Curiosidades

7 fatos científicos e sociais que marcaram essa década

0

A década está chegando ao fim e, talvez, essa tenha sido a mais marcante de todas. Tivemos uma série de evoluções em todos os campos, tanto sociais, quanto tecnológicos e científicos. O Wi-Fi, a facilidade dos dados móveis, o avanço dos Smartphones e computadores. Além disso, como falamos anteriormente, a ciência também passou por muitas mudanças. Diversos novos seres descobertos e, mais importante, curas para doenças que tanto amedrontavam a humanidade. Enfim, essa década foi marcada por muitas coisas.

Convulsão geopolítica, atentados terroristas, desastres naturais em grande escala, e até mesmo, impactos culturais. A década de 2010 a 2019 foi bastante movimentada. E foi pensando sobre isso, que resolvemos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou alguns fatos científicos e políticos, que marcaram essa década. Se você se lembrar de algum outro, que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Sem mais delongas, confira conosco a seguir e aproveite já para compartilhar com seus amigos.

Fatos científicos e sociais que marcaram a década

1 – Primavera árabe

Essa foi uma série de protestos antigoverno, que aconteceu nos países árabes do Norte da África e do Oriente Médio. Esse movimento começou em meados de 2010, na Tunísia, e logo se espalhou. Outros países, como o Egito, Líbia, Iêmen, Síria e Bahrein também contaram com isso. Em alguns lugares, as manifestações culminaram na queda de regimes, como no Egito, com a deposição de Hosni Mubarak. Na Líbia, houve o assassinato de Muammar Gaddafi, em 2011. Na Síria, o movimento deu início a uma guerra civil, que dura até hoje.

2 – Fukushima

Esse acidente marcou o mundo. O evento na usina de Fukushima I, no Japão, aconteceu em março de 2011. Esse foi o maior desastre nuclear desde Chernobyl. O acidente foi causado por um tsunami, provocado por um terremoto de magnitude 8,7. Três dos seis reatores foram derretidos, por problemas mecânicos, e isso resultou na evacuação de 150 mil moradores da região.

3 – Bóson de Higgs

O Bóson de Higgs é conhecido como “partícula de Deus”. Foi um dos maiores avanços científicos nessa década. Ele teve sua existência confirmada em 2013. A descoberta foi feita pelos cientistas do laboratório CERN, na Suíça. Eles também são responsáveis pelo colisor de partículas LHC. O Bóson de Higgs refere-se a uma partícula elementar, que forma a matéria.

4 – Copas do Mundo

Na última década, aconteceram três Copas do Mundo de Futebol. O Brasil, infelizmente, não conseguiu conquistar o seu sexto título. Em duas delas, foi eliminado nas quartas de final, sendo pela Holanda, em 2010, e pela Bélgica, em 2018. O maior marco foi na Copa de 2014, quando a Seleção Brasileira perdeu para a Alemanha por 7 a 1, saindo nas semifinais.

5 – Incêndio no Museu

Nessa década, tivemos o desprazer de assistir o incêndio no Museu Nacional, que foi totalmente destruído em 2018. A maior parte do acervo, sobre a história natural do país, foi perdida. Além disso, o prédio, onde ficava o museu, era residência da família real no Rio de Janeiro.

6 – Catedral de Notre-Dame

Além do Museu Nacional, a Catedral de Notre-Dame também foi incendiada. O telhado do local pegou fogo, após um acidente numa obra de restauração. Isso aconteceu também nessa década, mais precisamente, em abril de 2019. O local está fechado para visitações e as obras de recuperação ainda não começaram.

7 – Ondas gravitacionais

Previstas ainda por Albert Einstein, em 1916, em sua Teoria da Relatividade, as Ondas Gravitacionais foram confirmadas nessa década. Em 2015, para ser mais exato. Essas ondas são produtos da curvatura no espaço-tempo, que os objetos produzem. As ondas ainda propagam para fora do universo, na velocidade da luz, quando ocorre a fusão de objetos maciços. Um exemplo disso são as estrelas, em um buraco negro. Elas foram detectadas, por um sensor sofisticado, o LIGO, instalado nos Estados Unidos.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

O que as primeiras fotos de WandaVision revelam sobre a série

Matéria anterior

Navio que afundou há 2 mil anos foi encontrado cheio de antiguidades

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.