Notícias

BMW desenvolve carro que troca de cor com um botão

carro
0

O início de 2022 está sendo surpreendente para aqueles que gostam de novidades. Já nos primeiros dias do ano, a fabricante alemã BMW anunciou um carro elétrico que troca de cor com apenas o toque de um botão. O modelo, batizado de iX Flow, muda do preto para o branco (e vice-versa) em segundos.

De acordo com a montadora, a mudança de cor é possível graças a uma tinta eletrônica, que recebeu o nome de coloração eletroforética. A pintura, formada por milhões de microcápsulas com a espessura de um fio de cabelo, foi desenvolvida pela companhia E Ink. As tintas branca e preta são carregadas de magnetismo.

Os pigmentos brancos têm carga negativa e os pretos positiva. Ao tocar no botão, uma estimulação eletromagnética no revestimento é liberada para que somente a cor escolhida apareça na superfície do carro. Segundo a empresa, a tecnologia é semelhante àquelas utilizadas nas telas de e-Books, que escurece a tela com um toque. 

Shutterstock

“Dependendo da configuração escolhida, basta um estímulo por meio de um campo elétrico para que os pigmentos brancos ou pretos se acumulem na superfície da microcápsula para dar à carroceria do carro a tonalidade desejada”, explicou a fabricante. O veículo com a tintura exclusiva foi apresentado na feira Consumer Electronics Show (CES) 2022, que é a principal feira de produtos eletrônicos do mundo. O evento foi realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos.

“No futuro, os donos de um carro da BMW vão poder mudar a cor de seus veículos apenas pressionando um botão”, disse Stella Clarke, líder do projeto BMW iX. “Estamos levando a personalização a níveis inéditos. Isso dá ao motorista a liberdade de expressar diferentes facetas de sua personalidade ou até mesmo o prazer da mudança externamente, e de redefinir isso toda vez que entrar no carro”, completou.

Tinta de acordo com o clima

Por enquanto, a mudança de cor está disponível somente nas cores preta e branca. De acordo com a fabricante, o uso de uma determinada cor externa pode ter implicações na eficiência do carro e no bem-estar dos ocupantes do automóvel.

Uma pintura branca, por exemplo, reflete mais luz do Sol do que o tom preto, ajudando a reduzir o aquecimento do carro e tornando a temperatura da cabine mais agradável. Esse ponto pode ser vantajoso para a economia do ar-condicionado e, consequentemente, da energia que alimenta o veículo, considerando que ele é elétrico.

BMW

Por outro lado, a película externa escura possibilita absorver mais calor, podendo ser utilizada em climas frios. É importante ressaltar que o carro com tecnologia que muda de cor ainda está na fase de testes e não há data para ser disponibilizado ao público. 

O carro está em fase de testes

Antes de ser vendido, a BMW pretende aumentar a paleta de cores disponível para que o veículo possa assumir diferentes tonalidades com apenas um toque. Além disso, a montadora deseja permitir que o carro seja configurado para “piscar” como um sinal luminoso caso o dono o perca no estacionamento, por exemplo. 

Como o veículo ainda está em fase de testes, a empresa não deu detalhes sobre a quantidade de energia que ele gasta a cada alteração de cor ou por quanto tempo o efeito dura. É possível que mais detalhes sejam disponibilizados quando o veículo estiver próximo ao lançamento oficial.

Outro lançamento

No evento realizado em Las Vegas, uma outra tecnologia foi apresentada pela fabricante alemã. O BMW Theatre Screen é um programa personalizado de entretenimento em uma tela de 31 polegadas e resolução de até 8K, que tem o objetivo de transformar a parte traseira dos veículos em uma “sala de cinema”.

O programa conta com conectividade 5G e som surround, que é um padrão de áudio que visa o maior nível de imersão ao usuário e uma experiência mais próxima da realidade. O programa pode abaixar a tela “de cinema”, desligar as luzes internas e abaixar as cortinas do veículo.

As maiores curiosidades sobre as hienas

Matéria anterior

Você sabia que seu pet pode ter um funeral no espaço?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos