achou de Homem-Aranha: Longe de Casa? Ainda não assistiu? Está esperando o que? O filme já se encontra em cartaz e conta com uma excelente recepção do público e das críticas.

Próxima Matéria
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+