• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos incríveis sobre a mitologia nórdica

POR Gustavo Camargo    EM História      08/06/18 às 15h33

A mitologia nórdica foi desenvolvida nos países escandinavos ou nórdicos, como as atuais, Noruega, Finlândia, Islândia e Dinamarca. Ela é constituída por deuses, heróis, gigantes, serpentes, anões e feiticeiros.

As divindades nórdicas eram divididas em dois grupos: os Aesir, guerreiros do céu situados em Asgard; e os Vanir, responsáveis pela fertilidade da Terra, que viviam em Vanaheim. Para eles, o universo era dividido em 9 mundos. Além de Aesir, eles poderiam passear por Midgard, a Terra dos humanos, ou em Niflheim, a terra dos mortos.

Todas essas divisões eram unidas pela Yggdrasil ou Árvore do Mundo. Quer saber mais sobre a mitologia nórdica? Fica ligado na nossa lista com alguns fatos incríveis:

1 - Origem

A mitologia nórdica é sempre mencionada principalmente em dialetos do nórdico antigo, uma língua germânica do norte falada pelos escandinavos na Idade Média. A grande parte dos textos nórdicos foram feitos na Islândia.

2 - Deuses

Os vikings acreditavam que havia dois tipos de deuses, os Aesir e os Vanir, mas também acreditavam em outros seres, como gigantes, anões e outras criaturas.

3 - Universo nórdico

O universo nórdico é descrito como tendo uma estrutura tricêntrica. Segundos textos, os noruegueses falavam de um mundo que se assemelhava a três placas colocadas sobre as outras. Estas placas foram mantidas juntas no topo por uma árvore gigante com três raízes indo para cada reino.

4 - Os nove mundos

Existem ao todo nove mundos dentro dos três reinos do universo nórdico que se encontram ligados pela, Yggdrasil. Eles são Asgard, Vanaheim, Alfheim, Midgard, Jotunheim, Nidavellir, Svartalfheim, Hel e Niflheim.

5 - Odin

Na mitologia nórdica, Odin é equivalente a Zeus na grega. Ele é o pai de todos os deuses. Odin tem apenas um olho porque trocou seu outro olho por uma bebida do poço da sabedoria e ganhou imenso conhecimento.

6 - Deus mais popular

Apesar da força de Odin, o deus mais popular entre os escandinavos e em todo mundo é o seu filho, Thor.

7 - Valquíria

Uma Valquíria é um ser que vai até os campos de batalha e levam os guerreiros mais corajosos que se definharam para Valhalla. Durante a Segunda Guerra Mundial, uma equipe de alemães planejando derrubar Hitler nomeou seu plano secreto Operação Valquíria.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Via   revistagalielu     List25  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+