Curiosidades

7 filmes que todo amante de espionagem deveria ver

0

Atire a primeira pedra quem nunca se imaginou em um filme de espiões a lá James Bond. Óculos escuros, prestígio e aparelhagem tecnológica… os benefícios são gigantescos. Porém, como na maioria dos gêneros, qualquer tentativa de definir longas de espionagem se desfaz rapidamente. Sem contar que o termo pode abranger filmes diversos, desde supervilões conspirando para dominar o mundo com armas futuristas, até histórias realistas daqueles que trocam segredos por trás das linhas inimigas. Alguns tipos dominantes de filmes de espionagem ajudam a fornecer uma pequena definição, no entanto. Dentre essas várias vertentes, lhe apresentamos 7 filmes que todo amante de espionagem deveria ver. Já vou logo te avisando que os itens não são nada óbvios, sendo feitos especialmente para quem ama essa categoria fílmica.

A série do James Bond, por exemplo, tem o hábito de ir em direção aos gadgets e conspirações que têm o potencial de destruir o mundo. Em outros filmes, também existem categorias dentro de categorias, como o espião-fi, histórias que bebem da fonte spy.

1- Duplicidade (2009)

Nem todos os espiões trabalham para órgãos governamentais. Alguns decidem fazer dinheiro no setor privado, como os ex-espiões interpretados por Julia Roberts e Clive Owen neste thriller inteligente. O diretor Tony Gilroy traz algumas das habilidades que adquiriu escrevendo a série Bourne. No entanto, é o espírito contenciosamente romântico do filme, para não falar da química gerada por Roberts e Owen, que faz sobressair-se. Esse é um dos filmes que todo amante de espionagem deveria ver.

2- O Buraco da Agulha (1981)

Donald Sutherland tem o dom de deixar cair vislumbres de malevolência em suas performances. Por isso, ele é particularmente adequado para interpretar um personagem, cuja superfície genial mascara um coração cruel. Neste thriller de 1981, dirigido por Richard Marquand, Sutherland interpreta “The Needle”, um espião germânico que trabalha na Segunda Guerra Mundial, na Inglaterra.

Seus métodos: encantam todos que encontram e apunhalam todos que o descobrem. Uma adaptação de um romance de Ken Follett, o filme segue o Needle em uma jornada sangrenta pelo país para fugir de volta para a Alemanha com alguns segredos vitais em mãos. A ação ganha outra vertente quando ele invade uma ilha esparsamente povoada e seduz Lucy (Kate Nelligan), uma esposa negligenciada.

3- A Espiã Que Sabia de Menos (2015)

Melissa McCarthy interpreta uma agente da CIA. Ela inesperadamente recebe a convocação após a aparente morte de seu parceiro (Jude Law). Assim sendo, enfrenta os bandidos e o sexismo institucional em um filme escrito e dirigido por seu colaborador Paul Feig. McCarthy também tem a ajuda de um talentoso elenco cujos destaques incluem Rose Byrne e Jason Statham.

4- Ronin (1998)

Em um triunfo tardio de John Frankenheimer, Robert De Niro estrela como um misterioso agente. Seus propósitos são inicialmente obscuros em Paris, Nice e Cannes. No entanto, o filme passa por várias reviravoltas e chegamos à conclusão que nunca imaginaríamos. Pontos altos: diálogo intenso (David Mamet coescreve o roteiro), as cenas tensas de spycraft e sequências de ação que Frankenheimer deve ter esperado toda a sua carreira para filmar. Esse é um dos filmes que todo amante de espionagem deveria ver.

5- 007 contra Goldfinger (1964)

Com a sua terceira aparição nas telonas, a série de James Bond encontrou a fórmula que repetiria sem realmente se superar nos próximos anos. Negociando com o realismo relativo de From Russia With Love, 007 contra Goldfinger traz gadgets e carros chamativos. Enquanto isso, Bond enfrenta um supervilão obcecado por ouro. Tudo sobre 007 contra Goldfinger é maior e mais impactante do que nas narrativas anteriores. Inclusive, a cena colocando Bond contra um laser quase que sozinho lançou o subgênero “espião-fi”.

6- Notorious (1946)

Por mais divertidos que sejam os filmes de espionagem dos anos 1930 de Hitchcock, Notorious examina profundidades emocionais antes nem pensadas. Ingrid Bergman estrela como Alicia Huberman, filha de um espião nazista. Ela é persuadida por TR Devlin (Cary Grant) a se juntar a um grupo de ex-nazistas que vivem na América do Sul, um grupo cujos líderes incluem Alexander Sebastian (Claude Rains).

Hitchcock mantém a sensação de suspense enquanto Alicia embarca em uma missão que a leva mais fundo no mundo de Alexander. O drama do filme também acontece pela tensão entre ela e Devlin.

7- Intriga Internacional (1959)

Um caso de falsa identidade faz com que um espião estrangeiro persiga um homem inocente de Nova York até o Monte Rushmore. Estamos lidando com um clássico, senhoras e senhores. O filme oferece alguns cenários nunca superados, mas Hitchcock faz com que eles sirvam seu interesse. Este é um mestre trabalhando em sua melhor forma, do início ao fim, para criar um filme predecessor e influente.

É claro que essa lista não podia parar por aí, já que temos excelentes filmes dentro da mesma categoria. Entre os clássicos e contemporâneos, a super 8 realmente tem muito a nos oferecer. Por isso mesmo, lhe desafio a indicar ainda mais produções fílmicas para outros amantes de filmes de espionagem. Deixe aí embaixo a sua sugestão e o que achou da lista.

7 coisas que todo mundo deveria saber sobre Física Quântica

Matéria anterior

7 mais estranhos hábitos e costumes mexicanos

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.