• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos cômicos sobre o antigo Egito que você provavelmente não sabe

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      06/02/19 às 15h10

Quando pensamos no antigo Egito, logo nos vem à cabeça pirâmides, faraós e múmias. Mas além disso, o Egito é coberto por histórias curiosas e mistérios. A população egípcia teve um grande desenvolvimento e construiu muitas coisas difíceis de se conquistar até mesmo nos dias de hoje.

Algumas poucas civilizações conhecidas pela humanidade carregam uma reputação de tanto mistério como a dos egípcios antigos. Se sabe que foram eles que inventaram o papel, mas existem coisas que vão além do que nos é ensinado na escola. Um exemplo disso é que os faraós não eram pessoas em forma como são mostrados em várias imagens, na verdade eram bem gordos segundo análises. Além desse fato, existem alguns outros que vamos listar.

1 - Batom

A vaidade egípcia é bastante conhecida e eles usavam ácido carmínico vermelho, que era extraído de cochonilhas ou insetos, para fazerem seu batom. Para que as mulheres conseguissem ficar com os lábios vermelhos era preciso antes esmagar alguns insetos.

2 - Mosquitos

Se hoje em dia os mosquitos já incomodam, imagina na antiguidade. Como na época não existia a maravilha que é o repelente, o rei Pepi II encontrou uma solução que parecia funcionar. Ele colocava escravos cobertos de mel para servirem como iscas para as moscas para que nenhuma viesse até ele.

3 - Tumbas

A vida após a morte para os egípcios era uma coisa séria. Para eles, depois que alguém morria eles continuavam com a mesma vida em outro plano e por isso precisavam de todas as coisas que possuíam antes da mumificação. Eles colocavam maquiagem, alimentos, bebidas, animais de estimação e escravos favoritos nas tumbas junto com os faraós.

4 - Obesidade

Segundo cientistas que analisaram raios-X feitos em múmias, as imagens que vemos de pessoas sempre em forma, está longe da verdadeira realidade. Os egípcios ricos, principalmente os faraós, eram gordos e insalubres. E os carboidratos e gorduras saturadas, além do álcool, contribuíam para a obesidade e problemas de saúde.

5 - Proctologistas

A civilização egípcia tinha ótimos remédios, considerando os recursos disponíveis na época. Existiam médicos em variadas áreas como dentistas, oftalmologistas e cirurgiões. Mas os médicos mais procurados eram os proctologistas, já que os faraós e as pessoas ricas passavam muito tempo comendo e bebendo. Eles precisavam de enemas com frequência.

6 - Maquiagem

Engana-se quem acha que a maquiagem era exclusiva para as mulheres no antigo Egito. Tanto homens, quanto mulheres usavam maquiagem e a razão era primeiro porque a maquiagem protegia do sol. Segundo eles acreditavam, os deuses Rá e Hórus eram bons com as pessoas que usavam maquiagem e além disso, eles acreditavam que a maquiagem curava.

7 - Roupas

As crianças no Egito não usavam roupas ou sapatos até se tornarem adolescentes. E para evitar a pediculose, os pais raspavam a cabeças das crianças e deixavam uma pequena tranças. Essas crianças calvas usavam apenas tornozeleiras, pulseiras e alguns colares.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+