• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos que vão te fazer ter medo do mar para sempre

POR Mateus Graff    EM Curiosidades      27/08/18 às 18h32

Os mares e oceanos são extensões de água salgada. Eles são os componentes principais da Terra, formando a maior parte da hidrosfera: aproximadamente 71% da superfície da Terra. Bom, muita gente simplesmente morre de medo do mar, e com razão. A água é necessária para a vida humana, mas também pode ser mortal e esconder coisas misteriosas.

Quer um exemplo? As profundezas dos oceanos, caros leitores, escondem muitas coisas dos humanos, como animais nunca vistos, por exemplo. Pensando nisso, resolvemos trazer alguns fatos sobre os mares e oceanos que vão fazer vocês terem mais medo ainda. Então, confiram agora a nossa matéria com os 7 fatos que vão te fazer ter medo do mar para sempre:

1 - Sabemos mais sobre a lua do que sobre os mares

Os cientistas acham que cerca de 5% dos oceanos da Terra já foram explorados. Para vocês terem uma ideia, o homem sabe mais sobre o lado escuro da lua do que sobre as profundezas dos mares da Terra.

2 - As trevas dos oceanos

Os oceanos são divididos em zonas abissais com base na profundidade do lugar. Cada zona tem suas próprias características únicas, como a pressão, temperatura, salinidade e biodiversidade. A profundidade média dos oceanos é de 3779,52 metros. Bom, como a luz só penetra cerca de 100 metros de água, uma grande parte do nosso mundo vive em escuridão constante.

3 - Maior cadeia de montanhas

Que o fundo do oceano não é plano, provavelmente todos vocês sabem disos, certo? Por incrível que pareça, o oceano tem a maior cadeia de montanhas da Terra. especialistas acreditam que os vales profundos são gerados a partir de terremotos e violentas correntezas oceânicas.

4 - Conquistar o Monte Everest pode ser moleza

Enquanto muitos tentam chegar ao topo do Monte Everest, alguns tentam chegar ao ponto mais profundo da Terra. Estamos falando da Fossa das Marianas. A distância da superfície do oceano até o fundo é de mais ou menos 11 quilômetros. Se o Monte Everest fosse comparado com esse abismo, ainda faltaria um quilômetro para chegar a superfície da água.

5 - Cachoeira submersa

Se no item anterior mostramos um abismo submerso, chegou a vez de mostrar a cachoeira submesda nas ilhas Maurício. As correntes subaquáticas fazem com que o fundo do oceano pareça estar sendo sugado. Na verdade o que vemos é a movimentação dos sedimentos no fundo do mar, somada às águas cristalinas da região, que acabam criando uma ilusão de ótica e nos dando a impressão de que existe uma cachoeira submersa por ali.

6 - Piratas realmente existem

Se apaixonar pelo capitão Jack Sparrow de Piratas do Caribe é muito fácil. Mas os piratas da vida real são bem diferentes. O tesouro que eles procuram pode ser qualquer coisa que você tenha ou qualquer resgate que valha a sua vida. Geralmente eles estão armados e têm acesso à tecnologia de comunicação. E não se engane pois eles não são nada bonzinhos.

7 - Água-viva assassina

Para vocês terem uma ideia, as águas-vivas matam mais que tubarões. Existe uma água-viva australiana que é considerada o animal marinho mais venenoso do mundo. Apenas essa espécie mata cerca de 100 pessoas por ano.

8 - O mar é o berço de tempestades devastadoras

Mesmo se você estiver fora da água, o oceano pode te matar em terra. As tempestades que se desenvolvem no mar podem facilmente fazer grandes estragos ao chegar no continente. Tsunamis, por exemplo, poderiam inundar quilômetros das costas e o continente.

9 - Criaturas gigantes e assustadoras

Muitas criaturas marinhas misteriosas já foram parar em terra depois de fortes tempestades. Um desses casos aconteceu após o furacão Harvey, no Texas, EUA. No caso, uma enguia foi descoberta longe do seu lar natural. Esses animais geralmente são encontrados entre 30 e 90 metros de profundidade no Oceano Atlântico.

10 - Você pode sumir sem deixar vestígios

Quem lembra do voo 370 da Malaysia Airlines? Bom, esse avião desapareceu sem deixar vestígios enquanto ia de Kuala Lumpur, na Malásia, e Pequim, na China. A aeronave desapareceu completamente enquanto transportava 239 passageiros e tripulantes no dia 8 de março de 2014. Nenhum passageiro e nem os restos mortais foram encontrados. Será que estão nas profundezas do oceano?

Mas e você, conhecia todos esses fatos sobre os mares do planeta Terra? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+