• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos assombrosos sobre Anúbis, o deus egípcio da morte

POR Jesus Galvão    EM História      27/08/18 às 19h39

Anúbis, ou como também é conhecido Anpu, é o deus egípcio dos mortos. Também é referido como o deus dos funerais, e, após o domínio de Osíris, teria sido designado a cuidar do embalsamamento dos mortos. Ele também era um juiz, julgando os mortais a partir de seus corações. Anúbis é fruto da relação de Nerfti e Osíris, enquanto ela ainda era casada com Set.

Aqui na Fatos Desconhecidos já escrevemos sobre 7 fatos sobre a vida dos antigos egípcios que nunca aprendemos na escola7 coisas brutais que os egípcios acreditavam sobre a vida após a morte. Hoje, listamos alguns fatos que você provavelmente desconhecia sobre o misterioso mundo do deus Anúbis. Confira!

1 - A primeira múmia

Mesmo sendo amplamente conhecido como deus dos mortos, após a chegada de Osíris, Anúbis passou a receber funções menores, como embalsamento de corpos  e o próprio processo de mumificação. Ele teria criado a primeira múmia ao embalsamar seu pai falecido.

2 - Um deus sem 'lugar'

Anúbis é uma das poucas divindades que não possuía um templo para ser cultuado. Mas há uma explicação para o caso de Anúbis. As pessoas preferiam ir cultuá-lo nos locais onde era considerada a sua influência. No caso, nos cemitérios ou necrópoles.

3 - Os servos de Anúbis

Segundo alguns textos, Anúbis possuía uma legião de servos a seu dispor. Eles ficavam encarregados de preparar os corpos para atravessarem para o novo mundo, o mundo dos mortos. Eles muitas vezes foram considerados seres inferiores e já foram até mesmo chamados de demônios.

4 - O juiz

Anúbis também era considerado uma espécie de juiz. Ele pesava o coração dos mortos, o comparando com a sentença dada pela deusa Ma'at, que simbolizava a justiça, a verdade e a harmonia. O coração, para os egípcios, era considerado o lugar da consciência.

5 - O chacal

A representação do deus dos mortos era a figura de um chacal com corpo de homem. Muito provavelmente o animal foi escolhido devido a crença de que vagava pelos cemitérios e desenterrava ossos e cadáveres. No caso de Anúbis, ele seria o guardião desses túmulos.

6 - Anúbis e Bastet

Em alguns relatos, Anúbis teria tido um caso ou até mesmo se casado com a deusa solar Bastet, a deusa da fertilidade. Em algumas representações artísticas é comum vê-los juntos. Muitos fazem a correlação dualista vida-morte, criação-destruição da união de Anúbis e Bastet.

7 - O patrono dos Necromantes

O estudo do contato com seres e a energia dos mortos é chamado de necromancia. Devido a sua ligação direta com a morte e com o mundo dos mortos, Anúbis é reconhecido por muitos como o patrono dos necromantes. Aqueles que buscam através da energia da morte obter determinada coisa.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+